Com o crescimento da tecnologia e a necessidade de estar conectado ao mundo digital, as empresas foram obrigadas a criar perfis nas redes sociais para conseguirem se desenvolver com qualidade, o que destacou a importância de um engajamento bom e eficaz.
Basicamente, esse conceito se refere a um recurso de marketing que demonstra o nível de participação e proximidade do relacionamento entre uma empresa e os seus clientes e potenciais.
Ele aumentou a sua popularidade e necessidade nos últimos tempos devido ao fato de que o comportamento dos consumidores mudou, fazendo com que eles ficassem mais empoderados, exigindo um relacionamento melhor e que ultrapassasse só a venda.
Sendo assim, elas precisaram criar estratégias que garantissem um contato mais íntimo com esse público, fato realizado por meio da criação e investimento no engajamento, principalmente, dentro das redes sociais.
Um exemplo dessa ideia é um perfil de curso de violão para iniciantes em uma plataforma que possui diversos comentários positivos em sua foto de apresentação, demonstrando interação natural entre as partes envolvidas.
Ele se torna tão essencial porque, uma vez que há grande proximidade entre uma marca e o seu público, maior será a sua relevância no mercado e entre os próprios consumidores e potenciais.
Portanto, o engajamento irá aparecer como número de curtidas, de comentários, de compartilhamentos, por meio da promoção do negócio, respondendo enquetes ou qualquer outro tipo de interação com ele.
Na maioria das vezes, é por meio do engajamento que as marcas conseguem entender se suas estratégias relacionadas ao marketing estão sendo de fato eficientes ou se elas não estão dando resultados e precisam ser adaptadas.
Além disso, por meio dessa estratégia, a empresa é capaz de perceber o nível de satisfação dos clientes.
Uma vez que interajam com ela, é porque eles gostam do conteúdo e se sentem confortáveis em realizar alguma ação.
Por exemplo, se uma empresa de serviços de construção a seco teve um grande número de curtidas em uma determinada publicação, significa que os seus seguidores gostaram do conteúdo a ponto de interagir e deixar explícito que gostaram.
Por fim, é importante investir no engajamento com qualidade, pois ele ajuda a aumentar a autoridade.
Isso acontece da seguinte forma, quando um novo cliente entra na página e vê que outros consumidores gostam daquele conteúdo, aumentando a sua credibilidade.
Para aumentar esse fator
Portanto, nesse contexto, existem algumas estratégias que podem ser aplicadas à rotina de uma empresa para que ela consiga aumentar o seu fator de engajamento, elas serão analisadas com mais detalhes abaixo:
Entenda o público que acompanha
O primeiro passo para aumentar o engajamento nas redes sociais é entender quem é o público que acompanha a sua página, colhendo todas as informações sobre eles, como:
- Características;
- Desejos;
- Necessidades;
- Problemas;
- Interesses.
Isso é essencial porque, essencialmente, o engajamento se refere ao quanto o público está gostando do que aquela página posta.
Sendo assim, ao conhecer exatamente suas informações, a empresa consegue entregar conteúdo direcionado ao que irá agradar-lhes.
Por exemplo, se uma empresa de construção tem o conhecimento que seu público gosta quando os post são de dicas, como “5 dicas para realizar a concretagem de laje perfeita”, ela consegue criar postagens direcionadas a isso, aumentando a satisfação.
Com isso, a empresa é capaz de criar postagens que de fato se adaptem para o que o seus seguidores desejam ver e acompanhar, diminuindo os gastos com ações que não seriam do gosto deles e não seriam eficientes, além de focar o trabalho em geral.
Crie relevância
Hoje em dia, acima de tudo, as pessoas desejam consumir conteúdo que seja relevante para a vida delas e consiga ajudá-las de alguma maneira.
Por conta disso, é essencial que o que seja postado seja algo útil e interessante para os seguidores.
Nesse momento, o foco não deve ser em vender algum produto ou serviço, mas sim investir em formas de ajudá-lo, não importa como, mas com um material que surja como um acréscimo a vida delas.
Isso acontece porque esses ambientes são muito amplos e inclusivos, o que faz com que muitos conteúdos sejam similares dentro de um nicho, ganhando destaque aqueles que produzem qualidade.
Para isso, é imprescindível trabalhar com um material original e único, de criação própria e que seja capaz de fortalecer a imagem da empresa.
Aconselha-se revisar o material antes de publicá-lo para garantir que ele será algo interessante para o público.
Por exemplo, para uma empresa de serviços terceirizados, ao invés de criar um texto longo contando sua história, seria mais interessante publicar imagens dando dicas para resolver algum problema do público ou ensinando algo, atraindo sua atenção.
Realize um acompanhamento contínuo
É fundamental que seja realizado um acompanhamento contínuo sobre todas as estratégias que uma empresa aplicou durante o seu percurso, principalmente, nas redes sociais, que há uma mudança rápida de opinião.
Sendo assim, a empresa precisa fazer uma análise das suas publicações e de seus resultados com certa frequência, para entender o que deu certo e quais pontos não foram suficientes para garantir a satisfação do público.
Dessa forma, ela é capaz de adaptar toda a sua estratégia, modificando pontos que não foram capazes de engajar o público e aprimorando aqueles que foram eficazes, garantindo uma melhora contínua e diminuição dos gastos com recursos ineficientes.
Por exemplo, em uma empresa de gerenciamento de resíduos acompanha as suas métricas, ela consegue entender se a linguagem não foi assertiva para o seu público, permitindo a adaptação do ponto e parando de insistir em um ponto que não gera retorno.
Abuse dos recursos das redes
Todas as redes sociais possuem recursos específicos e muito interativos com os seguidores.
Portanto, é imprescindível que eles sejam explorados e diferenciados, tirando o conteúdo da monotonia e aumentando o seu destaque.
Isto é, muitos deles possuem a opção de criar enquetes ou postar vídeos criativos de formas diferentes.
Portanto, abuse de todas as possibilidades, mas o mais importante, seja criativo na sua implementação, pois eles podem ser muito eficientes.
Um exemplo disso é uma empresa que vende aparelho auditivo invisível realizando uma transmissão ao vivo para mostrar o seu novo produto, tendo acesso aos seus clientes de forma mais exclusiva e íntima e ainda demonstrando seu serviço de um jeito diferente.
Outra opção ainda é utilizar hashtags, pois elas conseguem instigar os seus clientes a utilizar as mesmas hashtags para comentar sobre um assunto, como a “#Minhaopinião”, a qual estimula os usuários a compartilharem o que pensam, gerando engajamento.
Tenha constância
Para manter o engajamento contínuo e com eficiência, é imprescindível manter uma constância em relação às postagens, publicando com frequência e garantindo que a empresa esteja sempre presente no cotidiano dos usuários.
Para isso, deve-se criar um cronograma de postagem, definindo a frequência das publicações e não se esquecendo de postar, podendo agendar antecipadamente quais materiais iriam para as redes.
Isso é essencial, porque para ter as pessoas interagindo, elas precisam ver aquilo como algo que a empresa realmente se dedica para entregar, preocupando-se com os seus seguidores e em agradá-los.
Por exemplo, se um seguidor acessa uma página de construção e vê que a última publicação era sobre as novidades da trena digital portátil há 3 dias, ele entende que ela não foi abandonada e entrega material de qualidade com constância.
Sendo assim, ela sente mais segurança de comprar dela, pois é uma instituição comprometida com seus trabalhos, empenhando-se para ajudar os seus consumidores, dando entrada para a criação de um relacionamento mais próximo.
Portanto, garanta um contato frequente e constante com quem acompanha a página.
Contudo, é importante tomar cuidado com a quantidade de publicações, já que o exagero não é algo benéfico, um post por dia é o mais recomendado.
Vantagens do recurso bem estruturado
Dessa forma, é possível entender que, quando o engajamento é bem estruturado, a empresa consegue ter acesso a diversos benefícios para o seu desenvolvimento, sendo alguns deles:
- Forma de aumento de autoridade;
- Estreitamento do relacionamento com o cliente;
- Aumento da atração de clientes;
- Aumento do alcance da marca;
- Forma rápida de conquistar clientes;
- Recurso mais barato;
- Possibilita o direcionamento do tráfego.
Logo, torna-se muito mais fácil garantir o desenvolvimento de qualquer empresa, seja ela vendedora de módulo injeção ou de produtos de limpeza, apenas a partir de estratégias de aumento da interação.
Conclusão
Em suma, o engajamento se tornou uma obrigação para qualquer empresa que esteja inserida nas redes sociais, uma vez que garante diversos impactos positivos se bem trabalhado.
Sendo assim, existem algumas dicas essenciais para essas instituições seguirem, garantindo uma melhora da ferramenta e de sua aplicação e facilitando o seu crescimento. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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