segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Desenvolvimento de campanhas: Confira 7 Dicas!

O desenvolvimento de campanhas de marketing é uma das atividades mais cobiçadas pelas empresas do cenário atual, um contexto que se fortalece com o crescimento do comércio online. 

Necessário para o posicionamento de uma marca diante da concorrência, as campanhas publicitárias é o primeiro passo para a aquisição de clientes e a segmentação de seu público-alvo, aumentando o fluxo de receitas de um negócio.

Por isso, investir em profissionais e técnicas nesta área é fundamental para o sucesso do empreendimento, compreendendo um dos gastos mais decisivos, especialmente em marcas que estão no início de sua atividade. 

Diferente da opinião geral, as campanhas de marketing vão além das imagens e vídeos estampados nos anúncios, abarcando todo o planejamento estratégico que envolve estágios de pesquisa e análise da produção e atendimento. 

As campanhas de marketing são marcadas pela geração dos seguintes produtos: 

  • Identidade de marca (branding); 
  • Perfil de cliente ideal; 
  • Bancos de dados de leads;
  • Anúncios e peças publicitárias; 
  • Ferramentas automatizadas de atendimento e pós-venda. 

Em 7 dicas, o leitor saberá quais são os aspectos mais importantes no momento de desenvolver uma campanha de marketing ou o que buscar em um profissional desta área, reduzindo chances de desperdício e otimizando suas escolhas neste setor. 

Fases do desenvolvimento das campanhas

Explorando as categorias apresentadas anteriormente, uma campanha de marketing deve ser composta por uma série de fases que envolvem a interação entre a equipe da área e outros departamentos, como produção e logística. 

Esta intercomunicação é necessária pois o trabalho do marketing consiste em agrupar todas as forças do negócio em uma linguagem que se aproxime do consumidor. 

Além disso, é importante compreender qual a posição da empresa em relação ao contexto externo. 

Uma oficina funilaria e pintura precisa de dados sobre o que acontece em suas atividades internas e compará-las com o desempenho da concorrência, de modo a visualizar suas principais qualidades, como o atendimento ágil e a pronta entrega. 

Esta fase inicial de pesquisa é realizada por um nível organizacional considerado planejamento estratégico, onde o gestor de marketing se reúne com demais diretores ou o proprietário do negócio, onde discutem as principais diretrizes da campanha. 

Além destas diretrizes, são definidos os locais de atuação, como pontos de entrada e saída na comunicação com o cliente, é formado o esqueleto da campanha de marketing. 

Nesta fase também são definidas as métricas que serão utilizadas para avaliar o andamento da campanha, como: 

  • Custo por clique; 
  • Taxa de vendas diárias finalizadas no período da campanha; 
  • Volume de tráfego nos canais oficiais da marca;
  • Índice de problemas solucionados pelo suporte;
  • Ticket médio; 
  • Custo de aquisição por um cliente; 
  • Net Promoter Score. 

O uso de cada indicador deve ser pensado de acordo com os objetivos da campanha. Se a finalidade da empresa de equipementos industriais é aumentar a autoridade de sua marca, a combinação de métricas como ticket médio e NPS é recomendada. 

Tal personalização no uso dos indicadores de marketing acontece porque cada cálculo está voltado para o resultado de uma parcela do comportamento do público. 

O volume de tráfego em um site, por exemplo, indica o raio de alcance das publicações. 

Um alto alcance não é, por si, um sinônimo de sucesso para uma campanha de marketing, sendo necessário outros indicadores que forneçam informações mais detalhadas. 

O ticket médio é a relação entre todas as compras efetuadas e seu valor médio. 

Net Promoter Score, por outro lado, é uma métrica do pós-venda, relacionada à reputação de sua marca de acordo com a taxa de recomendações, realizadas por clientes antigos e satisfeitos com o atendimento e serviço. 

Elaborando uma campanha de sucesso em 7 dicas

Desenvolver uma campanha de marketing, apesar de ser um processo com diversas etapas, não é um segredo. 

A chave para o sucesso deste tipo de investimento é planejar todas as fases, desde a atração do cliente até a fidelização posterior à compra. 

1 – Marque presença em diversos canais 

De extrema importância para o marketing digital, a presença de uma empresa em diferentes canais de atendimento transmite credibilidade e acessibilidade para o cliente, além de facilitar a ocorrência de leads e a qualificação destes. 

Redes sociais e sites são as opções mais usadas pelas organizações, mas há outras oportunidades como locais de publicação de vídeos e aplicativos de mensagem. 

No caso das redes sociais, é interessante observar a dinâmica de cada uma. 

A campanha de marketing deve ser pensada de acordo com o cliente a ser atraído e a plataforma por onde será estabelecido este contato, adaptando as ações publicitárias às circunstâncias do ambiente. 

Como uma pintura de fachada, a presença nos canais online devem refletir as características que definem a empresa sob a luz do ambiente que a cerca. 

O empreendedor deve pensar em uma campanha multimídia, usando a comunicação em texto, imagem e vídeo.

Além de pensar em artigos, chamadas simples, momentos de interação em tempo real com a audiência, tendências locais, entre outros. 

2 – Trace a jornada do usuário

A jornada do usuário é um conceito em marketing que se refere ao caminho que o perfil ideal de cliente percorre até entrar em contato com publicação, anúncio ou conteúdo relacionado aos canais oficiais da marca. 

Um exemplo de jornada do usuário é o rastreio da origem de uma mensagem em rede social pedindo esclarecimentos sobre o valor de um produto, como o tratamento de um Cilindro de argônio

Esta interação se iniciou em uma busca em site de pesquisa e culminou em um artigo do site da empresa. 

O usuário se interessou pela marca através da leitura e buscou um perfil na rede social de sua preferência, esta é a jornada daquele usuário. 

O gestor pode escolher um conjunto de jornadas típicas que culminem em cada canal oficial da marca, desenvolvendo o conceito de perfil ideal a partir de então.

 Este processo parte da pergunta: “O que o consumidor deste produto estaria fazendo?”

3 – Seja detalhista com o perfil ideal

A criação do perfil ideal não deve ser ambígua, abrindo margens para interpretações muito distintas. 

O planejamento estratégico deve aplicar metodologias de pesquisa de público para construir um perfil de cliente que possa elencar características, como: 

  • Idade; 
  • Sexo; 
  • Profissão; 
  • Rotina diária (jornada de trabalho, família, filhos); 
  • Nível de escolaridade; 
  • Interesses. 

Desta forma, o empreendedor garante uma visão profunda do consumidor e de suas necessidades, adequando a campanha publicitária e personalizando o atendimento em um CLCB bombeiros, apresentando seu serviço da melhor maneira. 

O corpo principal das campanhas de marketing é a produção de conteúdo, como a criação de artigos para sites, imagens para redes sociais e vídeos para plataformas especializadas ou anúncios. 

4 – Invista em ferramentas de design gráfico 

Para criar um conteúdo de qualidade, atrativo para o público, o empreendedor deve investir em ferramentas de design gráfico, sendo muitas delas gratuitas. 

O investimento, muito além do monetário, deve estar voltado à capacitação no uso destes recursos. 

Uma funerária de animais pode investir no design gráfico para criar banners que reflitam a identidade de seu negócio. 

A aplicação da teoria das cores e o uso de infográficos para condensar dados importantes são valiosos para o sucesso da campanha. 

5 – Conheça o sistema de palavras-chave

As palavras-chave compõem um grupo de métricas e ferramentas que formam a base do marketing digital. 

Abrangendo o processo de pesquisa de público até a segmentação de perfis na produção de conteúdo, o sistema de palavras-chave é indispensável. 

As palavras-chave são utilizadas para localizar e anexar conteúdo na internet. A web é repleta de links e novos endereços são gerados a cada instante, sendo assim necessário construir um método que facilitasse a busca por determinado material. 

Assim se desenvolveram os sites que trabalham como motores de pesquisa, onde o usuário pode digitar uma palavra na caixa de busca e encontrar links de conteúdo referente àquele assunto. 

Graças ao sistema de palavras-chave, um serviço de banho e tosa pode ser encontrado pelo perfil ideal de cliente.

Por isso, é importante que o empreendedor compreenda a disposição destas palavras em um artigo ou publicação e as estatísticas referentes. 

6 – Estabeleça uma cultura de acompanhamento

Uma cultura de acompanhamento é a implantação de um hábito, no ambiente organizacional, que naturaliza a busca por dados atualizados no processo decisório. 

Tais informações devem ser tratadas seguindo as boas práticas de interpretação. 

A adoção de um banco de dados integrado aos diversos departamentos de uma empresa, a contratação e treinamento de profissionais orientados a dados e a transparência na comunicação são pilares para uma cultura de acompanhamento. 

7 – Trate o pós-venda com atenção

Muitas empresas encontram problemas de crescimento, mesmo com campanhas bem sucedidas, por considerar que o relacionamento com o cliente termina quando é finalizada a compra ou contratado o serviço de lavagem de cortina

O pós-venda abrange todo o processo de entrega e o suporte ao consumidor, no que compete ao esclarecimento de dúvidas e a solução de problemas referente ao produto. 

Além de ser mais barato, o cuidado com o pós-venda melhora a reputação da marca. 

Conclusão

Em resumo, as campanhas de marketing fazem parte do grupo de investimentos de maior impacto para as atividades de uma empresa, provocando mudanças em toda a cadeia produtiva e auxiliando gestores a conhecerem melhor seu mercado. 

Desenvolver uma campanha publicitária depende do acesso e tratamento correto da informação, além de uma cultura empresarial que estimule a inovação e criatividade, de modo a combinar idealização e adaptabilidade ao meio externo. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



por A3 Studio Web https://ift.tt/3A9OE1q
via A3 STUDIO WEB

Nenhum comentário:

Postar um comentário