A identidade visual é um conjunto de elementos gráficos de uma empresa que têm como objetivo transmitir ao público sua ideia, valores, propósitos e sua missão, podendo ser referente a um produto, serviço ou a ela em geral.
Basicamente, ela é a forma com a qual todas as outras pessoas se lembrarão e reconhecerão determinada marca, por meio de suas características, nome ou aspectos gerais dela.
Um exemplo básico do cotidiano, é sempre que uma pessoa vê um caderno personalizado com nome lembra de Joana, porque ela está a todo momento com o seu. Tornou-se uma característica daquela pessoa, assim como as marcas.
Dessa maneira, é imprescindível ter essa identidade bem estabelecida e definida, devendo ser vista como uma das prioridades de qualquer negócio.
Isso porque, se ela for feita corretamente, conseguirá aumentar a conversão e satisfação dos clientes.
Ao que se refere às marcas, é necessário que para serem reconhecidas positivamente, destaquem os seus pontos positivos, visando ser definida por essas características, ao mesmo tempo que se torna única e interessante para o público.
Com isso, os clientes conseguirão reconhecer a marca em momentos de compra e quando precisar tomar decisões em geral sobre o assunto que a envolve.
Por exemplo, a identidade visual de uma empresa de software de gestão empresarial para pequenas empresas específica é a sua marca.
Sendo assim, o seu logotipo e a imagem que representa seu nome, além de outros elementos que devem harmonizar com eles.
Assim, prova-se que a identidade visual engloba assuntos muito mais complexos do que apenas um símbolo, mas sim precisa transmitir a personalidade da empresa para que todas as outras pessoas consigam entendê-la também.
É possível perceber a sua importância, uma vez que existem empresas que conseguem ser reconhecidas no dia a dia por meio, apenas, da combinação das cores que ela utiliza.
Os principais elementos que englobam o conceito de identidade visual são a logomarca, paleta de cores, meios de divulgação, tipografia e elementos das redes sociais, sendo eles foto de perfil, características das publicações e capa.
Importância da identidade visual
O primeiro e o mais claro motivo para a identidade ser tão importante para o desenvolvimento de uma empresa é porque ela é a forma de se inserir no dia a dia dos seus clientes.
A partir do momento que é criada uma identidade visual de qualidade, as personas do negócio passam a relacionar suas atividades do dia a dia com as características da loja, lembrando dela e instigando-as a consumi-la nos momentos que desejar.
Por exemplo, uma loja de antiguidades que consegue ficar na mente de seu consumidor, quando ele precisar comprar um relogio de ponto simples, ela será a primeira marca a passar por sua mente, sendo, consequentemente, a com maiores chances de compra.
Em casos de criação desse recurso de maneira tão eficiente e forte, a empresa consegue ser reconhecida ou lembrada, sem mesmo existir a necessidade de a pessoa já ter comprado ou utilizado o seu serviço ou produto.
É importante ressaltar que ela deve ser um recurso rápido, isso é, a pessoa olha para determinado gatilho e na hora já lembra da empresa específica.
Isso é, uma pessoa que estiver andando na rua e passar por uma loja de uniforme profissional precisa de cara já ver a sua aparência e marcar na sua memória, uma vez que é uma ferramenta rápida e que não terá tanto tempo para conquistar o cliente.
Outro ponto que demonstra a sua importância é que é por meio da identidade visual que o consumidor formará a sua conexão inicial com aquela marca.
Uma vez que no momento de seu primeiro contato, ele sentirá se ela consegue atender às suas necessidades e desejos.
Por fim, a identidade visual é a responsável por garantir a diferenciação entre as diferentes empresas de um mesmo nicho, ou seja, entre os próprios concorrentes.
Por esse motivo, ela deve mostrar o porquê é a melhor escolha e como ela se difere das outras.
Dessa forma, ela precisa mostrar a sua realidade, o motivo verdadeiro para o cliente escolher a sua marca em meio a tantas outras concorrentes, visando não fazê-lo se sentir enganado.
É válido ressaltar que a partir do momento que uma marca consegue marcar presença na vida de um consumidor, melhor será o relacionamento entre eles, uma vez que dará a sensação de proximidade e até necessidade de ter o que ela oferece.
No futuro, ela transforma apenas uma lembrança de determinada marca em uma oportunidade de compra sem ter que pensar por muito tempo ou pesquisar por outras empresas para consumir algo, tornando o processo automático praticamente.
Vantagens de uma com qualidade
Dessa maneira, é possível citar alguns motivos pelos quais uma empresa precisa estruturar esse serviço com qualidade, garantindo acesso a diversas vantagens essenciais, seguem eles:
Consegue atrair público correto
Como visto, a identidade visual é a responsável por garantir a transmissão da personalidade daquela empresa.
Portanto, se ela não é feita corretamente, o público que surge é aleatório e pode não precisar daquele serviço, pois não sabe o seu objetivo, não garantindo resultados.
Em outro caso, o público que poderia se interessar genuinamente pelos produtos ou serviços oferecidos por uma empresa não sabem que ela pode ajudá-los, fazendo com que ela não tenha nenhum público consumidor.
Para isso, ela precisa criar uma identidade visual de qualidade, objetivando garantir que as pessoas que gostam e podem comprar o que ela oferece consigam acessar a empresa e adquirir seus serviços ou produtos, atraindo o público correto.
Assim, uma empresa de transporte executivo que consegue mostrar que o seu serviço é destinado para profissionais, chamará a atenção apenas dessas pessoas que têm potencial de comprar pelo fato de já estarem inseridas no tópico.
Com isso, a marca não perde tempo com estratégias destinadas a um grupo que não renderá nenhum retorno para ela, mas foca em quem realmente quer conhecê-la e adquirir os seus serviços.
Permite maior facilidade de fortalecimento
Conforme uma marca vai crescendo e sendo recomendada pelos seus compradores, ela vai ficando cada vez mais conhecida e famosa.
Nesse contexto, ela necessita de uma identidade visual muito bem estruturada para marcar sua presença.
Isso porque ter cores, logo e imagem claras e bem definidas permite que haja maior facilidade para as pessoas saberem de qual empresa estão falando, ganhando força com o próprio público.
Por exemplo, uma empresa de serviços terceirizados, que está inserida em um mercado competitivo, deve ter sua identidade visual clara, pois, quando falarem do assunto, ela já será a primeira a ser lembrada.
Dessa forma, ela consegue crescer com maior facilidade, credibilidade e força, pois não haverá dificuldade em reconhecer ou uma variedade de opções antes de surgir ela.
Aumento das vendas
Como consequência de todos os outros benefícios citados, o aumento de vendas é um ponto real e o desejo de qualquer empresa.
Uma vez que permite a aplicação de investimento em certas melhorias e permite que ela cresça mais facilmente.
Isso porque garantir que o cliente esteja satisfeito com a experiência e manter a ideia da marca em sua mente nos momentos de assuntos relacionados ao seu tópico faz com que eles pensem mais nela quando precisarem.
Dessa forma, como consequência, ela conseguirá aumentar as suas vendas, sejam elas realizadas por clientes anteriores ou por novos clientes, uma vez que o alcance aumenta.
Esse último tópico se comprova, pois, se um consumidor se sente satisfeito com um serviço, quando ele conversa com outra pessoa que precisa do mesmo serviço, ele pensará na empresa de cara e indicará para ela.
Com isso, é iniciada uma rede de indicações, passando a aumentar o número de pessoas que conhecem a marca, consequentemente, aumentando o número de pessoas interessadas e o número de vendas.
Por exemplo, se um cliente utilizou um serviço de escritório compartilhado coworking e gostou da empresa, ele irá indicar para os seus colegas, que já estão inseridos no assunto de interesse, aumentando o número de consumidores que adquirem e indicam o serviço.
Para elaborar essa estratégia
Portanto, existem algumas dicas que podem ser seguidas e que são essenciais no momento de criação da identidade visual.
Por isso, elas serão fornecidas a seguir:
- Estabeleça o público, abuse dos detalhes;
- Faça um planejamento;
- Defina a personalidade da empresa;
- Crie um logotipo;
- Escolha a tipografia que melhor se encaixa;
- Harmonize com cores que combinam;
- Estabeleça o seu próprio estilo de fotografia e de ilustrações.
Dessa maneira, fica um pouco mais fácil identificar os passos para iniciar a criação da identidade visual da empresa, sem se perder no meio do caminho.
Conclusão
Em suma, é fundamental para o desenvolvimento das empresas a criação de uma identidade visual, sejam elas de logística de transportes ou de advocacia.
Contudo, deve-se entender que ela só será capaz de fornecer todos os benefícios que pode se for trabalhada de maneira eficiente e correta, como seguindo as dicas que foram fornecidas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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