De acordo com um relatório da Oxfam, publicado na última semana, dois terços de todas as novas riquezas geradas no mundo nos últimos dois anos foram acumuladas por apenas 1% da população mundial.
A pesquisa destaca o crescimento exponencial da desigualdade econômica global e chama atenção para a necessidade de medidas urgentes para combater a expansão da pobreza.
Segundo a pesquisa, o mundo gerou 42 trilhões de dólares em dois anos, e dois terços desse valor ficou nas mãos de apenas 1% da população mundial. Na última década, o 1% mais rico do mundo acumulou cerca de 50% da riqueza mundial.
A Oxfam estima que as fortunas bilionárias crescem atualmente 2,7 bilhões de dólares por dia, enquanto 1,7 bilhão de trabalhadores em todo o mundo vivem em países onde a inflação ultrapassa o aumento de seus salários. A Oxfam afirma em seu relatório que cada bilionário do mundo representa “um fracasso político”.
Além disso, a pesquisa também concluiu que as empresas de alimentos e energia mais do que dobraram seus lucros em 2022, pagando mais de 257 bilhões de dólares aos seus acionistas.
A questão da alimentação é especialmente simbólica quando se trata da acumulação de riqueza, já que 800 milhões de pessoas no mundo vão dormir todas as noites com fome. Segundo a Oxfam, é a primeira vez em 30 anos que a riqueza extrema e a pobreza extrema crescem simultaneamente.
O post Pesquisa mostra que dois terços da riqueza do mundo são acumulados por 1% da população apareceu primeiro em Portal de Notícias | Economic News Brasil.
from Portal de Notícias | Economic News Brasil https://ift.tt/Fcj1QkZ
via IFTTT
from Economic News Brasil https://ift.tt/Es5lzn0
via IFTTT
Nenhum comentário:
Postar um comentário