As compras online têm sido cada vez mais frequentes, ainda mais em tempos pandêmicos. Mas garantem especialistas que o dia mais esperado pelos consumidores ocorre no mês de novembro: a Black Friday. Criado nos Estados Unidos, esse dia que os brasileiros tanto esperam são as grandes ofertas divulgadas pelas empresas. De acordo com dados disponibilizados pelo Mercado & Consumo, um portal de varejo, em 2020, houve o maior número de vendas e de faturamento no Brasil.
Segundo dados da Ebit|Nielsen, o e-commerce brasileiro em 2020 faturou em torno de R$ 4,02 bilhões de vendas totalizadas, sendo que houve também um crescimento de 25,1% em relação ao ano anterior, 2019. No ano de 2021, estima-se que haverá um crescimento ainda maior em relação aos anos anteriores.
Para aumentar as vendas neste ano, consultores e especialistas dizem que a melhor forma é obter um bom planejamento e escolher as melhores opções para o consumidor, pois os mesmos provavelmente já estão à procura dos itens e avaliando o que tem mais benefício para eles. Uns dos itens mais procurados entre os consumidores são os artigos de eletroeletrônicos, como notebook, celular, videogame, etc. São itens essenciais hoje em dia para se comunicar e trabalhar.
Portanto, a melhor maneira para lucrar com esse dia tão esperado é criar formas e ferramentas para facilitar a venda do seu cliente, para que nenhum problema ocorra durante o processo de venda online – essa é uma maneira de evitar maiores problemas e desgastes ao consumidor. A dica dos especialistas é negociar preços antecipadamente com o seu fornecedor, para que o repasse ao seu cliente seja um valor que o comerciante consiga lucrar e se manter no mercado, sem obter prejuízos.
Estratégias adquiridas no ano de 2021 foram a de explorar todo o mês de novembro com promoções relâmpagos – esse marketing tem o nome de “Esquenta Black Friday”. Existem campanhas publicitárias que aderem o todo o mês de novembro com promoções, têm outras empresas que preferem adotar as liquidações somente em uma semana do mês vigente. Há marcas que decidem acatar o planejamento estratégico unicamente para o dia mais esperado de vendas de novembro. Todas as formas estão corretas, cada empresa escolhe o que considera melhor diante do seu planejamento.
A tendência é reduzir o valor e aumentar as vendas para obter lucros com os produtos mais vendidos, e os menos vendidos para desafogar o estoque do comerciante e fazer o dinheiro fluir para novos investimentos. É um ótimo momento para atrair a atenção de novos clientes. Focada no público-alvo, a comunicação de venda e pós-venda faz com que possam surgir vendas no futuro e a fidelização dos clientes, além de disparar chamadas em todos os veículos de comunicação, para que o consumidor tenha acesso ao seu produto.
De qualquer forma, a Black Friday tem sempre um grande potencial em números de vendas; portanto, aderir às estratégias citadas e ter um bom planejamento é a forma mais eficaz de ter um resultado surpreendente.
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