segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Como um negócio pode gerar leads?

Os leads são essenciais para o desenvolvimento de uma empresa, uma vez que o termo é utilizado para se referir a uma oportunidade de negócio para ela.

Portanto, a partir do fornecimento de suas informações como cliente em troca de algum serviço da empresa. 

É preciso saber mais sobre a estratégia de captação deles, porque são pessoas que já demonstraram interesse pelo segmento e pela marca, exigindo que conheçam mais sobre em momentos oportunos e calculados anteriormente. 

Conhecer a sua importância e formas de abordá-lo são essenciais para o desenvolvimento do negócio, pois, quando realizado da maneira correta, é capaz de proporcionar a amplificação dos resultados do negócio, um pontapé para o sucesso. 

Deve-se destacar que nesses casos, o cliente não realiza a compra de maneira impulsiva, ele segue toda uma jornada, desde a descoberta do produto/empresa, passando pela consideração deles como solução até a avaliação e fechamento do negócio de fato. 

Portanto, durante todos os momentos, o consumidor deseja ter acesso a uma quantidade significativa de informações relacionadas, o que exige da empresa encontrar formas de produzir conteúdo que o ajude nesse processo. 

Sendo assim, basicamente, a gestão de leads é responsável por realizar a identificação das diferentes etapas pelas quais esses clientes estão passando e o alinhamento de todos os dados que irão ser passados a eles em cada momento. 

Entendendo o lead

Retornando para o conceito em si, é considerado um lead aquele usuário que passou para a empresa seus dados de contato.

Sendo assim, email, nome, telefone, rede social ou outros, para conseguir ter acesso a algo de valor da empresa, muitas vezes conteúdo em si. 

Essa espécie de recompensa que o negócio precisa fornecer pode ser um texto, um e-book, um curso grátis ou qualquer outra ferramenta que ela encontre para aumentar o número de pessoas fornecendo suas informações. 

Por exemplo, uma loja vende produtos de carro e, para disponibilizar um vídeo ensinando a realizar retoque de pintura automotiva em casa com seus produtos, pede o e-mail daquele usuário, se ele fornecer, torna-se um lead.

Dessa forma, ele já demonstrou que tem interesse, seja na marca ou em um produto específico, esclarecendo que deseja ver mais sobre a empresa, seja sobre tópicos relacionados a ela em geral ou sobre conhecimento relacionado. 

Um grande exemplo dessa estratégia é quando um usuário decide comprar uma tela cerca alambrado na internet e o produto de seu desejo está indisponível, mas ele deseja adquirir aquele modelo especificamente, então clica em “Avise-me quando chegar”. 

Para receber essa notificação é pedido a ele que forneça o seu e-mail ou alguma forma de contato, deixando claro para aquela empresa que ele possui interesse naquele produto, ao fornecer seus dados em troca de um e-mail ou mensagem.  

Em relação ao seu posicionamento no funil de vendas, os leads se encontram no meio dele, necessitando, portanto, de uma gestão que garanta um relacionamento com eles e a sua conversão em clientes. 

Importância desses clientes

Logo, basicamente, esses potenciais clientes são uma forma de a empresa conseguir aumentar a sua rede de contatos, com alto potencial de qualidade e compra, ampliando os seus relacionamentos e aumentando a sua divulgação.

Lembrando que quando um usuário se torna um lead, ele fica muito mais próximo de fechar uma compra do que um visitante normal, surgindo como um caminho para aumentar os resultados dos negócios.

Deve-se entender o momento de oferecer uma proposta, porque, por mais que ele já esteja interessado em ouvir as propostas ou até a comprar, ele exige uma forma específica de abordagem para não perder o interesse. 

Além disso, de acordo com as informações fornecidas pelos leads, a instituição consegue entender mais a fundo quais são as características de seus clientes em potencial, permitindo a aplicação de estratégias mais direcionadas.

Um exemplo disso, uma empresa de manutenção de bomba hidráulica coleta informações sobre os seus clientes em potencial, como localização e até idade. 

Assim, ela pode criar campanhas e projetos que afetem essas especificidades, aumentando a eficácia. 

Aumentando a captação

Dessa forma, percebe-se que é importante estabelecer alguns passos específicos para proporcionar uma captação eficiente desses potenciais, visando garantir que proporcione todos os resultados com qualidade. 

Por esse motivo, serão analisadas detalhadamente algumas ações que são capazes de aumentar a quantidade de leads sendo captados. 

Invista na criação de um blog

Um recurso muito eficiente para as empresas de forma geral é a criação de um blog, principalmente no quesito de captar clientes com potencial de compra. Isso porque o ponto principal deve ser fornecer conhecimento para eles. 

Essa ferramenta é muito eficiente porque já é naturalmente segmentada e consegue passar a imagem da marca de uma forma mais leve e dinâmica. 

Lembre-se que a linguagem utilizada não deve focar em produtos, mas tratar de assuntos úteis e relacionados. 

Ele permite que os leads acompanhem a empresa de forma mais prática, além de fornecer uma forma de entender as suas necessidades, desejos e problemas, tendo acesso a formas de solucioná-los. 

Para isso, deve-se fornecer conselhos, dicas, assistência, formas relacionadas ao empecilho do usuário. 

Vender e comentar sobre os produtos e serviços não deve ser uma ação neste momento. 

Por exemplo, um ótimo conteúdo para uma empresa de marmita fitness para emagrecer é dar dicas para emagrecer sendo saudável ou alguns exercícios que podem ajudar para determinados objetivos. 

Usufrua de recursos digitais

Os recursos visuais são muito efetivos em momentos de fornecer conteúdo para os clientes em potencial, porque é uma forma dinâmica e rápida de transmitir informações, aumentando as chances de consumo delas. 

Para isso, é essencial incluir imagens e vídeos, utilizando a identidade visual da marca e adaptando- se aos diferentes canais de compartilhamento. 

Eles podem ser vídeo aulas, demonstrações de uso, entrevistas, infográficos e muito mais, o importante é ser criativo. 

Além disso, esse tipo de material aumenta a taxa de compartilhamentos e engajamento, exatamente pelo fato de ser algo rápido, chamar a atenção e, ainda assim, capaz de passar um conteúdo de qualidade e relevante. 

Uma ideia é uma empresa de produtos de casa publicar um vídeo ensinando a fazer a limpeza de vidro corretamente, sem danificar os móveis ou essas superfícies, ensinando de forma didática e muito mais simples do que escrever um texto.

Crie ebooks

Os ebooks são formas de dissipar conteúdo de maneira mais detalhada sobre um tópico no qual a empresa é especialista, aumentando a credibilidade e a segurança desses leads em comprar porque deixa claro que ela conhece profundamente o nicho com o qual trabalha. 

Um exemplo, se uma empresa de manutenção elétrica industrial consegue escrever diversas páginas de conteúdo relevante e útil, em uma espécie de blog mais longo, ela demonstra que sabe do que fala, consequentemente, aumentando sua relevância. 

Lembre-se de chamá-los para agir

A estratégia chamada de CTA, sigla para Call to Action, se refere ao uso de palavras e frases que chamem o leitor para realizar determinada ação e são essenciais para a captação de leads de forma eficiente. 

Por exemplo, uma loja que vende roda de pano para polimento seria interessante adicionar em seu site um recurso dentro de uma postagem do seu blog que leve o usuário a acessar outros conteúdos, como um pop-up para assinar a sua newsletter

Considere a experiência dos fregueses

Para garantir que o consumidor fique feliz, torne-se cliente e indique a empresa para os seus conhecidos é preciso sempre se lembrar de levar em consideração a experiência dele no seu site e com a marca em geral. 

Ademais, os leads provenientes de recomendações de conhecidos são mais qualificados e têm maiores chances de fecharem a venda, pois ele já sabe que é um serviço bom, sem precisar realizar uma pesquisa completa para descobrir se vale a pena

Isto é, para garantir que um possível comprador de rack porta pallet goste de sua experiência, é preciso que a empresa invista em analisar o seu feedback com frequência, visando uma constante evolução e melhoria para os clientes.

Vantagens de estruturá-lo com qualidade

De maneira geral, já foi possível concluir que investir na captação de leads é uma estratégia fundamental para as empresas.

Por esses motivos, as suas vantagens serão esclarecidas a seguir:

  • Acúmulo de clientes que podem comprar no futuro;
  • Aumento do número de oportunidades concretas;
  • Abreviamento do ciclo de vendas;
  • Acréscimo da eficiência do trabalho;
  • Acréscimo da produtividade da equipe;
  • Aumento da retenção de clientes no pós-venda.

Portanto, torna-se algo imprescindível para as empresas que desejam se desenvolver no mercado e crescer de forma eficiente e com qualidade. 

Conclusão

Em suma, os leads são um ponto inicial fundamental para as empresas conseguirem acumular clientes e segmentar as suas estratégias para pessoas que já possuem interesse por ela.

Dessa maneira, se seguidas algumas dicas de execução, essa estratégia pode ser algo muito benéfico para qualquer um inserido no mercado atualmente. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



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