quarta-feira, 6 de outubro de 2021

O que é planejamento de comunicação?

Ter um bom planejamento de comunicação é fundamental para qualquer empresa, pois é por meio dela que transmitimos os valores da companhia.

A maneira como as marcas se comunicam deve estar em equilíbrio com os seus objetivos, além de ser compatível com o tipo de cliente, em relação ao tom de voz e aos assuntos abordados.

É dessa forma que a organização desperta o interesse das pessoas e atrai um número maior de clientes. 

Entretanto, apesar de ser uma necessidade, nem sempre as empresas acertam na maneira como se comunicam.

Para resolver esse problema, nada melhor do que criar um bom plano de comunicação, com vistas a transmitir a mensagem necessária, fazendo com que as pessoas compreendam o que a marca quer dizer.

Entretanto, para atingir os resultados almejados com esse trabalho, é necessário saber planejá-lo, pois assim como tudo o que envolve uma empresa, a comunicação também precisa de um plano bem estabelecido.

Se você não entende muito bem sobre o assunto ou tem alguma dúvida, leia este artigo até o final.

Nosso objetivo é explicar o conceito de planejamento de comunicação, como ele deve ser elaborado e quais são os elementos que precisam estar presentes neste trabalho.

Entendendo o conceito de planejamento de comunicação

Planejamento de comunicação nada mais é do que um roteiro que determina a maneira como uma empresa deve se dirigir ao seu público e quando isso deve ser feito.

O plano inclui os objetivos da comunicação e direciona a ordem em que as tarefas e ações devem ser executadas. 

Levando em conta as características do público-alvo, um centro veterinário pode elaborar dois tipos de plano de comunicação.

Um deles é a comunicação interna, que é direcionada para os colaboradores. Funciona por meio de um conjunto de ações que tem o objetivo de transmitir informações e conhecimentos a todos os funcionários.

Com isso, cria-se um bom ambiente de trabalho e melhora o relacionamento entre os colaboradores e a corporação.

Também existe a comunicação externa, que é direcionada aos consumidores, com o objetivo de melhorar a imagem da companhia.

Ela também pode ser direcionada aos fornecedores e parceiros, portanto, a qualquer pessoa pertencente ao público externo, que se relaciona com a empresa de alguma forma.

A comunicação interna é importante para o cumprimento dos objetivos estabelecidos para a comunicação externa, visto que os colaboradores representam uma marca diretamente.

No que tange à comunicação externa, o objetivo é garantir uma imagem que conquiste a confiança dos clientes e os atraia para a marca.

O planejamento de comunicação também envolve dois tipos de ambientes, um deles são os canais digitais, ou seja, os espaços utilizados pela marca dentro da internet.

Entretanto, uma empresa de aluguel de lavadoras também pode utilizar os canais offline, que são os meios pelos quais ela distribui sua mensagem, como:

  • TV;
  • Rádio;
  • Jornal;
  • Revistas;
  • Outdoors.

Apesar de serem dois tipos de comunicação diferentes, são totalmente complementares. 

Além de entender o conceito de planejamento de comunicação, é fundamental saber como colocá-lo em prática.

Como fazer um bom planejamento de comunicação

Para estruturar a comunicação de um negócio, é fundamental seguir algumas práticas, dentre as principais estão:

Fazer uma análise do público e da concorrência

Você precisa entender e monitorar a sua concorrência, pois é dessa forma que vai descobrir as estratégias adotadas por outras empresas que atuam no mesmo setor que o seu negócio.

Veja de que maneira elas se comportam e quais as medidas que adotam para atrair os consumidores. 

A partir disso, faça uma lista relacionando as melhores e piores práticas, de modo a aprender com essas estratégias.

Também é fundamental que uma lavanderia delivery acompanhe o comportamento de seu público, fazendo um levantamento de seus hábitos de consumo e quais são as principais dúvidas dessas pessoas.

Você pode conversar com as equipes de vendas e atendimento, além de acompanhar a rotina delas, de modo a descobrir como o cliente se relaciona com a organização.

Escolher os canais

Você precisa determinar os canais que vai utilizar e o tipo de comunicação que vai estabelecer por meio deles. 

Ela pode ser mais profissional, descontraída, bem próxima do público, de maneira mais distante, dentre outras possibilidades.

Depois que você definir o tipo de comunicação que vai estabelecer, é o momento de definir os seus canais. Entretanto, essa escolha vai depender muito de onde está o seu público-alvo.

Por exemplo, se a audiência de um fabricante de toldo articulado manual está mais presente na internet, é necessário saber em quais plataformas eles buscam informação.

Entretanto, o seu público também pode consumir essas informações por meio dos canais offline. 

Independentemente disso, durante a comunicação, também é importante estabelecer a identidade do negócio, de modo que ele seja facilmente reconhecido.

A marca deve ter uma linguagem padronizada para cada canal e ela deve ser seguida por todos os membros das equipes de seus setores.

Isso vai ajudar a fortalecer a imagem da empresa perante o público e fazer com que ela esteja presente na mente dos consumidores. 

Consequentemente, você será capaz de construir um relacionamento promissor com sua audiência.

Conhecer o público-alvo

Se você analisar as estratégias de marketing de marcas bem-sucedidas, como uma empresa de limpeza pós-obra, vai perceber que todas elas são orientadas pelas características do público-alvo.

Apesar de ser uma necessidade, não são todas as organizações que se atentam a essa estratégia. Você precisa saber quem são as pessoas que compram seus produtos e serviços.

Para isso, pode coletar informações dos registros de venda e acompanhar o trabalho dos vendedores para descobrir o perfil dos seus clientes.

A partir do momento em que você entende o seu público, compreendi suas necessidades e quais são os problemas que eles procuram resolver, por meio das soluções que você oferece.

Também é a melhor forma de identificar objeções comuns, para que possa trabalhar com uma abordagem e uma argumentação de vendas mais promissoras.

O que não deve faltar no planejamento de comunicação

Existem alguns elementos que não podem faltar no planejamento de comunicação de qualquer tipo de empresa, desde uma loja de roupas até um fabricante de martelete dewalt, trata-se dos seguintes itens:

Objetivo da comunicação

É necessário estabelecer um objetivo claro para guiar as estratégias de comunicação do negócio. Você pode fazer esse planejamento tendo como meta conquistar notoriedade no mercado ou posicionar-se como líder.

Também é possível ampliar o market share, introduzir uma nova linha de produtos e serviços no mercado ou fazer um rebranding.

Definir a mensagem

Se você sabe qual é o objetivo da comunicação, será capaz de construir a mensagem a ser transmitida, o que envolve o tom de voz da companhia.

Não se esqueça de que é fundamental ser coerente em relação à mensagem e ao tom de voz, pois é dessa forma que o seu negócio será capaz de lidar com o público em diferentes canais.

Saber quem é seu público

Quando uma empresa de tornearia CNC pensa em seu público, deve considerar seus clientes, colaboradores, fornecedores, parceiros, dentre outros.

Nesse sentido, um bom planejamento de comunicação considera todas essas pessoas para transmitir a mensagem.

Como falamos anteriormente, é possível trabalhar com a comunicação interna ou externa, e cada uma delas exige pautas que são do interesse dessas pessoas.

Adotar uma estratégia

É fundamental escolher os canais que vão transmitir as mensagens e isso depende muito do tipo de público.

Por exemplo, se você quer se comunicar com os investidores, precisa pensar em quais canais eles estão presentes. 

Nesse caso, as redes sociais talvez não sejam uma boa escolha, diferentemente das empresas que querem se comunicar com um público mais jovem.

Inclua no seu planejamento o tipo de canal que vai transmitir a sua mensagem, tendo como base as características do público-alvo.

Fazer uma avaliação

Por fim, assim como no caso de diversas outras estratégias, uma empresa de locação de lavadoras precisa monitorar e avaliar os resultados do planejamento de comunicação.

Veja se a mensagem chegou até o público certo, se ele foi atingido pela estratégia e se o objetivo estabelecido foi alcançado.

Esse tipo de análise te ajuda a otimizar o planejamento e vai te guiar durante as próximas estratégias de comunicação que você vier a realizar para o seu negócio.

Conclusão

Em resumo, a comunicação é muito importante para que o público conheça o seu negócio e as soluções que ele tem a oferecer.

Entretanto, ela não deve ser feita de qualquer forma, pelo contrário, você precisa trabalhar em cima de um bom planejamento, de modo a estabelecer algumas diretrizes que vão te ajudar a alcançar seus objetivos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



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