A Black Friday é um dos aguardados períodos de desconto e liquidação, marcados no calendário comercial como uma chance, para o consumidor, de adquirir itens pouco acessíveis no resto do ano, e para os produtores, de aumentar seu fluxo de vendas.
Marcando o início da temporada mais quente no hemisfério sul e o intervalo entre dois grandes feriados, o Dia dos Pais, em agosto, e o Dia das Crianças, em novembro, a Black Friday acontece entre a primeira e a segunda semana do mês de setembro.
O mês de setembro é considerado um período de queima de estoque para o varejo, especialmente nos setores que trabalham com coleções por estação do ano. O período representa o final das tendências outono-inverno e o início do primavera-verão.
Portanto, muitas lojas estão trocando seus estoques nesta época, estabelecendo liquidações com uma etiqueta de validade personalizada que auxiliem a vender as peças que sobraram da temporada passada e preços que podem chegar entre 5% a 50%.
Este é também um período valioso para aqueles que aplicam golpes financeiros em plataformas online e outros dispositivos, como a clonagem de cartões, roubo de dados através de estratégias de phishing e fraudes de entrega.
Por isso, é importante que o consumidor esteja atento a cada uma das ofertas que entra em contato, munindo-se de informações confiáveis sobre a empresa, o produto, formas de pagamento e comparando com as concorrentes daquele setor.
Este artigo apresentará para o leitor formas de economizar durante as compras da Black Friday, métodos de análise de preços de maneira segura e informações sobre os principais golpes, problemas e armadilhas mais comuns para o consumidor.
Economizando na Black Friday
A Black Friday é marcada por numerosas ofertas online e offline, como equipamentos para revelar fotos polaroid. O contato com descontos pode estimular o consumidor a gastar mais, acreditando que está economizando.
Para assegurar que suas decisões de compra são acertadas, é importante reconhecer a aplicação de determinadas técnicas da psicologia dos preços, tais como:
- Apresentar números quebrados ao invés de inteiros;
- Elevar o valor de um produto semanas antes da “promoção”;
- Exibir o desconto em porcentagem ao invés de valores totais;
- Demonstrar o produto junto a um preço âncora.
Cada uma destas estratégias são utilizadas para fazer com que o consumidor pense que o desconto é maior. A maneira mais segura de prevenir-se destes truques da mente é construir um planejamento detalhado sobre o que será comprado nesta época.
1 – Pesquise com antecedência
Realizar uma pesquisa detalhada sobre a mercadoria que deseja adquirir é um modo de mensurar o valor real do produto, visualizando, com maior nitidez, a economia real de uma promoção.
A busca por aparelhos eletrônicos está entre as mais assíduas durante períodos de liquidação como a Black Friday. A escolha entre um computador usado e novo passa pela pesquisa de suas especificações técnicas e procedência do vendedor.
Criar um planejamento detalhado sobre o que será adquirido na semana de promoções consiste na busca antecipada por todos os produtos da lista, a análise de suas variações de preço e como eles se relacionam com o valor real do item.
A criação de uma lista antes do período de vendas auxilia o processo decisório como um sistema de segurança para casas. O cérebro está mais disposto a pesar as necessidades e alternativas à compra quando não está exposto ao frenesi de uma liquidação.
A pesquisa antecipada não deve deter-se nos produtos, incluindo no diagnóstico às lojas e fabricantes do setor, comparando não apenas os preços como a reputação, a estrutura de entrega, a interface de seus canais de atendimento e a natureza das reclamações.
Especialmente para grandes fornecedores, é quase inevitável encontrar uma queixa em ambientes online. Por isso, o consumidor deve observar se essas reclamações seguem um padrão, como lentidão na entrega.
2 – Crie uma lista de links confiáveis
Grande parte das promoções em períodos de liquidação, como a Black Friday, acontecem em cenário online. Uma forma de proteger-se de fraudes, assegurar a qualidade do atendimento e evitar ofertas ruins é criar uma lista de links confiáveis.
Esses links são endereços web para os sites e fornecedores que são de confiança para o consumidor, após uma análise que avalia a qualidade de promoções anteriores e aspectos do atendimento como suporte e logística de crachá personalizado.
Encontrar um fornecedor que possui um bom histórico de promoções é decisivo para detectar as melhores oportunidades da Black Friday. Nesta análise, é importante examinar as táticas de psicologia dos preços citadas nos tópicos anteriores.
Conhecer a empresa com a qual faz negócio facilita a identificação de estratégias como preço âncora; a marca arranja seu catálogo de modo a exibir dois produtos aparentemente idênticos, com preços muito distintos.
A mercadoria que servirá como preço âncora deve ser mais cara que o produto a ser favorecido por este tipo de campanha. O valor mais alto é justificado por melhores especificações, qualidade e durabilidade.
O produto mais barato será visto como uma vantagem pelo consumidor, que estará mais disposto a comprá-lo. No cenário de promoções como a Black Friday, as empresas podem exibir um produto com desconto de 10% junto a um item sem desconto.
Em uma fachada de loja, diversas táticas de atração são implementadas. Quando o consumidor reconhece a marca, ele é mais propício a reconhecer as modificações inseridas pela mesma.
3 – Observe formas de pagamento
As formas de pagamento disponíveis para um site são outro critério a ser considerado no planejamento de uma compra na Black Friday. As principais plataformas comerciais online permitem o pagamento por cartão de crédito, boleto bancário e carteiras digitais.
Para cada uma destas formas de pagamento, os aspectos envolvidos na operação podem gerar impactos distintos na decisão de compra em termos de valores despendidos e segurança de dados para serviços de comunicação visual.
Os cartões de crédito, em sua maioria, permitem o cadastro permanente em uma plataforma de venda, viabilizando qualquer operação sem que seja necessário reinserir as informações do dispositivo. Isso torna a compra automática.
Ter um mecanismo de pagamento automático à disposição confere comodidade e rapidez às operações de venda, dispensando o consumidor da consulta constante a códigos e senhas para cadastro.
No entanto, o efeito psicológico de um pagamento automático é a ausência da sensação de dinheiro despendido, o tipo de sentimento despertado ao conferir o extrato de uma conta bancária ou a visualização do dinheiro físico saindo da carteira.
Esse efeito é potencializado pela maneira como o cartão de crédito funciona, com a quitação da fatura em um intervalo máximo de um mês.
Os pagamentos em boleto bancário, além de não exigir a vinculação de um cartão ou conta bancária, reduzem os riscos de vazamento de dados. Os boletos são uma opção viável para pessoas físicas e jurídicas na compra de camisa para empresa personalizada.
As carteiras digitais, além de controlar o limite de gastos através da alocação prévia de recursos, fornecem a mesma comodidade dos cartões de crédito.
Prevenção contra golpes na Black Friday
Para salvaguardar seus dados pessoais no momento da compra na Black Friday, além de assegurar a procedência do produto e da entrega, o consumidor deve estar atento aos principais golpes e armadilhas orquestradas nestes eventos.
Phishing e malwares
Entre os mais antigos meios de roubo de informações e aplicação de golpes, a infecção de uma máquina, seja ela desktop ou mobile, através de estratégias de engenharia social como phishing são ainda as mais comuns no comércio online.
Consistem no envio de links e códigos falsos para acesso em sites que imitam o design de canais oficiais de bancos e lojas virtuais, enganando o cliente a ceder senhas de conta bancária, cartões e até transferências em dinheiro.
O modo mais tradicional de golpe desta modalidade é a instalação indevida de um malware embutido em um software ou aplicativo baixado pela pessoa, com o objetivo de roubar dados. O consumidor, para se proteger, deve instalar apenas softwares verificados.
Ademais, o consumidor deve observar as circunstâncias de envio do link e a aparência desta URL. Caso o link seja enviado por e-mail, verifique se é um endereço oficial e se a composição do endereço é HTTPS e consta nas informações oficiais da empresa.
Boleto falso
Uma estratégia de golpe muito utilizada é o boleto falso, onde o documento é enviado ao usuário emulando o pagamento de uma conta ou uma compra que o indivíduo já realizou.
Por vezes, golpes como esse acontecem quando fontes mal intencionadas já tiveram acesso a dados sensíveis sobre seu comportamento na web. Se apresentam de modo semelhante a um boleto oficial, mas com dados distintos.
Para se proteger, o consumidor deve conferir todos os dados impressos no boleto antes de efetuar o pagamento, como CNPJ da empresa que recebe, junto ao nome e outros dados.
Conclusão
A Black Friday é um dos maiores eventos do calendário comercial nacional, marcado pelas queimas de estoque e ofertas nos mais diversos segmentos, uma atividade que estimula a migração dessas operações para os endereços virtuais.
Aplicando uma série de cuidados simples, é possível aproveitar as ofertas do período da melhor forma, garantindo uma economia real de valor despendido nos produtos e protegendo os dados pessoais de fontes mal-intencionadas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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