sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

Governo muda de ideia em relação ao fim do saque-aniversário do FGTS

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, mudou de ideia sobre acabar com o saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

“A nossa preocupação é com a proteção dos trabalhadores e trabalhadoras em caso de demissão e com a preservação da sua poupança”, disse o ministro em susas redes sociais.

“A manutenção ou não do saque-aniversário do FGTS será objeto de amplo debate junto ao Conselho Curador do FGTS e com as centrais sindicais. A nossa preocupação é com a proteção dos trabalhadores e trabalhadoras em caso de demissão e com a preservação da sua poupança”, postou Marinho.

O saque-aniversário é uma opção que permite ao trabalhador sacar uma parte do saldo do FGTS todos os anos, no mês de aniversário da conta do FGTS. De abril de 2020 até agora 28 milhões de trabalhadores aderiram a modalidade e retiraram R$ 34 bilhões.

O valor que pode ser sacado corresponde a um salário mínimo atualizado pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), acrescido de juros de 0,5% ao mês. O trabalhador pode optar por fazer o saque-aniversário todos os anos ou apenas em alguns anos.

No entanto, é importante lembrar que o saque-aniversário é uma opção e não uma obrigação, e o trabalhador pode optar por não fazer o saque e deixar o dinheiro do FGTS na conta para fazer juros.

 

O post Governo muda de ideia em relação ao fim do saque-aniversário do FGTS apareceu primeiro em Portal de Notícias | Economic News Brasil.



from Portal de Notícias | Economic News Brasil https://ift.tt/R0lTGI2
via IFTTT

from Economic News Brasil https://ift.tt/xH4Yzm2
via IFTTT

Nenhum comentário:

Postar um comentário