As ações da Petrobras caíram cerca de 6% após os anúncios do governo Lula de intervir na política de preços dos combustíveis. Os analistas do mercado acreditam que essas diretrizes se traduzam, na prática, em maior risco de cortes no pagamento de dividendos, investimentos maiores por parte da empresa e diminuição de venda de ativos.
O que mais abalou as ações da empresa foi a consolidação da expectativa de que haverá, de fato, uma revisão da política de preços da petroleira, segundo analistas. Isso pode desembocar em redução do lucro e, consequentemente, corte na distribuição de dividendos.
Outra questão que espantou investidores foi o aumento na expectativa de risco no controle das contas públicas após a decisão de Lula de manter a desoneração dos impostos nos combustíveis – ao contrário do que desejava o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Analistas também interpretaram que a edição da MP diferente do plano do ministro mostrou um descompasso entre os planos do presidente e do seu ministro da Economia.
A Medida Provisória (MP) 1157/23, assinada por Lula na segunda-feira, zera até 31 de dezembro de 2023 as alíquotas de PIS/Pasep e Cofins sobre óleo diesel, biodiesel e gás natural. Já para gasolina e álcool, a isenção foi estendida por mais 60 dias, até 28 de fevereiro deste ano. A medida também prevê isenções para querosene de aviação e gás natural veicular, incluída as transações de importação, para os próximos dois meses.
O post Entenda o motivo das ações da Petrobras caírem no primeiro dia do governo Lula apareceu primeiro em Portal de Notícias | Economic News Brasil.
from Portal de Notícias | Economic News Brasil https://ift.tt/7n4SyY8
via IFTTT
from Economic News Brasil https://ift.tt/mguU9oM
via IFTTT
Nenhum comentário:
Postar um comentário