quinta-feira, 2 de setembro de 2021

6 dicas para alavancar um blog em WordPress

O WordPress é uma plataforma flexível e gratuita, que conta com várias vantagens em relação a outros sites que oferecem o mesmo serviço.

Ele é considerado a melhor opção na criação de blogs, o que é fundamental para a melhoria e a construção da imagem de uma companhia.

Aliás, quando falamos sobre criação de blogs, lojas virtuais e sites institucionais, o WordPress é uma das ferramentas mais lembradas. É por essa razão que ele é recomendado pelos maiores especialistas em marketing.

Ao utilizar essa plataforma, estamos acompanhando uma tendência de 61% do mercado de sistemas de gerenciamento de conteúdo, sem contar que seus concorrentes estão longe de oferecer tantos recursos.

O amplo domínio do WordPress é apenas uma pequena razão para que os profissionais e estudantes de marketing estejam em busca de maneiras para dominar a ferramenta.

Tendo em vista que a construção de um blog é essencial para oferecer conteúdos de qualidade ao público-alvo, é vital que você invista em uma boa plataforma.

Pensando nisso, nesse artigo, vamos explicar o que é WordPress, como o seu ranqueamento pode ser melhorado nos mecanismos de pesquisa e quais as vantagens de utilizar esse recurso. Confira!

O conceito de WordPress

O WordPress é um CMS, sigla para Content Management System, que em português pode ser traduzido como “Sistema de Gerenciamento de Conteúdo”.

É uma plataforma utilizada para administrar sites, lojas virtuais e blogs, além de portais de notícia, áreas de membros e outras páginas com diferentes finalidades.

É dessa maneira que as empresas, como uma especializada em comunicação visual para carros, são capazes de criar conteúdos com mais facilidade e editá-los, sem que para isso precise conhecer a linguagem de programação.

O objetivo é fazer com que qualquer pessoa que não tenha um vasto conhecimento em códigos possa, de maneira simples, gerenciar seu portal, blog ou loja. Isso está relacionado à criação de textos e:

  • Uso de imagens e vídeos;
  • Elaboração de formulários;
  • Opções de personalização;
  • Criação de layout;
  • Funções diversas.

Ademais, o WordPress é uma plataforma que pretende democratizar o desenvolvimento de blogs profissionais como se fossem grandes sites para empresas, projetos e outras necessidades.

Ele é tão simples, fácil e intuitivo que vem sendo utilizado por grandes nomes e empresas de grande porte.

O SEO para WordPress

Agora que você já sabe o que é essa plataforma, para otimizar o seu blog e fazer com que ele conquiste tráfego orgânico, é necessário trabalhar boas práticas de SEO.

SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, um conjunto de práticas que têm o objetivo de otimizar as páginas para aquelas apareçam entre os primeiros resultados de busca do Google. 

Dentre suas melhores práticas para WordPress estão:

1. Investir em SEO-friendly

Quando um fabricante de caixa de papelão personalizada com logo instala o WordPress pela primeira vez, verá o tema padrão da plataforma, mas provavelmente você não irá utilizá-lo.

A própria plataforma oferece milhares de temas gratuitos que são disponibilizados diretamente no painel principal, e você também terá acesso a temas premium que devem ser escolhidos com cuidado, dando preferência às opções SEO-friendly.

A maioria afirma ter esta característica, entretanto, muitos possuem scripts e plugins que você não vai precisar, o que acaba por priorizar o desempenho do seu blog.

Assim sendo, antes de instalar um tema, faça uma demonstração no web.dev do Google para obter todas as informações necessárias em relação aos problemas de desempenho e SEO do tema que você escolheu.

2. Configurações de visibilidade

O WordPress permite que você proíba que os mecanismos de busca façam a indexação do seu site, de modo que ele não seja ranqueado.

No entanto, isso só é útil quando o proprietário deseja impedir a indexação até que as páginas e o conteúdo estejam totalmente prontos.

Mas a empresa, como fabricante de placa luminosa, pode descobrir que a restrição não foi retirada depois que o site já está pronto.

Para resolver, vá em Configurações > Leitura e logo em seguida você verá uma caixa de seleção na parte inferior da página. Basta desmarcá-la.

3. Pesquisar as palavras-chave

Se você não fizer essa pesquisa, não saberá quais termos precisa usar para otimizar o seu conteúdo. Esse processo precisa ser realizado antes de iniciar qualquer estratégia de SEO.

Ele também é importante para planejar o conteúdo e otimizar a página, sendo possível usar algumas ferramentas do Google para saber quais termos são mais pesquisados.

Quem está começando um blog do zero ou criando um conteúdo totalmente novo precisa saber quais palavras-chave deseja ranquear em sua página.

4. Utilizar URL personalizada

O WordPress utiliza o título da página para criar a URL como padrão, mas isso pode prejudicar a apresentação do conteúdo nos resultados de busca, já que o título pode ficar muito longo.

Vamos imaginar que uma empresa criou um material conseguinte título “Como fazer um folder promocional de qualidade para este ano”. Dependendo dos links permanentes escolhidos, pode ser que a URL fique muito extensa.

Mas, se a principal palavra-chave que a empresa está utilizando para segmentar o conteúdo for “folder gráfico promocional”, ela pode substituir a URL padrão e escolher um link personalizado para a sua página.

5. Investir em títulos otimizados

O título da página vai influenciar a URL padrão da sua página e definir o título H1, que tem como objetivo fornecer o assunto que está sendo tratado na página, tanto para os usuários quanto para os mecanismos de busca.

Podemos considerá-lo como o título de um livro, sendo assim, é necessário criar um bom título H1. Entretanto, também é preciso criar títulos H2, H3 e assim por diante, visto que são eles que darão estrutura para o conteúdo.

Sua função é dividir o texto e facilitar a leitura, nesse contexto, podemos dizer que ao passo que o H1 é o título do livro, o H2 se refere aos subtítulos ou capítulos.

Para o blog de uma empresa de locação de tv, os títulos das páginas são ótimos locais para incluir os termos e suas versões. No entanto, não deve-se exagerar ou forçar sua inclusão em locais onde essas palavras não se encaixam de maneira natural.

6. Focar em links internos

Se você utilizar links internos em seu conteúdo, vai estabelecer relevância entre as diferentes páginas do blog, transmitir autoridade e melhorar a navegação dos visitantes.

Esse procedimento é muito simples: o estudo que você precisa fazer é destacar o texto que deseja vincular e clicar na opção “Link” na barra de ferramentas, que permite colar uma URL ou pesquisar páginas no site.

Vantagens do WordPress

Agora que você já sabe como destacar o seu blog nas páginas de busca, neste tópico, vamos mostrar os benefícios de se investir nessa plataforma.

Se um restaurante de kit lanche corporativo utiliza o WordPress, tem acesso a uma série de vantagens, como:

Instalação simples

Essa plataforma é amigável e recomendada para iniciantes, uma vez que possui uma instalação rápida de apenas 5 minutos e que não exige nenhum tipo de conhecimento.

Além disso, a maioria dos provedores de hospedagem oferecem instalação automática do WordPress, e o usuário só precisa preencher algumas informações.

Customização fácil

Uma das características que mais chamam a atenção no WordPress é a sua fácil customização. Por meio de um computador usado, você pode escolher entre mais de 54 mil plugins em seu diretório oficial e optar entre 11 mil temas.

O plugin é uma extensão de código que pode ser adicionado à plataforma para potencializar suas capacidades e funcionalidades. São ferramentas úteis e você não precisa ter conhecimento técnico para instalá-las.

Com esse sistema, você personaliza a aparência do blog para que ele fique de acordo com a sua preferência e deixe o site com as características que deseja.

Maior resguardo para as empresas

Toda organização, como fabricante de carimbo para empresa, precisa ter um site seguro. Isso é muito importante, afinal, uma invasão ou vazamento de dados pode custar muito caro e prejudicar a companhia.

O WordPress tem sua atenção totalmente voltada para a segurança, e além da proteção do próprio software, você ainda pode contar com alguns plugins de segurança, que possuem funcionalidades ainda mais avançadas.

Conclusão

As organizações precisam de um blog para veicular conteúdos ricos e de valor ao seu público-alvo. Mas não basta simplesmente criar o site, é necessário que ele tenha como base uma boa plataforma CMS.

O WordPress já se mostrou inúmeras vezes uma excelente opção que, inclusive, é recomendado pelos profissionais de marketing e desenvolvedores.

Apesar de ser uma ferramenta simples e intuitiva, ele é completo e seguro e garante que o seu negócio desenvolva um blog que oferece boa experiência aos usuários e ajuda nos resultados da sua empresa.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



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