quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Black Friday: O que você precisa para economizar e não cair em golpes?

A Black Friday é um dos aguardados períodos de desconto e liquidação, marcados no calendário comercial como uma chance, para o consumidor, de adquirir itens pouco acessíveis no resto do ano, e para os produtores, de aumentar seu fluxo de vendas. 

Marcando o início da temporada mais quente no hemisfério sul e o intervalo entre dois grandes feriados, o Dia dos Pais, em agosto, e o Dia das Crianças, em novembro, a Black Friday acontece entre a primeira e a segunda semana do mês de setembro. 

O mês de setembro é considerado um período de queima de estoque para o varejo, especialmente nos setores que trabalham com coleções por estação do ano. O período representa o final das tendências outono-inverno e o início do primavera-verão. 

Portanto, muitas lojas estão trocando seus estoques nesta época, estabelecendo liquidações com uma etiqueta de validade personalizada que auxiliem a vender as peças que sobraram da temporada passada e preços que podem chegar entre 5% a 50%.

Este é também um período valioso para aqueles que aplicam golpes financeiros em plataformas online e outros dispositivos, como a clonagem de cartões, roubo de dados através de estratégias de phishing e fraudes de entrega. 

Por isso, é importante que o consumidor esteja atento a cada uma das ofertas que entra em contato, munindo-se de informações confiáveis sobre a empresa, o produto, formas de pagamento e comparando com as concorrentes daquele setor. 

Este artigo apresentará para o leitor formas de economizar durante as compras da Black Friday, métodos de análise de preços de maneira segura e informações sobre os principais golpes, problemas e armadilhas mais comuns para o consumidor.

Economizando na Black Friday

A Black Friday é marcada por numerosas ofertas online e offline, como equipamentos para revelar fotos polaroid. O contato com descontos pode estimular o consumidor a gastar mais, acreditando que está economizando. 

Para assegurar que suas decisões de compra são acertadas, é importante reconhecer a aplicação de determinadas técnicas da psicologia dos preços, tais como: 

  • Apresentar números quebrados ao invés de inteiros;
  • Elevar o valor de um produto semanas antes da “promoção”; 
  • Exibir o desconto em porcentagem ao invés de valores totais; 
  • Demonstrar o produto junto a um preço âncora. 

Cada uma destas estratégias são utilizadas para fazer com que o consumidor pense que o desconto é maior. A maneira mais segura de prevenir-se destes truques da mente é construir um planejamento detalhado sobre o que será comprado nesta época. 

1 – Pesquise com antecedência

Realizar uma pesquisa detalhada sobre a mercadoria que deseja adquirir é um modo de mensurar o valor real do produto, visualizando, com maior nitidez, a economia real de uma promoção. 

A busca por aparelhos eletrônicos está entre as mais assíduas durante períodos de liquidação como a Black Friday. A escolha entre um computador usado e novo passa pela pesquisa de suas especificações técnicas e procedência do vendedor. 

Criar um planejamento detalhado sobre o que será adquirido na semana de promoções consiste na busca antecipada por todos os produtos da lista, a análise de suas variações de preço e como eles se relacionam com o valor real do item. 

A criação de uma lista antes do período de vendas auxilia o processo decisório como um sistema de segurança para casas. O cérebro está mais disposto a pesar as necessidades e alternativas à compra quando não está exposto ao frenesi de uma liquidação. 

A pesquisa antecipada não deve deter-se nos produtos, incluindo no diagnóstico às lojas e fabricantes do setor, comparando não apenas os preços como a reputação, a estrutura de entrega, a interface de seus canais de atendimento e a natureza das reclamações. 

Especialmente para grandes fornecedores, é quase inevitável encontrar uma queixa em ambientes online. Por isso, o consumidor deve observar se essas reclamações seguem um padrão, como lentidão na entrega. 

2 – Crie uma lista de links confiáveis

Grande parte das promoções em períodos de liquidação, como a Black Friday, acontecem em cenário online. Uma forma de proteger-se de fraudes, assegurar a qualidade do atendimento e evitar ofertas ruins é criar uma lista de links confiáveis. 

Esses links são endereços web para os sites e fornecedores que são de confiança para o consumidor, após uma análise que avalia a qualidade de promoções anteriores e aspectos do atendimento como suporte e logística de crachá personalizado

Encontrar um fornecedor que possui um bom histórico de promoções é decisivo para detectar as melhores oportunidades da Black Friday. Nesta análise, é importante examinar as táticas de psicologia dos preços citadas nos tópicos anteriores. 

Conhecer a empresa com a qual faz negócio facilita a identificação de estratégias como preço âncora; a marca arranja seu catálogo de modo a exibir dois produtos aparentemente idênticos, com preços muito distintos. 

A mercadoria que servirá como preço âncora deve ser mais cara que o produto a ser favorecido por este tipo de campanha. O valor mais alto é justificado por melhores especificações, qualidade e durabilidade. 

O produto mais barato será visto como uma vantagem pelo consumidor, que estará mais disposto a comprá-lo. No cenário de promoções como a Black Friday, as empresas podem exibir um produto com desconto de 10% junto a um item sem desconto. 

Em uma fachada de loja, diversas táticas de atração são implementadas. Quando o consumidor reconhece a marca, ele é mais propício a reconhecer as modificações inseridas pela mesma. 

3 – Observe formas de pagamento

As formas de pagamento disponíveis para um site são outro critério a ser considerado no planejamento de uma compra na Black Friday. As principais plataformas comerciais online permitem o pagamento por cartão de crédito, boleto bancário e carteiras digitais. 

Para cada uma destas formas de pagamento, os aspectos envolvidos na operação podem gerar impactos distintos na decisão de compra em termos de valores despendidos e segurança de dados para serviços de comunicação visual

Os cartões de crédito, em sua maioria, permitem o cadastro permanente em uma plataforma de venda, viabilizando qualquer operação sem que seja necessário reinserir as informações do dispositivo. Isso torna a compra automática. 

Ter um mecanismo de pagamento automático à disposição confere comodidade e rapidez às operações de venda, dispensando o consumidor da consulta constante a códigos e senhas para cadastro. 

No entanto, o efeito psicológico de um pagamento automático é a ausência da sensação de dinheiro despendido, o tipo de sentimento despertado ao conferir o extrato de uma conta bancária ou a visualização do dinheiro físico saindo da carteira. 

Esse efeito é potencializado pela maneira como o cartão de crédito funciona, com a quitação da fatura em um intervalo máximo de um mês.  

Os pagamentos em boleto bancário, além de não exigir a vinculação de um cartão ou conta bancária, reduzem os riscos de vazamento de dados. Os boletos são uma opção viável para pessoas físicas e jurídicas na compra de camisa para empresa personalizada

As carteiras digitais, além de controlar o limite de gastos através da alocação prévia de recursos, fornecem a mesma comodidade dos cartões de crédito. 

Prevenção contra golpes na Black Friday

Para salvaguardar seus dados pessoais no momento da compra na Black Friday, além de assegurar a procedência do produto e da entrega, o consumidor deve estar atento aos principais golpes e armadilhas orquestradas nestes eventos. 

Phishing e malwares

Entre os mais antigos meios de roubo de informações e aplicação de golpes, a infecção de uma máquina, seja ela desktop ou mobile, através de estratégias de engenharia social como phishing são ainda as mais comuns no comércio online. 

Consistem no envio de links e códigos falsos para acesso em sites que imitam o design de canais oficiais de bancos e lojas virtuais, enganando o cliente a ceder senhas de conta bancária, cartões e até transferências em dinheiro. 

O modo mais tradicional de golpe desta modalidade é a instalação indevida de um malware embutido em um software ou aplicativo baixado pela pessoa, com o objetivo de roubar dados. O consumidor, para se proteger, deve instalar apenas softwares verificados. 

Ademais, o consumidor deve observar as circunstâncias de envio do link e a aparência desta URL. Caso o link seja enviado por e-mail, verifique se é um endereço oficial e se a composição do endereço é HTTPS e consta nas informações oficiais da empresa. 

Boleto falso

Uma estratégia de golpe muito utilizada é o boleto falso, onde o documento é enviado ao usuário emulando o pagamento de uma conta ou uma compra que o indivíduo já realizou. 

Por vezes, golpes como esse acontecem quando fontes mal intencionadas já tiveram acesso a dados sensíveis sobre seu comportamento na web. Se apresentam de modo semelhante a um boleto oficial, mas com dados distintos. 

Para se proteger, o consumidor deve conferir todos os dados impressos no boleto antes de efetuar o pagamento, como CNPJ da empresa que recebe, junto ao nome e outros dados. 

Conclusão

A Black Friday é um dos maiores eventos do calendário comercial nacional, marcado pelas queimas de estoque e ofertas nos mais diversos segmentos, uma atividade que estimula a migração dessas operações para os endereços virtuais. 

Aplicando uma série de cuidados simples, é possível aproveitar as ofertas do período da melhor forma, garantindo uma economia real de valor despendido nos produtos e protegendo os dados pessoais de fontes mal-intencionadas. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



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