quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Como utilizar a gôndola para promover um produto?

A gôndola do supermercado exerce papel estratégico dentro desses estabelecimentos, exemplo disso, é ir com o objetivo de comprar um produto e voltar com uma sacola cheia.

Pois bem, todas as pessoas vivenciam essa situação, que não ocorre apenas quando os estabelecimentos fazem algum tipo de promoção. 

Boa parte disso acontece por causa da gôndola e da maneira como ela é organizada.

Para os consumidores, o simples fato de poder circular em um local bem organizado e com produtos ao alcance dos olhos desperta a necessidade de consumo.

Portanto, quantas gôndolas são bem utilizadas, se tornam um diferencial em relação à concorrência. 

Para os supermercados, vender é um processo natural, já que eles oferecem produtos, em sua maioria, necessários para o dia a dia.

Só que mesmo tendo mais facilidade para vender, é muito importante trabalhar estratégias para impulsionar ainda mais as vendas.

A gôndola é uma aliada nas ações de trade marketing, e é fundamental saber utilizá-la de maneira inteligente.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar como a gôndola pode ajudar a destacar um produto, como desenvolver conteúdo para o ponto de venda e dar dicas para anunciar as mercadorias na gôndola.

Como a gôndola destaca um produto?

A gôndola é fundamental para organizar os produtos dentro de um supermercado, mas além dessa organização, ela é fundamental, podendo até mesmo ser considerada uma peça estratégica das vendas nesse tipo de estabelecimento.

Outros recursos, como wobbler mockup, também ajudam a destacar as mercadorias, mas as gôndolas fazem com que elas se tornem protagonistas dentro da loja.

Um supermercado que saiba organizar estrategicamente suas gôndolas, traz uma visão mais ampla para os clientes que circulam em seu interior. 

Com isso, as pessoas vão encontrar o que precisam com mais facilidade.

Essas prateleiras também ajudam a incentivar as compras por impulso, algo muito importante para o cross merchandising.

As gôndolas são muito versáteis, por isso, elas podem ser usadas em pontos estratégicos do estabelecimento, o que ajuda a montar uma estratégia de destaque para algumas mercadorias.

O supermercado só precisa escolher o tipo de gôndola mais adequado para o espaço que dispõe. Ela ajuda a destacar um produto porque é muito fácil de ser organizada.

Os funcionários precisam estar treinados para que possam organizar as mercadorias de maneira eficiente e visível para os clientes. Consequentemente, o processo de vendas será mais produtivo.

Para os estabelecimentos que possuem um bom gerenciamento de estoques, é mais fácil identificar produtos que vendem menos e aqueles que estão próximos ao vencimento.

Essas mercadorias exigem ações comerciais para aumentar a rotatividade e evitar perdas financeiras. 

Os supermercados podem usar gôndolas específicas para expor esses produtos.

Elas também são ótimas para as vendas em datas comemorativas, como Páscoa, Natal, Festa Junina, dentre outras.

Toda empresa, como um espaço compartilhado coworking, precisa saber como organizar seus espaços, e a mesma situação se aplica às gôndolas. 

Como trabalhar as gôndolas do supermercado

É muito importante saber como desenvolver o conteúdo de uma gôndola de supermercado, pois se os produtos forem dispostos de qualquer jeito, vamos dificultar a vida do cliente.

É necessário planejar a exposição das mercadorias, pois desse modo o consumidor encontra o que deseja e o estabelecimento consegue elevar suas vendas. 

Portanto, para desenvolver o conteúdo de suas gôndolas, algumas dicas são as seguintes.

Expor os produtos certos

O centro e a parte superior das gôndolas são as áreas que estão ao alcance da visão do consumidor. Se você tem algum produto novo ou quer melhorar as vendas, insira-o nessas partes das prateleiras.

Também é interessante destacar os produtos mais buscados pelos clientes ou que dão mais lucros para o supermercado.

Realocar produtos infantis

Muitas pessoas levam os filhos para o supermercado, e isso transforma as crianças em consumidores. 

Assim como em determinada sessão você destacou um vinho lambrusco tinto, em outra seção precisa destacar os produtos infantis.

Para agir de maneira estratégica, você precisa pensar como as crianças, e dentre os itens que mais se destacam nos supermercados para o público infantil são:

  • Biscoitos recheados;
  • Salgadinhos;
  • Iogurtes;
  • Chocolates;
  • Sacos de balas;
  • Doces em geral.

Selecione entre esses produtos aqueles que possuem embalagens coloridas ou com personagens infantis conhecidos.

As crianças são muito visuais, por isso vale a pena colocar esses produtos ao alcance da visão delas, e não se esqueça de investir em gôndolas mais baixas que permitam o acesso dos pequenos.

Utilize a verticalização de mercadorias

Uma confecção de camiseta personalizada preta possui suas estratégias para vender mais. 

Para as gôndolas de supermercado, a definição de seus conteúdos também depende de algumas práticas estratégicas.

Uma delas é a verticalização de produtos que ajuda o negócio a criar um ambiente com foco total na experiência do cliente.

O modo como você disponibiliza as mercadorias permite que os clientes encontrem o que precisam com mais facilidade. 

Além de melhorar a organização do estabelecimento, essa estratégia estimula a compra de outros itens.

Você só precisa seguir o padrão de leitura, que é de cima para baixo e da direita para esquerda. Também é interessante organizar os produtos por tipo, cor e tamanho.

Organização por tipo permite que o cliente encontre mais rápido o que está buscando, e você pode colocar outros itens próximos a eles porque isso estimula as compras por impulso.

Agora que você já sabe como determinar os conteúdos de uma gôndola, no próximo tópico, vamos mostrar como criar anúncios para ela.

Como anunciar produtos em uma gôndola

Muitos estabelecimentos comerciais utilizam adesivo para vidro personalizado em suas vitrines para chamar a atenção dos consumidores.

Quando eles entram dentro da loja, precisam encontrar um ambiente bem elaborado para comprar. 

O modo como você anuncia os produtos na gôndola faz toda a diferença nesse sentido. 

Utilizar uma orelha na ponta da gôndola

Para aumentar a quantidade de produtos expostos, você pode criar uma orelha de gôndola. 

Trata-se de um display que é montado ao lado da ponta da gôndola, com o objetivo de complementá-la.

Nesse espaço é possível alocar os mesmos produtos ou aqueles compatíveis com uma estratégia de cross selling.

Divulgar produtos em promoção

Você pode utilizar as gôndolas para expor os produtos em promoção, escolha aquelas que ficam na ponta do estabelecimento para destacar essas mercadorias.

Isso faz com que os consumidores caminhem em todo o corredor para chegar ao espaço onde estão as ofertas imperdíveis.

Dentro de uma loja de equipamentos eletrônicos, por exemplo, até chegar às promoções, o cliente pode ser atraído por outros produtos, como uma impressora de etiqueta zebra.

Escolher os produtos ideais

Se você for utilizar a ponta da gôndola, a ideia é explorar, no máximo, dois produtos. 

Lembre-se de que o espaço disponível não é muito grande, portanto, precisa ser bem pensado e bem elaborado.

Coloque na ponta apenas um tipo de produto que esteja em promoção, uma boa saída o que mereça um destaque.

Você também pode selecionar uma linha de produtos da mesma marca. Por exemplo, posicione uma linha de amaciantes da mesma marca, mas de aromas e cores diferentes.

É muito importante investir no cross selling porque ele ajuda a impulsionar as vendas. Para trabalhar essa estratégia, exponha lado a lado produtos que se complementam.

Um exemplo disso, é colocar molho de tomate, pacote de macarrão e queijo ralado próximos uns aos outros.

Na seção de produtos de limpeza ecológicos ou tradicionais, você pode organizar lado a lado esponja para lavar louças e detergentes.

Expor produtos sem giro

As gôndolas são espaços que garantem muita visibilidade, portanto, você pode utilizá-las para expor produtos que não vendem com facilidade.

Só que você precisa organizar as mercadorias do jeito certo, sinalizando o espaço com cartazes e, se possível, montar kits ou criar promoções para incentivar a venda. 

Também é uma forma de aumentar o ticket médio e controlar o seu estoque.

Variar as mercadorias

É importante mudar, esporadicamente, os produtos que você expõe nas suas gôndolas. 

Descubra quais foram os produtos mais e menos vendidos em determinado período para saber quais mercadorias podem ser expostas na próxima campanha.

Também é importante que você conheça bem o seu cliente, pois isso ajuda a organizar a gôndola de um jeito que chame mais a atenção dele.

Conclusão

Tudo o que colocamos dentro de um ponto de venda, como papel de parede personalizado 3D, faz parte de estratégias para vender mais, e com a gôndola não é diferente.

Ela é muito importante para o sucesso do estabelecimento e saber organizá-la pode potencializar ainda mais as vendas e, consequentemente, os lucros. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



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