segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Contratação de novos funcionários: Saiba como executar!

Hoje em dia, nenhum empresário ou gestor de equipes pode ignorar a importância da contratação dentro da dinâmica de uma empresa, seja para crescimento ou simples reposição do quadro de funcionários e colaboradores.

De fato, não há exagero nenhum em dizer que as pessoas passam mais tempo na empresa do que em casa. Isso implica uma convivência inevitável de cerca de oito horas por dia, sem falar em horas extras que podem ser feitas nos dias úteis ou aos fins de semana.

Basta imaginar uma empresa de limpeza de fachada com hidrojateamento, cuja atividade pode ser feita fora do horário comercial, já que preferencialmente essa prestação de serviço não deve impactar na rotina do estabelecimento contratante.

Essas e tantas outras atividades comportam um relacionamento contínuo com os colaboradores. Segundo pesquisa do próprio Ministério do Trabalho, em parceria com a ABEINFO, esse número é maior do que imaginamos em um primeiro momento.

Trata-se da Associação de Empresas e Profissionais de Gestão da Informação, que emitiu o relatório segundo o qual mais de 60,5% dos entrevistados faz hora extra todo dia, muitos deles chegando a cumprir 5 horas a mais por semana.

Quando o trabalho não é manual, mas sim de escritório, a lógica permanece. O mesmo vale para um trabalho misto, como no caso de uma empresa de consultoria sobre AVCB bombeiros, que envolve atividades externas e internas.

Por isso decidimos escrever este artigo, mostrando como a contratação de novos funcionários é algo importante para qualquer empresário ou gestor, inclusive no sentido de como executar esse esforço que para muitos ainda é um desafio.

Da mesma forma, além de dicas práticas do processo de recrutamento e seleção, também exploramos os cenários que podem incluir a necessidade de contratação. Sem falar nos impactos que tudo isso causa no curto, médio e longo prazo.

O mais interessante é que essas dicas se tornaram universais, de modo que já podem ser aplicadas independentemente do tipo de funcionário ou de empresa, seja para quem presta serviço terceirizado de portaria ou lida com a rotina via home office, então venha conhecer mais dicas sobre contratação!

Inclusive, mesmo na modalidade de empregados domésticos, os desafios permanecem, pois é um erro achar que nesses casos é possível fazer um recrutamento menos exigente. Pelo contrário, a distância pode exigir um colaborador ainda mais comprometido.

Então, se você quer entender de uma vez por todas como executar a contratação de novos funcionários, montando uma equipe cada vez mais eficiente e engajada com a missão da empresa, basta seguir na leitura deste artigo.

Entendendo o entrevistado

Vivemos uma das épocas de maior concorrência que o universo corporativo já viu. Mas, engana-se muito quem pensa que isso se reflete apenas na disputa entre as marcas, uma vez que funcionários também passam por isso.

Na verdade, com o crescimento na oferta de trabalho e dos direitos garantidos pela CLT, não é incomum ver gestores reclamando que às vezes parece que o entrevistado é que está entrevistando a empresa, e não o contrário.

Ou seja, o recrutando já começa perguntando quais são seus benefícios, se terá hora extra, o que a empresa garante em termos de participação nos lucros e bonificação, e daí em diante.

Isso é comum no caso de vagas mais estratégicas, mas também quando se fala em funções mais operacionais, como alguém que está na linha de frente de um trocador de calor industrial.

Na verdade, isso não é tão ruim quanto parece, visto que permite que o empresário ou gestor simplesmente tenha um diálogo mais franco com a contraparte, criando um ambiente de conversa que se solidifica desde o início.

Além disso, se a empresa está na luta diária contra a concorrência, os colaboradores também estão interessados em garantir sua carreira. O grande segredo do recrutador está justamente em entender esse fator psicológico.

Com isso, a empresa passa a se colocar no lugar dos entrevistados, o que certamente vai garantir uma munição que permita fazer contratações bem mais eficientes e assertivas. Isso significa trazer pessoas que realmente vão agregar à equipe e fazer a diferença.

Quais os tipos de seleção?

Já vimos que hoje alguns entrevistadores consideram que o home office seja uma modalidade que exige menos esforço por parte da companhia na hora de contratar, já que esse tipo de funcionário vai conviver bem menos com os demais.

Já para os que estão passando por um período de contratação é o contrário: como a pessoa não poderá estar em contato direto com seus gestores, talvez seja mais difícil conduzi-la. Na verdade, esse exemplo mostra como o recrutamento se dá no seu sentido mais prático e imediato.

No fundo, a natureza ou modalidade do trabalho não muda tanto, seja home office ou presencial. Em termos éticos, o próprio cargo não muda, de modo que tanto faz ser alguém da operação, que faz pintura de garagem residencial, ou um gerente.

Na prática, os tipos ou etapas de seleção podem incluir os seguintes métodos:

  • A análise de currículos;
  • A análise de portfólios ou cases;
  • A entrevista presencial;
  • A entrevista por videoconferência;
  • Os testes de tipo psicológico;
  • As provas de tipo situacional;
  • As dinâmicas de grupo.

Enfim, cada um desses recursos pode ser interessante para o gestor ou empresário tentar extrair de cada entrevistado o elemento que ele considera mais importante.

De fato, é fundamental compreender que toda empresa funciona como um organismo vivo, de modo que cada órgão ou cada célula tem sua importância no funcionamento geral.

O poder do roteiro da entrevista

Além de dominar os métodos ou recursos explicados acima, outro grande segredo sobre como executar a contratação de novos funcionários é ter sempre um roteiro das etapas em jogo.

Só de colocar no papel quais perguntas serão feitas e qual será o enfoque ou método aplicado, já surgem também as dúvidas que ajudam a desenhar melhor a entrevista como um todo.

Uma dica é montar o roteiro em contato com o dono da vaga, ou seja, o supervisor do setor da empresa que solicita que o RH (Recurso Humanos) traga uma pessoa nova para a equipe.

Afinal, quem entende melhor de instalação piso vinílico colado do que o profissional que está diariamente na operação daquela função?

O roteiro e a união entre o gestor e o supervisor da atividade pode ser o grande diferencial em termos de contratar a pessoa certa ou desperdiçar tempo com entrevistas que não levariam a nada.

Como a vaga foi anunciada 

Um ponto muito prático que costuma causar confusão, mas que se for levado em conta antes do início das entrevistas pode economizar muito tempo, é este, sobre o modo como o cargo ou função foi descrito no anúncio da vaga.

Se um currículo que contém mentiras pode incomodar uma empresa idônea, o mesmo vale para a contraparte. Ou seja, ao anunciar uma vaga voltada para reforma piscina de fibra, é preciso que constem os prós e contras daquela empresa.

É claro que o empresário ou gestor não precisa focar apenas nos pontos fracos do negócio, lembrando que toda empresa tem pontos fracos, mas quanto mais informação verdadeira conseguir objetivar, maiores as chances de atrair o candidato certo.

Usando as redes sociais

Quem está precisando de um reforço para encontrar mais colaboradores ou para pular algumas etapas desgastantes como a de ficar lendo currículos e tentando investigar se devem ser sinceros, pode usar uma ferramenta incrível a seu favor.

Trata-se das mídias sociais, que atualmente se tornaram um verdadeiro catálogo ou portfólio de entrevistados, já que ali as pessoas tendem a ser muito mais espontâneas.

Primeiramente, explore as mídias voltadas exclusivamente para o mundo corporativo. Ali, um operador de lavagem de tapetes grandes tende a colocar toda sua experiência anterior, bem como alguns detalhes que podem ajudar.

Mas o segredo está em visitar também outras redes sociais, pois é nas mais comuns que as pessoas acabam demonstrando seus interesses principais, seus hábitos mais rotineiros e até mesmo o modo como se comunicam com os demais.

A possibilidade de indicações e referências

Vimos que uma empresa pode contratar alguém para repor o quadro de funcionários, ou por motivos de crescimento e surgimento de novas demandas.

Em qualquer um dos casos, é possível levar em conta as indicações internas, ou seja, comunicar aos demais funcionários que há uma vaga em aberto. Isso permite que eles tragam gente da confiança deles, o que já queima algumas etapas.

Além disso, é válido pedir referências para o próprio entrevistado, como o contato direto do último gestor com quem ele trabalhou. Muitas empresas fazem isso, mas não ligam, é preciso acreditar nisso e fazer realmente o contato, pedindo um feedback.

Conclusão

Falar em contratação e recrutamento de novos talentos equivale a falar do futuro da empresa, já que toda equipe é feita da soma de pessoas.

Além de entender os tipos de seleção existentes e como colocá-las em prática de modo realmente assertivo, é preciso saber anunciar a vaga, desenhar um bom roteiro, usar ferramentas a favor e até indicações e referências.

Com os conceitos e os conselhos práticos que trouxemos aqui, torna-se mais simples executar tudo isso de modo correto e captar os melhores talentos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos



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