sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Por que adotar uma estratégia de outbound marketing?

Outbound marketing são estratégias ativas para prospectar clientes que estejam de acordo com o perfil da persona de um negócio.

Assim como no caso do Inbound marketing, ele é embasado por parâmetros relacionados aos aspectos dos consumidores que pertencem ao público-alvo da marca, de modo a oferecer uma boa solução para eles.

Apesar de as estratégias orgânicas estarem cada vez mais em evidência e ganhando espaço no planejamento de marketing das empresas, nenhuma marca deve deixar de lado as prospecções ativas.

As ações orgânicas levam um tempo para se estabelecerem e trazerem resultados, isso significa que enquanto elas não atingem os objetivos do negócio, é fundamental investir em práticas que impulsionam o negócio em diferentes canais.

Você pode trabalhar com o outbound marketing em diferentes canais de mídia, tanto dentro quanto fora da internet. 

Que apesar de exigirem um pouco mais de investimento, são essas ações que vão chegar até os clientes mais rapidamente.

Para que você entenda um pouco mais sobre o assunto, vamos explicar o conceito de outbound marketing, por que é importante adotar essa estratégia e dar algumas dicas para colocá-la em prática. 

O que é a outbound marketing?

Como falamos mais acima, as estratégias Inbound vêm se destacando como um excelente caminho para gerar receitas aos negócios.

Uma das razões para isso é o fato de que essas ações são menos custosas, no que diz respeito à aquisição de clientes, do que as estratégias ativas.

Um fabricante de fresadoras universal, por exemplo, ao utilizar as estratégias orgânicas, faz com que os clientes cheguem até ele de maneira passiva.

Esses leads, como também são conhecidos, são mais qualificados e conhecem um pouco mais sobre os produtos e serviços oferecidos. E esse processo se deve ao que chamamos de nutrição de leads.

Nesse cenário, as estratégias de outbound começaram a ser questionadas, tanto pelos profissionais de marketing quanto pela equipe de vendas. 

Entretanto, como nem tudo é perfeito, as estratégias orgânicas demoram muito tempo para fazer efeito.

É importante contar com elas, mas se uma marca tiver que esperar seus resultados, vai ficar “escondida” por mais tempo.

Sabendo disso, as organizações passaram a reavaliar seus investimentos na prospecção ativa, pois ela traz resultados imediatos, mesmo com custos um pouco acima das ações orgânicas.

No entanto, sendo direto, outbound marketing nada mais é do que uma prospecção ativa, em que a empresa identifica as características de seus potenciais clientes para abordá-los, por meio de diversas ações.

O perfil de cliente ideal depende de alguns parâmetros que falam sobre suas características, de modo que acompanhe e escolha boas ações para oferecer seus produtos e serviços.

Um fabricante de tinta para azulejo de banheiro pode veicular suas campanhas de outbound marketing, por meio de diferentes canais, como:

  • Redes sociais;
  • Buscadores;
  • Sites e blogs;
  • TV;
  • Rádio;
  • Outdoor.

Existem várias maneiras de investir nessas estratégias, mas para que o planejamento funcione, é fundamental entender a importância dessa ação.

Razões para investir em outbound marketing

As estratégias ativas trazem muitas vantagens para os negócios, e dentre as principais que podemos destacar estão:

Mais economia para a empresa

Uma das principais características do outbound marketing é a sua rapidez na obtenção de resultados. 

Por conta disso, a organização consegue economizar tempo e aumentar a sua produtividade.

Os profissionais responsáveis pela execução dessa estratégia terão mais tempo para desenvolver novas campanhas. 

Além disso, elas serão cada vez mais assertivas, trazendo retornos ainda melhores.

Deixa melhor o retorno sobre investimentos

O retorno sobre investimentos (ROI) é um indicador muito importante para analisar as estratégias de marketing de uma empresa.

Conseguimos obter essas informações por meio de um cálculo, que considera a receita e os custos.

Ao investir em outbound marketing, um fabricante de galvanoplastia cobre atua por meio de um contato massivo e ativo com uma grande quantidade de pessoas.

Consequentemente, o retorno obtido é muito mais rápido do que as estratégias orgânicas, visto que por meio delas, primeiro precisamos nutrir os potenciais clientes para depois escolher os resultados.

Entretanto, pelo fato de as estratégias pagas acelerarem os retornos, elas acabam sendo muito mais viáveis financeiramente. 

Ademais, são ações capazes de aumentar consideravelmente as vendas, sem necessitar de um processo de nutrição.

Ajuda a entender a persona

Depois que a empresa desenvolve sua persona, é necessário validá-la. O outbound é uma estratégia que traz retornos rápidos, por conta disso, ele também pode ser utilizado para validar a persona e melhorar sua definição.

Com isso, um escritório de arquitetura especializado em reforma apartamento pequeno consegue adaptar cada vez mais esse perfil, mantendo foco apenas em pessoas que realmente se interessam por seus serviços.

Tudo isso ajuda a direcionar as estratégias, escolhendo as ações que realmente trazem resultados.

Também é importante salientar que existem consumidores com ticket médio alto, e eles precisam ser prospectados de maneira ativa, uma vez que são muito concorridos.

Se você conhece bem a sua persona, encontra maneiras assertivas de ir até ela, consequentemente, vai trabalhar com ações que tragam como resultado o aumento das vendas.

Soluções mais assertivas

As estratégias de outbound marketing são muito mais rápidas e aceleradas, o que possibilita que seus resultados apareçam quase que imediatamente, e é exatamente isso que melhora o retorno sobre investimentos.

Entretanto, toda essa agilidade também traz outros benefícios para um fabricante de produtos de higiene

Por exemplo, as informações obtidas pelo seu negócio serão muito mais mensuráveis e precisas.

São estratégias de rápido efeito, portanto, se algo não estiver saindo como planejado, você pode corrigir e melhorar.

Só que todas essas vantagens só são possíveis se você souber trabalhar o outbound marketing, e vamos dar algumas dicas no próximo tópico.

Dicas de outbound marketing para o seu negócio

Para trabalhar bem as estratégias de outbound marketing é fundamental investir em algumas práticas, e dentre elas estão:

Calcular o quanto precisa investir

Essas estratégias demandam um investimento um pouco mais alto, pois você vai trabalhar com publicidade, patrocínio e propaganda.

Nesse sentido, é fundamental delimitar a estratégia de acordo com suas expectativas de retorno, e nunca formular suas campanhas com base em achismos.

Além de calcular o quanto você precisa investir, deve levar em conta a variedade de estratégias, ou seja, você não deve concentrar os seus investimentos em uma única prática.

Se um fabricante de piso vinílico antiderrapante possui outras alternativas de investimento, corre menos riscos de criar uma campanha instável.

É por essa razão que muitos especialistas em marketing orientam as empresas a investirem em outbound marketing junto com as estratégias Inbound.

Isso vai impossibilitar que você trabalhe com retornos de curto, médio e longo prazo, o que traz mais segurança financeira para a organização.

Treinar a equipe de vendas

Ter uma equipe de vendas bem treinada e especializada é fundamental para o sucesso de suas estratégias ativas.

Infelizmente, algumas empresas são impecáveis no planejamento, mas acabam cometendo muitos erros na execução, por isso não entendem as razões por não estarem obtendo resultados satisfatórios.

Se uma pequena empresa de serviço de cremação para animais possui planos e metas simples e uma equipe competente, tem muito mais chances de sucesso do que uma empresa maior, mas com um time inexperiente.

Para que suas estratégias pagas tragam ótimos resultados, procure trabalhar com prospectores pró-ativos e que tenham visão de negócio. 

Também é fundamental contar com vendedores persuasivos e que saibam se comunicar.

Definir o produto e a persona

As organizações que possuem uma vasta gama de produtos e personas são as que mais se confundem ao formular suas estratégias de outbound.

Nós sabemos que é trabalhoso segmentar muitas estratégias, mas ao desenvolver seus produtos, é importante delimitá-los de acordo com o seu público-alvo.

É um erro tentar criar um produto ou serviço que resolva vários problemas, pois você dificilmente vai entregar uma solução adequada para eles. Quanto mais específico ele for, mais qualidade vai oferecer.

Se uma oficina mecânica completa conhece bem o seu serviço, saberá o tipo de linguagem que deve usar, a abordagem ideal, a frequência de sua comunicação, as promoções que precisa criar e quais são os produtos e serviços adjacentes.

Conhecer bem o seu cliente ideal, todas as suas estratégias vão atender as necessidades dele, além de permitir que sua equipe tenha foco e desenvoltura para atender essas pessoas.

Conclusão

Resumindo, a prospecção ativa de clientes continua sendo importante para o sucesso de qualquer negócio, independentemente de seu porte ou segmento de mercado.

São ações que ajudam a divulgar amplamente a marca, seus produtos e serviços, de maneira muito mais rápida, fazendo com que ela ganhe tempo com as estratégias orgânicas.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



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