segunda-feira, 6 de junho de 2022

4 estratégias de SEO para o seu e-commerce

Se você possui alguma empresa, seja ela digital ou física, você já deve ter ouvido sobre o SEO. Essa é uma estratégia necessária, principalmente para o marketing de conteúdo.

Com a chegada do digital, esse tipo de ferramenta se tornou essencial para a otimização de conteúdo, para que o mesmo possa se destacar e ser indicado ou descoberto pelos mecanismos de busca e pesquisa na internet.

Isso porque, com a superpopulação na internet e a produção em massa de serviços e conteúdos por indústrias e pessoas, fica cada vez mais difícil se destacar e inovar, principalmente sem o uso de estratégias.

Portanto, confira a seguir algumas estratégias de SEO que vão fazer a diferença em seu negócio, bem como trazer benefícios e auxiliar no crescimento e desenvolvimento de sua empresa, a fim de conseguir, cada vez mais, se consolidar no mercado.

O que é SEO?

Para começar a entender todos os aspectos e benefícios do SEO, primeiro é necessário entender de fato o que esse termo significa, mesmo que você não possa fazer um curso para se especializar no assunto, como o curso de gestão comercial e marketing ead

O SEO é a sigla da frase em inglês Search Engine Optimization que, traduzido para português significa “otimização para os motores de busca”. Vale lembrar que motores de busca nada mais são do que os navegadores da internet, como, por exemplo, o Google, navegador mais utilizado do mundo. 

Dessa forma, essa otimização desses motores de busca vai funcionar através de estratégias e regras pré-determinadas que irão conversas com os algoritmos desses servidores, para que, o seu conteúdo ou marketing produzido possa se destacar na web. 

Ou seja, a otimização para os motores de busca irá manipular e influenciar os algoritmos dos buscadores a definir o ranking de uma página para determinada palavra-chave pesquisada.

Por consequência, se uma pessoa pesquisa no Google sobre “especialização em administração hospitalar”, o conteúdo que aplica as regras de SEO mais fidedignamente tem melhores chances de ser aquele que aparecerá nas primeiras páginas, ou até mesmo em primeiro lugar na pesquisa da palavra-chave em si.

É importante ressaltar que se destacar nas buscas é relevante, pois é isso que irá definir o sucesso de seu alcance em relação ao público que você almeja engajar.

Uma característica do consumidor moderno é que ele clica e busca sites vistos na primeira página dos buscadores. 

Isso porque, é raro as exceções de pessoas que se propõem em olhar os sites listados nas outras páginas do Google. Não aparecer na primeira página ou em destaque pode prejudicar o alcance de resultados.

Como o Google funciona? 

Outra questão que é importante de entender, trata-se de como o Google funciona e quais as estratégias adotadas por ele para definir quais são os melhores conteúdos, quais devem e merecem estar em destaque na busca do consumidor.

Dessa forma, a princípio, o Google se baseia em algumas questões iniciais, que são:

  • Rastreamento;
  • Indexação;
  • Exibição;
  • Resultados. 

Deste modo, o primeiro rastreamento é quando os robôs presentes nesse navegador (Googlebot) conseguem identificar quais são os sites que devem ser enviados para determinada busca.

Ou seja, esses robôs precisam pensar no que disponibilizar para uma pessoa que pesquisa por “gestão financeira ead preço” para que ela tenha a informação que deseja. Para cumprir essa tarefa, esses robôs utilizam algoritmos.

Em suma, esses algoritmos também são responsáveis por definir quais são os conteúdos considerados como prioritários, assim como a sua frequência de indexação das páginas.

Desta forma, esse processo que é rico por várias etapas, também passa pela indexação, que nada mais é do que a etapa onde esses robôs processam cada uma das páginas rastreadas para incluí-las em seu índice.

Essa é uma simplificação de todo o processo complexo que o Google faz para conseguir responder a uma simples pergunta do internauta, como por exemplo: “curso gestão de pessoas ead”.

O que é SEO para e-commerce?

Uma vez que foi possível entender como funciona a estratégia de SEO e os sistemas de rankeamento do Google, antes de ver as estratégias em si, é importante entender o porquê esse requisito é tão importante para as companhias.

O e-commerce, que significa “electronic commerce”, em tradução literal ao português significa comércio eletrônico, que na prática é a negociações online para compra de produtos, serviços e infoprodutos, tem como necessidade o uso do SEO.

Para além de fazer boas formações e graduação em faculdade de vendas, ter um e-commerce significa se destacar em buscas, principalmente, para conseguir se destacar em meio a concorrência.

Deste modo, é possível dizer que o SEO para o e-commerce nada mais é do que a principal ferramenta que poderá definir se a otimização de estratégia de marketing, bem como é o instrumento capaz de potencializá-las.

Resumidamente, usar o SEO em e-commerce é necessário pois é essa estratégia a responsável por aumentar as vendas de um e-commerce através de sua visibilidade orgânica, questão capaz de gerar um reconhecimento ampliado de marca, aumento de tráfego e, por consequência, mais negócios.

Vale lembrar que essa otimização pode ser feita por diferentes formatos, como, por exemplo, diferentes técnicas de conteúdo, usabilidade e até mesmo em ações externas, através de atividades de branding e assessoria de imprensa, recursos que também são usados em uma boa gestão de pessoas em startups.

Estratégias de SEO

Agora que já foi possível entender sobre todos os conceitos necessários, chegou a hora de conhecer as principais estratégias e ferramentas usadas para fazer um bom SEO, se destacando em meio aos buscadores digitais.

  1. URLs 

A URLs, ou também conhecida como endereço de uma página, deve ser levada em consideração e precisa ser bem estruturada, justamente, por ser o principal meio por onde um usuário ou algoritmo poderá localizar sua página ou conteúdo. 

Dessa forma, é importante ressaltar que esse endereço eletrônico tem como objetivo comunicar seu usuário ao algoritmo utilizado no Google, bem como, ele precisa conter o assunto principal de seu conteúdo em sua estrutura. 

De acordo com especialistas em SEO, para fazer URLs que sejam consideradas boas, com uma estrutura compreensível, é preciso que sejam utilizadas palavras-chave claras. 

Além disso, é importante evitar códigos e caracteres especiais, sem esquecer do protocolo SSL, que confere segurança ao seu visitante.

  1. Título e meta descrição

Assim como o endereço eletrônico é um fator importante para a localização de um site na web, seu título e Meta Description (resumo sobre o conteúdo), também são extremamente relevantes, pois, são essas as primeiras informações que serão visualizadas pelo usuário ao fazer a busca. 

Um exemplo é pensar em quais as informações importantes de serem reveladas a um usuário que pesquisa por “curso técnico de gestão financeira”, para que o mesmo se interesse em clicar no link?

Lembrando que essa questão deve ser avaliada e constantemente otimizada de acordo com as melhores práticas de SEO, uma vez que o uso eficiente das tags torna-se insubstituível para todos os usuários interessados em ajudar o Googlebot, com isso compreendendo as ferramentas do próprio site, aumentando o CTR nos softwares de busca.

São essas informações que serão exibidas na SERP e que farão delas o seu cartão de visitas. Conquiste seu usuário com um título e descrição atraentes e o mais completos possível.

  1. Heading tags

AS heading tags, ou também conhecidos como subtítulos dizem respeito à hierarquização técnica do conteúdo. Essa separação, quando feita da forma correta, pode ajudar o crawler a compreender com mais clareza qual o assunto tratado por uma página.

Esse heading tag pode ser dividido por marcadores que se caracterizam como H1, H2, H3 e demais são tão importantes dentro do código de uma página. O H1 é a tag que mais se destaca por se tratar do título de um conteúdo.

Logo em seguida vem o H2, que deve ser usado como subtítulo. Os H3, se referem aos títulos menores que são inseridos dentro do H2, assim por diante.

Dessa forma, as tags podem ir do H1 ao H6, sendo H1 a mais relevante e H6 a menos relevante.

  1. Imagens

Outro requisito importante em um conteúdo é a sua ilustração visual, as imagens. 

Entretanto, não basta apenas anexar uma imagem a um conteúdo, uma vez que, em se tratando de SEO, é necessário se atentar a detalhes técnicos que irão ajudar no rankeamento do conteúdo. 

Pensa-se então que, ao adicionar uma imagem em um conteúdo que trata sobre gestão de recursos humanos, é necessário colocar ilustrações que se coloquem dentro de um padrão mínimo de qualidade imagética, sempre abaixo de 100 kb e incluir a alt tag description.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.



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