O atendimento publicitário tem o papel de facilitar a comunicação entre a agência e seus clientes, portanto, é fundamental para o sucesso do projeto, isto sem considerar a qualidade do trabalho.
De modo geral, essa etapa garante que a agência vai entregar uma proposta de valor coerente com os objetivos do cliente.
Inclusive, um dos maiores pilares da publicidade é o modo como a agência se relaciona com seu público e, principalmente, com o consumidor. Inclusive, elas passam a ser reconhecidas pelos seus próprios clientes por conta da qualidade dos serviços prestados.
No entanto, para construir uma imagem positiva, é fundamental contar com um bom atendimento publicitário. O profissional dessa área precisa ter jogo de cintura, pois assim ele identifica o melhor momento para fechar negócio com o seu cliente.
O atendente publicitário também precisa entender que o seu trabalho é a prestação de serviços e não a venda de produtos prontos.
Essa questão é fundamental, visto que é muito mais fácil argumentar a venda de algo físico que pode ser visto e tocado.
Para te ajudar a entender um pouco mais sobre esse trabalho, vamos explicar o que é atendimento publicitário, como essa prática pode ser executada e mostrar a sua importância. Acompanhe!
Afinal, o que é o atendimento publicitário?
O atendimento publicitário nada mais é do que um setor que faz uma ponte comunicativa entre a agência e seu cliente. Ele é responsável por prospectar, negociar e manter a carteira de clientes, sendo também responsável pela elaboração dos briefings.
Esse documento serve como uma bússola que direciona todos os envolvidos durante os trabalhos publicitários, e quando uma distribuidora de produtos em alumínio contrata uma agência, o atendimento publicitário é o primeiro contato que ela tem com ela.
Para exercer essa função, é necessário desenvolver algumas habilidades e possuir qualificações que ajudem a estabelecer uma comunicação efetiva entre a agência e seu cliente.
É muito importante saber conduzir a negociação e conhecer plenamente o papel da agência e o segmento do negócio. É assim que será possível elaborar um planejamento publicitário e administrar a relação entre essas duas partes.
Dentre os objetivos deste trabalho, é possível mencionar:
- Atrair novos clientes;
- Negociar trabalhos;
- Construir uma ligação entre as partes;
- Participar do planejamento.
Ele também cuida da carteira de clientes e cria o briefing que será apresentado para a equipe de criação. Entretanto, para executar todas essas tarefas, é fundamental saber fazer um bom atendimento publicitário.
Como executar esse planejamento?
Para fazer um bom atendimento publicitário existem algumas práticas que não podem ficar de fora. Entre as principais, podemos elencar:
Conhecer bem a sua agência
É fundamental conhecer todas as particularidades da agência, e mesmo que você acredite que conhece todos os pontos, sempre existe uma questão que precisa ser aprofundada.
Antes de elaborar o planejamento publicitário de uma empresa de manutenção exaustor, é preciso saber como cada departamento funciona, pois assim será possível fazer reuniões produtivas e criar boas estratégias.
Nesse sentido, conhecemos a principal questão que é a relação entre a equipe de criação e o atendimento. Se não houver um bom conhecimento de todos os setores, podem ocorrer desentendimentos ou problemas no diálogo.
O atendimento deve entender de que maneira os processos se desenvolvem, para assim ser possível obter informações consistentes dos clientes.
Em outras palavras, deve-se estabelecer uma relação transparente entre todos, visto que mantém-se a confiança e o trabalho é aprimorado.
Focar nos resultados desejados
O foco nos resultados deve estar por trás de cada ação executada, tendo em mente que o cliente não se importa ou nem mesmo sabe o caminho percorrido para chegar até seu objetivo. A única preocupação dele é alcançá-los.
Depois que a campanha termina, se a empresa perceber que os resultados não são satisfatórios, dificilmente ela vai renovar o contrato com a agência.
Não importa se você vai trabalhar com uma loja de roupas ou um fabricante de baterias veiculares, visto que de qualquer forma, precisa entender como funcionam os mais variados segmentos e como acontece a comunicação de cada um.
Um bom atendimento publicitário também considera os canais utilizados pela empresa e a maneira como ela precifica seus produtos e serviços.
Trata-se de uma conscientização benéfica para o seu cliente, pois suas ações serão mais previsíveis. Ademais, esse fator também é vantajoso para a agência porque ela consegue aumentar seus lucros e melhorar o retorno sobre os investimentos (ROI).
Quando há uma preocupação com as métricas e resultados, é possível obter um bom retorno, algo que contempla todos os envolvidos.
Saber identificar falhas
O atendimento publicitário toma as rédeas da comunicação como cliente, por isso, pode lidar com reações que nem sempre são positivas.
Encarar a insatisfação é algo desgastante, entretanto, é necessário apostar em todas as qualidades de um bom atendimento, como a paciência.
Mas, tanto na hora de atender uma empresa especializada em instalação de pisos quanto qualquer outra, o ideal é que esse tipo de situação não aconteça. Por essa razão, precisamos identificar falhas e o que pode afetar as expectativas dos consumidores.
Entender a empresa
Para criar um bom briefing, investir em soluções inovadoras e se antecipar às tendências do negócio, é fundamental entender o negócio do cliente.
Estas características de um bom atendimento publicitário facilitam o gerenciamento e a administração dos interesses das duas partes envolvidas, além de garantir a segurança para ambos.
É muito difícil elaborar estratégias que trazem bons resultados se não sabemos quais são os objetivos do contratante. Para conseguir isso, é muito importante ser proativo e conhecer todas as características da empresa.
O atendimento também precisa explorar o mercado do cliente para entender o seu tipo de público-alvo e o perfil da persona, para assim poder criar bons conteúdos.
Importância do atendimento publicitário
O atendimento publicitário é o primeiro ponto de contato entre um pet shop de serviços de banho e tosa e a agência, por isso, já podemos começar a entender a relevância desse trabalho. E dentre as suas vantagens estão:
1. Reforça a autoridade da agência
Nenhuma agência conquista autoridade de mercado como em um passe de mágica, visto que é vital ter conhecimentos aprofundados para escolher bons clientes e elaborar um briefing que encante os anunciantes e os consumidores.
Mas ele também é o responsável por reforçar a autoridade da agência, o que vai refletir diretamente na satisfação do cliente e destacar os serviços oferecidos pela equipe.
A empresa espera ter bons resultados, e o atendimento vai gerar luz a partir do primeiro contato até a execução do projeto. Se suas ações forem efetivas, a presença da agência será muito maior.
2. Identificar falhas
Contar com o setor de atendimento publicitário também é importante para identificar falhas nas expectativas do cliente.
A relação entre as agências e as empresas pode se desgastar, tendo em vista que as organizações focam suas expectativas e insatisfações nas mãos dos publicitários.
Para atender com maestria um distribuidor de equipamentos, o atendimento precisa adotar uma postura firme e utilizar argumentos palpáveis.
Logo, identificar várias na expectativa do cliente desde o momento em que elas ocorrem faz-se necessário, pois é isso que permite administrar com habilidade toda a pressão que esse setor recebe.
3. Notar pontos de atenção
É com esse trabalho que identificam-se os pontos de atenção que podem prejudicar a imagem da agência, afinal, não é possível se manter no mercado sem um bom atendimento.
Precisamos nos lembrar constantemente de que a informação corre rapidamente, o que exige que as falhas sejam solucionadas assim que acontecerem. Isso evita que a crise saia do controle e prejudique a imagem da agência.
Assim sendo, na hora de atender fabricantes de etiquetas auto-adesivas, seja proativo e identifique pontos negativos que possam prejudicar a imagem da agência.
Lembre-se de que a empresa não quer saber de que maneira os resultados aparecem; ela quer apenas que eles aconteçam. Com isso em vista, o atendimento publicitário deve procurar resolver as dificuldades em reconhecer o foco do seu cliente.
É necessário ter iniciativa e capacidade para criar estratégias inovadoras que vão trazer valor e, principalmente, bons resultados para os consumidores.
4. Identifica a persona do negócio
Por fim, o atendimento publicitário também é fundamental porque ele identifica a persona do negócio, o que torna mais assertiva a elaboração de estratégias, como no caso da impressão de materiais gráficos.
Conclusão
A equipe de atendimento publicitário precisa ser cativante e saber se relacionar com as pessoas, o que envolve muita paciência para ouvir o que as empresas têm a dizer, adotar boas soluções para elas e gerenciar os conflitos que podem aparecer.
São profissionais que dominam a própria área e possuem personalidade que transmite segurança e compreende os mais diferentes pontos de vista.
Com base nisso, torna-se muito mais simples compreender a importância do atendimento publicitário para a agência e seus clientes, sendo o setor responsável pelo sucesso de todos os envolvidos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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