quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Como elaborar a gestão de produtos?

Projetar, definir detalhes e confeccionar produtos de qualidade, formam a gestão de produtos, atividade angular para o exercício do comércio e da indústria, por onde surgem os diferenciais que posicionam marcas à frente de seus concorrentes. 

Os problemas que comprometem a aceleração da produção industrial e das soluções inovadoras repousam sobre a má organização de uma cadeia produtiva, marcada pela ausência de uma equipe qualificada de gestão de produtos. 

Observando as necessidades da sociedade, este segmento da administração analisa critérios de funcionalidade, formato e peso do objeto, matéria-prima utilizada e todos os processos logísticos envolvidos em sua fabricação. 

Cada segmento econômico busca satisfazer uma demanda do mercado consumidor, fornecendo um produto que possui características específicas de aquisição e consumo, o que transforma o relacionamento entre empresa e cliente. 

A produção industrial para o consumidor final, por exemplo, é marcada pela alta padronização do produto, onde a projeção do item é realizada de modo a contemplar critérios de replicabilidade e otimização de custos. 

Visando atingir um grande volume de pessoas, a produção deste tipo parte do princípio de que há uma série de necessidades comuns a uma amostra muito grande de indivíduos. 

A análise desta amostra em conjunto elimina naturalmente aspectos unitários. 

Uma cadeia produtiva voltada para este tipo de atendimento em demanda é regida pelos seguintes princípios: 

  • Fácil replicação do item; 
  • Padronização de matéria-prima; 
  • Minimização de custos de produção; 
  • Amplificação da capacidade de estoque. 

Por outro lado, nem todas as demandas de mercado poderiam ser supridas com o fornecimento de toneladas de material padronizado. 

Um amplo comércio voltado para atender às individualidades ignoradas pelas análises de massa se mostrou lucrativo. 

Neste contexto, multiplicam-se as relações entre dois tipos de cliente: o consumidor final disposto a pagar por um item personalizado e outras empresas, em busca de soluções que facilitem seus procedimentos internos. 

Diante destas novas demandas, o modo como a cadeia produtiva é organizada também se modifica. 

Métodos de produção que resgatem a essência artesanal da produção personalizada ao passo em que mantém níveis altos de produtividade são construídos. 

Em oposição à produção padronizada, de larga escala, este outro método de criação baseia-se em outros princípios: 

  • Cadeia produtiva mais duradoura; 
  • Pequeno volume e alta variedade; 
  • Grande poder de customização; 
  • Alta variação de valor final do produto.

Esta função de analisar as necessidades do cliente, desenvolver e implantar meios de adaptar a produção em um empreendimento para adequá-lo a estas demandas, define a gestão de produtos e a criação do conceito de sistema de produção. 

Sistemas de produção: estratégico a operacional

A gestão de produtos lida com todo o processo de projeção de um item a ser comercializado por uma empresa. 

Por ser uma atividade de ordem administrativa, é comumente associada às fases iniciais do planejamento estratégico. 

Considerado o nível organizacional mais alto, o planejamento estratégico é formado pelos cargos de maior poder decisivo de uma empresa, como presidentes, vice-presidentes, diretores departamentais e analistas. As decisões mais importantes partem deste grupo. 

A depender do tamanho da empresa, o planejamento estratégico pode envolver muitos funcionários e sócios, ou ser formado pelo empreendedor criador de um pequeno negócio. De qualquer modo, neste nível se define as principais características do produto. 

O catálogo de itens disponibilizados por uma empresa pode ser constituído de produtos de ordem primária ou secundária em termos de importância, onde um objeto é alvo das principais estratégias de marketing e gerador da maior parcela de lucro. 

As características ligadas ao uso, composição, despesas com material e mão-de-obra necessários para fabricação.

Além do design do objeto, são definidas pela gestão de produtos já na fase de planejamento estratégico. 

Grande parte destas definições se resguardam no entendimento de cada tipo de sistema de produção, portanto, como as necessidades do cliente e a proposta da marca melhor se encaixam em cada uma das opções. 

Sistema de produção contínua

Comum em indústrias voltadas para a produção em massa, os sistemas de produção contínua aplicam técnicas específicas para assegurar que o máximo número de itens serão fabricados em um mínimo intervalo de tempo. 

Um empreendimento que produz lotes de wobbler mockup para supermercados e outros estabelecimentos de venda a atacado ou varejo, inserem em seu planejamento de produto o sistema de produção contínua como mais adequado para padronizar e replicar o item. 

Sistema de produção intermitente

Caracterizada por um nível de personalização superior em comparação à produção contínua, o sistema intermitente analisa necessidades de volume, aspecto e composição específicas para cada cliente, gerando uma produção em massa adaptada. 

Um produtor de brindes corporativos diferenciados recebe encomendas de empresas clientes para a confecção de quinhentos brindes de cores, material utilizado e tamanhos pré-definidos pelo tomador do serviço. O produtor cria grandes lotes naquele padrão.  

Sistema de produção para projetos grandes 

Composto por preços mais altos, prazos de entrega maiores e grande capacidade de customização, o sistema de produção para grandes projetos é aplicado em propostas de produtos sob medida, exclusivos para o cliente que efetua o pedido. 

Aplicados também ao setor de serviços, o entendimento dos sistemas de produção são fundamentais para nortear o trabalho da gestão de produtos. 

Uma agência de turismo pode oferecer pacotes de viagem exclusivos para um perfil específico de público.

Gestão de produtos: criando um plano

Conhecidos os métodos de produção, é necessário ainda construir uma proposta concreta de produto. 

Para tal, o gestor analisa o comportamento do perfil de consumidor que deseja contemplar e as características vitais da empresa correspondente. 

Em sua fase inicial, a gestão de produtos é um processo criativo que transforma procura, desejos, necessidades e faltas do público em soluções tangíveis. 

Trata-se da etapa de ideação, onde se define o nível de interesse, a capacidade de uso e o valor real do item. 

Para auxiliar a criação e estruturação de um produto, o gestor da área se utiliza de tais ferramentas para análise de mercado: 

  • Experiência do usuário; 
  • Resultado de buscas em motores de pesquisa online; 
  • Pesquisas de satisfação do cliente; 
  • Análise de produtos similares. 

O sucesso de uma das mais recentes propostas de empresa de transportes, onde a criação de um aplicativo permitia o uso, por parte de diversos estabelecimentos, de sua estrutura para entrega à domicílio é um exemplo de gestão de produto bem executada. 

Neste exemplo, o gestor identificou uma demanda pouco suprida, a entrega rápida e eficiente de qualquer encomenda a domicílio, em qualquer estabelecimento comercial. 

Os produtos similares a sua proposta eram caros e pouco acessíveis para pequenos negócios. 

Após a definição da ideia central que norteia a criação de um produto, as etapas seguintes dizem respeito ao detalhamento da ideia e implantação do projeto. 

Especificação do produto

A especificação do produto consiste na etapa que define como, de onde e a qual objetivo o produto idealizado pertence. 

As especificações relacionadas à derivação e finalidade do item são denominadas por seus fenômenos de desenvolvimento: 

  • Nacionalização; 
  • Plataforma; 
  • Incrementais; 
  • Inovadores. 

Os produtos desenvolvidos sob a ótica de nacionalização dizem respeito ao produto derivado de um item internacional, onde a base e funcionalidade são iguais, mas contém adaptações voltadas para as necessidades do mercado local. 

Um exemplo é a adaptação de veículos para o lançamento em cada país. 

A depender da proposta de cada região, o mesmo produto ganha, perde ou sofre modificações em seus elementos. 

O mesmo processo ocorre em sistema de gestão para pequenas empresas

Um produto de plataforma é uma repaginação de um item pré-existente, onde este retorna ao mercado com sua estrutura básica anterior e o acréscimo de reparos que potencializam seu desempenho. A funcionalidade se modifica e a base permanece igual. 

Produtos incrementais são versões projetadas para o baixo custo, otimizadas para uma cadeia produtiva mais simples, menos complexa e preços de mercado menores. 

Pode ser a versão de uma concorrente a um item de sucesso no segmento. 

Inovadores são os produtos que abrem novos segmentos de mercado ou apresentam uma estrutura significativamente diferente em relação a objetos similares. 

Um exemplo é a implementação de biometria para catraca acesso a partir dos anos 80. 

Roteiro de produção

O gestor de produtos é responsável pelas fases de criação, implementação e avaliação do desempenho dos itens comercializados. 

Aplicando os conhecimentos em cadeia produtiva a proposta desenvolvida pelo planejamento, cria-se um roteiro de produção. 

O roteiro de produção inicia enumerando as prioridades e a técnica utilizada para a distribuição e execução das tarefas diárias. 

Define-se também o resultado esperado, prazos, departamentos incluídos e o rastreio dos materiais necessários. 

Em uma sala reunião, a equipe selecionada para a gestão do produto elabora e comunica a todas as partes da cadeia produtiva como será executada a jornada de testes e as métricas para avaliar a recepção do mercado consumidor. 

A criação de uma equipe de gestão de produtos gera efeitos sobre o posicionamento, credibilidade e autoridade de marca, produzindo vantagens valiosas como: 

  • Melhora na qualidade de produtos e serviços prestados;
  • Maiores índices de retenção do cliente; 
  • Maiores índices de preferência de marca; 
  • Maior diferenciação da concorrência; 
  • Maior controle de processos e gerenciamento de crises. 

Portanto, a gestão de produtos é um elemento indispensável para o novo empreendedor, seja ele um comércio para o consumidor direto ou uma empresa de terceirização para outras empresas, conferindo a ele uma posição privilegiada. 

Conclusão

Portanto, a gestão de produtos é um segmento da administração direcionado ao controle e construção de todo o processo que forma uma cadeia produtiva, desde sua idealização até o momento da entrega ao cliente. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



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