Pesquisa inédita mostra que 152 milhões de brasileiros estão conectados à rede e o acesso por televisores superou, pela primeira vez, o uso via computador
A internet tem chegado a cada vez mais brasileiros ao longo dos anos e a pandemia acelerou esse crescimento. O número estimado de usuários no país é de cerca de 152 milhões, que navegam pelo celular, computador e, cada vez mais, via smart TV.
É o que mostra uma pesquisa inédita encomendada pelo Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br) e lançada em agosto pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).
A pesquisa, cuja metodologia precisou ser adaptada por conta da pandemia, concluiu que as restrições impostas pelas autoridades sanitárias, como a recomendação de ficar em casa, acabou estimulando novos usuários ao hábito, inclusive nas áreas rurais, entre as pessoas com mais de 60 anos e nas classes D e E.
“Os resultados mostram a resiliência da rede em um cenário de crise sanitária”, afirmou Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br|NIC.br, durante o lançamento do estudo. Pela primeira vez, o número de casas com acesso à internet foi maior que o de usuários individuais, um aumento de 12% em relação a 2019.
Nesse cenário, outro resultado que chamou atenção na pesquisa foi o de que, pela primeira vez, o número de acessos por meio de televisões conectadas à rede, as smart TVs, foi maior que aqueles via computador, alcançando 44% dos usuários brasileiros (7 pontos a mais que em 2019).
Pandemia e preços mais atrativos estão entre as explicações
A explicação, segundo os organizadores do estudo, passa pelo fato de que as pessoas estão ficando mais tempo em casa e, consequentemente, têm acessado mais cultura e entretenimento. Quem tem o hábito de ver filmes e séries, por exemplo, sabe que é muito mais confortável fazer isso na TV do que no computador.
A popularização do uso da internet nas smart TV também pode ter relação com o preço desses aparelhos, que tem se tornado cada vez mais acessível. Isso porque esse é um recurso que já se tornou pré-requisito para muita gente e as tecnologias não são tão caras como eram quando essa funcionalidade foi lançada.
Em relação à última pesquisa, de 2019, o maior crescimento no perfil de usuários que utilizam a internet pela TV está entre as faixas mais jovens, de 16 a 24 anos, chegando a 54% do crescimento. Entre as pessoas que se declaram pretas esse acesso também cresceu 48%, outro resultado que chamou a atenção.
Tendência é que aparelhos se conectem cada vez mais
O mercado está de olho nessas tendências, tanto no que diz respeito aos aparelhos de TV, quanto nas opções disponibilizadas neles. Quase todos os canais de streaming estão investindo em melhorar seus aplicativos para a TV, visando melhorar a experiência dos usuários que estão assistindo mais por esse dispositivo.
Até mesmo as tarefas que, tradicionalmente, são feitas em um computador ou celular, como acessar e-mail, fazer compras ou navegar pelas redes sociais, podem ser transmitidas na smart TV, tornando as imagens maiores e possibilitando que toda a família veja algo junto, por exemplo.
Na verdade, tudo o que se faz nos outros aparelhos pode passar na TV, se eles estiverem conectados. Essa conexão pode ser feita por cabos, mas os aparelhos mais modernos fazem isso utilizando a própria rede Wi-fi (basta que o dispositivo e a TV estejam conectados à mesma rede) ou por bluetooth.
Com cada vez mais pessoas tendo acesso a essas facilidades, a tendência é que todos os seus dispositivos estejam cada vez mais conectados e, por isso, é uma ótima ideia investir em aparelhos que ofereçam boas opções de conectividade.
Se estamos falando de equipamentos com longa vida útil, como as TVs, mais ainda, pois quem é que sabe qual será a sua nova necessidade daqui a alguns poucos anos?
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