Se você possui uma página na internet e entende que a movimentação gerada por ela é essencial, certamente já ouviu falar em tráfego orgânico.
Mas, como trabalhar esse aspecto para conquistar bons resultados? A internet se tornou um elemento indispensável na vida das pessoas, e por consequência, na das empresas.
Hoje não há um empresário que não considere estar presente no mundo virtual, seja por meio de um site, de um blog ou pelas redes sociais.
A partir disso, é fundamental que a companhia saiba o que é o marketing digital e como utilizá-lo.
Isso porque não basta estar presente na internet, é preciso que as pessoas saibam que você está lá.
Diante disso, a divulgação de uma empresa de Cuidador de idosos particular ou de um escritório de contabilidade depende, necessariamente, de estratégias que as tornem visíveis e acessíveis para o seu público.
De fato, essa é uma regra que vale para qualquer segmento, uma vez que alcançar os usuários, onde quer que se esteja, é o caminho para conquistar bons resultados, alcançando assim os objetivos com maior facilidade.
Para começar, é preciso entender que existem dois modos principais para isso, por meio do tráfego pago ou por meio do tráfego orgânico.
O tipo pago nada mais é do que aquele que envolve investimentos contínuos em anúncios, independentemente da plataforma usada.
Muitas empresas aplicam altas quantias mensais, pois sabem que atrair clientes para a sua página virtual faz toda a diferença na internet.
No entanto, é possível trilhar outros caminhos, evitando altos investimentos ao utilizar uma estratégia diferente.
É aqui que entra a importância do tráfego orgânico, que pode se tornar o objetivo de várias companhias, uma vez que além de economizar com anúncios, é possível conquistar resultados duradouros e expressivos.
Por isso, se você já está em busca de soluções como essas, é fundamental entender o que é o tráfego orgânico, os motivos para utilizá-lo e aprender as melhores maneiras de trabalhar com ele. Portanto, siga na leitura deste conteúdo e entenda mais sobre o assunto.
O que é o tráfego orgânico?
A internet é um recurso indispensável na atualidade, ela pode ser utilizada para conectar pessoas em diversas partes do mundo.
Do mesmo modo em que pode trazer informações para um usuário que quer entender como funciona um rastreamento de carros.
Assim, qualquer pesquisa pode ser feita no mundo virtual, e é justamente nesse ponto que entra o tráfego orgânico.
Uma página na internet, seja ela um blog ou um site, recebe visitas de diferentes pessoas, em diferentes momentos, isso é o que se chama tráfego.
Já quando se fala de tráfego orgânico, isso quer dizer que os usuários que chegaram até aquele endereço na web vieram de forma espontânea, em geral, decorrente de uma pesquisa dos buscadores.
Sendo assim, se uma pessoa estava pesquisando sobre reforma de box de vidro e visualizou um site nos resultados de pesquisa do Google, ao clicar em um desses links ela gerou tráfego orgânico para aquele site.
Se para conquistar essa visita a empresa não investiu em anúncios, ela teve resultados de forma orgânica.
No entanto, é válido lembrar que mesmo esse tipo de tráfego pode requerer algumas aplicações financeiras, como o da produção de um artigo, de uma foto ou vídeo.
Motivos para apostar no tráfego orgânico
Há vários motivos para investir em tráfego orgânico, o que significa que uma companhia pode ter retornos compensadores ao se especializar nessa estratégia.
Algumas das razões principais para isso são:
- Relevância;
- Durabilidade;
- Escalabilidade;
- Custo-benefício;
- Relacionamento.
Qualquer empresa, seja ela especializada na instalação de piso elevado em ardosia ou na venda de artigos esportivos, precisa ter em mente que o tráfego orgânico traz uma série de vantagens, que vão otimizar de maneira interessante a divulgação da marca.
1. Relevância
Um usuário que utiliza os buscadores com frequência sabe que existe uma área destinada para anunciantes.
De modo que os resultados mostrados ali são de empresas que pagaram para fazer o anúncio.
Assim, os resultados que aparecem na área comum são aqueles que certamente terão mais relevância para quem está pesquisando, uma vez que essa pessoa entende que a página está ali por trazer um resultado alinhado com a sua pesquisa, e não por ter pago para isso.
2. Durabilidade
Uma das maiores vantagens do tráfego pago em relação ao orgânico está justamente no fato de que este possui uma durabilidade muito maior.
De fato, é preciso frisar que o tráfego orgânico pode demorar um certo tempo para alcançar as primeiras posições no buscador, mas da mesma forma a sua presença ali tende a ser duradoura, dada a qualidade do conteúdo disponibilizado.
3. Escalabilidade
Os anúncios pagos demandam um investimento financeiro que possui um prazo para estar no ar.
Portanto, a partir do momento em que a publicidade não for renovada, esse recurso cai, deixando de estar visível para o público.
No tráfego orgânico isso não ocorre, além disso, ao portar um conteúdo relevante sobre limpeza de carpete empresarial, cada vez que o artigo recebe novas visitas, isso diminui o seu custo, pois significa que o valor investido ainda está trazendo frutos.
4. Custo-benefício
Se para promover um material a empresa não depende de anúncios para atrair o seu público, essa economia já representa um ótimo custo-benefício.
Afinal, a sua margem de lucro é maior quando não há a necessidade de utilizar esse tipo de recurso.
Dessa maneira, é possível reduzir os custos com marketing, de modo que uma venda de rede de proteção janela basculante traz resultados interessantes, mas de forma econômica, tornando a ação de venda muito mais rentável.
5. Relacionamento
Quem investe em anúncios sabe que eles não servem como base para criar uma relação com o público-alvo da marca.
Isso porque eles possuem um prazo de validade já determinado, ou seja, que sairá do ar após expirar o tempo de exibição.
No entanto, um site que possui bons conteúdos orgânicos terá um crescimento significativo no número de visitas, pois os artigos de qualidade presentes ali prendem a atenção do leitor, que certamente voltará em outro momento para ler mais.
Esses são apenas alguns dos motivos que mostram a superioridade do tráfego orgânico em diversos aspectos, de modo que ele pode ser um recurso para ser usado de forma atemporal.
Como trabalhar o fluxo de visitas da página
Se depois de postar um artigo sobre a importância da tela para cerca de sitio você reparou que a quantidade de visitantes vem crescendo consideravelmente, chegou então o momento de trabalhar esse fluxo de usuários dentro da página.
De fato, é fundamental que esses visitantes não queiram deixar a página ou mesmo que façam isso, queiram voltar rapidamente.
Dessa forma, saber como trabalhar esse fluxo de pessoas no site é indispensável para o sucesso dela no mundo virtual.
Saiba como selecionar as palavras-chave
Quando um usuário está buscando por motor para portão de correr, é por meio dos termos digitados na pesquisa que ele encontrará o site de uma empresa.
Sendo assim, para mantê-lo por ali basta recorrer às palavras-chave ideais.
As palavras-chave ajudam tanto a trazer os usuários para o site como também para mantê-los ali, visitando conteúdos semelhantes.
Por isso, capriche na escolha desses elementos e mantenha o fluxo de visitantes na página.
Busque usar diferentes formatos
Nem sempre quem acessa um endereço na web espera encontrar um determinado formato de conteúdo por ali.
Assim, em vez de apenas postar um texto, a dica é fazer também vídeos, podcasts, ebooks, infográficos e slides.
Com isso, é possível manter os visitantes vindos de tráfego orgânico por mais tempo na página, pois eles certamente encontrarão vantagens em absorver um material bem trabalhado e completo.
Mantenha o foco na persona
Entender as necessidades do cliente é o principal papel de uma empresa. Diante disso, qualquer ação que ela faça deve levar em conta as dores do seu público, oferecendo uma solução para elas.
Por isso, qualquer conteúdo desenvolvido para atrair pessoas de modo orgânico deve ter como foco a persona da marca, pois esse é o meio mais garantido de fidelizar esse público e de oferecer aquilo o que os visitantes estão buscando na sua página.
Considerações finais
Qualquer ação que possa diminuir o ônus de uma companhia precisa ser considerada.
Nesse sentido, os anúncios patrocinados podem até ser importantes para uma determinada campanha, mas o tráfego orgânico pode ser o melhor custo-benefício para a marca.
Afinal, por ser uma ferramenta que traz relevância para a página, ao mesmo tempo em que ajuda a desenvolver um relacionamento com o público, conquistar escalabilidade e desfrutar de durabilidade, ela se torna uma solução eficaz.
Portanto, não deixe de trabalhar bem o tráfego orgânico no seu site e tenha a certeza de colher frutos promissores em diversas etapas, promovendo um marketing digital de grandes resultados para a sua companhia.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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