O engajamento se refere a um conceito do marketing que mostra a participação e o relacionamento entre uma marca e seus consumidores ou potenciais clientes. Basicamente, informa a interação deles em determinado canal, como blog ou redes sociais.
Com o crescimento do mundo digital e o desenvolvimento da internet, as plataformas online acabaram se tornando a base para diversas empresas para a fundação de um outro meio de comunicação com os clientes, como uma forma de estreitar o relacionamento.
Nesse contexto, tornou-se necessário entender o comportamento deles, que foi mudando constantemente com o tempo, e valorizar a sua experiência de compra para assim garantir seu sucesso, sendo então necessário focar no engajamento.
Essa proximidade pode ser promovida em uma instituição de várias maneiras, como um modo de fazer com que o consumidor conheça a marca e fique instigado a comprar os produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa de comunicação visual para carros.
Sobre a importância do engajamento
Esse conceito tem uma relação direta com a análise de resultados de uma empresa e o seu desenvolvimento. Portanto, a seguir, entenda alguns dos motivos de sua importância:
Garante um trabalho mais focado
Quando uma empresa tem acesso às opiniões de seus clientes e compreende o que eles acharam de cada campanha que foi publicada, ela é capaz de adaptar todas as suas estratégias de acordo com os desejos e comportamentos desse público.
Com isso, o trabalho de toda a equipe é mais focado, uma vez que suas necessidades são compreendidas e os meios de alcançar seus objetivos se tornam mais claros, o que garante que suas campanhas sejam totalmente direcionadas ao público e sabe-se como atingi-los.
Esse ponto é fundamental para uma empresa de adesivos para geladeira, pois ela garante uma análise de todas as táticas que foram aplicadas e tem uma compreensão completa do que funcionou ou não, permitindo um direcionamento base para as próximas estratégias.
Com um direcionamento definido, ela pode se desenvolver mais rápido, uma vez que sabe o que agrada seus consumidores e o que terá efeito, sem perder tempo testando estratégias que ela sabe que não terão resultados.
Aumenta a produtividade das equipes
Como consequência do tópico anterior, ter uma equipe com um direcionamento eficiente de suas táticas permite que os objetivos sejam alcançados mais facilmente, o que é um gatilho para aumentar a motivação dos colaboradores.
Isso porque, quando eles veem que seu trabalho está contribuindo para o crescimento da companhia, se sentem parte do desenvolvimento, o que faz com que a motivação e a produtividade aumentem, ponto essencial para boas campanhas.
Por exemplo, a equipe de uma empresa de motoboy entregador que vê que todo o seu investimento de trabalho em uma campanha conseguiu engajar clientes e atingir seu objetivo, consequentemente cria uma satisfação nela, instigando-a a produzir mais.
Melhora o relacionamento com os clientes
Pelo fato de a instituição conhecer os seus consumidores de perto, devido ao fato deles deixarem as suas opiniões (ou seus dados, de acordo com os números de engajamento), ela consegue criar estratégias que mais os agradam, melhorando o relacionamento.
Isso porque eles sentem que as estratégias foram direcionadas para suas necessidades, entendendo que são parte importante do que a organização produz. Assim, o cliente vê a marca com uma melhor imagem e pode se fidelizar.
A fidelização é essencial, uma vez que torna os consumidores os próprios promotores da marca, propagando os seus produtos e serviços para outras pessoas, além de indicar e recomendar a empresa, o que garante segurança aos novos compradores.
Logo, uma prestadora de serviços de conserto de tv philips que promove interação de seus consumidores e consegue a opinião deles sobre determinado assunto para melhorar o tópico citado, faz com que eles entendam que ela deseja satisfazer os desejos da clientela.
Aumenta o alcance
Publicações com engajamento conseguem chegar a mais pessoas, seja por meio de sua popularidade ou por meio do compartilhamento entre os usuários. Dessa forma, o alcance de uma empresa aumenta consideravelmente em relação ao normal.
Com mais pessoas tendo acesso a sua marca, ela consegue aumentar o seu número de clientes em potencial e de pessoas conhecendo seu trabalho. Como consequência, a quantidade de vendas também aumenta.
Um exemplo prático é de um usuário que tem acesso a um folder promocional de uma empresa que não conhecia porque seu amigo o marcou na foto. Assim, há mais chances dele comprar, uma vez ele tem mais confiança, pois foi indicado.
Diminui demais gastos
Como vimos até aqui, quando uma empresa conhece o seu público e suas necessidades, inicia um trabalho focado em seus objetivos e em como acessar o cliente para aumentar as vendas.
Assim, ela cria campanhas que sabe que levarão resultados à empresa, diminuindo consideravelmente os gastos com a criação de conteúdos e tempo com a produção de uma estratégia que pode ser ineficaz.
Como conseguir mais interação com o público
Como visto, é extremamente necessário que uma empresa saiba como garantir o engajamento de seus consumidores. Por isso, algumas técnicas para obter essa interação são:
- Usufrua de hashtags que combinem com o conteúdo;
- Mencione outras contas em sua publicação;
- Use linguagem que convide o leitor a ação;
- Faça as perguntas;
- Promova sorteios, concursos e promoções;
- Use imagens para chamar atenção;
- Tenha frequência de postagens;
- Entenda os momentos de visita do público à página;
- Responda os consumidores nas publicações;
- Utilize todos os recursos de interação das redes sociais.
Seguindo essas dicas, além dos tópicos que abordaremos a seguir com mais abrangência, é possível aumentar o engajamento do público, o que garante uma melhora considerável no desempenho da empresa, ajudando-a a se desenvolver.
1 – Saiba com quem está lidando
Saber para quem o conteúdo será destinado e quem deve interagir com ele é essencial, pois faz com que o engajamento de fato funcione, uma vez que a campanha será criada para fazer com que o público-alvo interaja com a publicação.
Deve-se buscar informações sobre seus gostos, características e tudo que conseguir. Assim, é possível entender suas preferências e desejos para elaborar campanhas de acordo com o que eles procuram.
Por exemplo, uma empresa de tecnologia que deseja fazer publicidade de seu computador semi novo terá um público mais engajado se souber que são, geralmente, adultos, trabalhadores e que precisam resolver o problema de falta dessa tecnologia.
2 – Invista em diferentes canais
O atendimento da empresa deve ser personalizado e priorizado, oferecendo aos consumidores diferentes canais para contato.
Assim, garante-se que ele consiga escolher e usar a plataforma de sua preferência, tendo uma experiência melhor e de qualidade em todas elas.
3 – Crie conteúdos relevantes e criativos
Os conteúdos são a forma com a qual o público será chamado a interagir e a gerar engajamento. Então, ele deve ser relevante, criativo e que chame os usuários para deixar suas opiniões ou compartilhar com sua rede de contatos.
Com isso, a marca consegue aumentar o seu alcance e tráfego através da produção de um material mais simples, mas eficiente. É importante que ele ajude o consumidor de alguma maneira, seja dando uma solução para certo problema ou ensinando algo a mais.
Por exemplo, uma empresa que faz banner para eventos pode criar conteúdos com dicas para como melhorar uma apresentação em público em eventos. Dessa forma, atrai pessoas com potencial de compra e melhora da visão da marca.
4 – Faça um acompanhamento das métricas
É imprescindível que a empresa faça um acompanhamento frequente de suas estratégias e do desempenho delas, visto que é assim que ela consegue perceber quais táticas foram certeiras e quais não conseguiram agradar os clientes e ter bons resultados.
Dessa forma, ela pode modificar as formas com as quais cada uma delas foram aplicadas, garantindo que a próxima campanha seja mais eficiente e consiga desempenhar os retornos de qualidade como o desejado.
Portanto, isso cabe para uma gráfica que produz flyer festa e fez uma campanha de sorteio com seus consumidores, percebeu que tiveram muitos compartilhamentos, mas poucos comentários.
Assim, ela consegue inserir uma regra de marcar um amigo nos comentários e adaptar a forma com a qual a campanha foi feita para personalizar os seus resultados de acordo com cada objetivo.
Conclusão
O engajamento é ponto essencial para uma empresa levar em conta no momento de criação e avaliação de suas estratégias.
Ele deve ser pensado em todos os seus passos e criado de acordo com fatos específicos de cada companhia. É importante lembrar que o ponto principal e o foco desse recurso precisa estar no cliente e em sua experiência.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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