quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Marketing no Instagram: por que investir neste recurso?

Podemos falar em várias inovações dos últimos anos que simplesmente revolucionaram nossas vidas, uma delas é a das redes sociais como o Instagram, que sem sombra de dúvida fez isso de modo exemplar.

De fato, uma pesquisa realizada por uma instituição, revelou que essa mídia social já conta mais de um 1 bilhão de usuários, sendo que só no Brasil temos mais de 100 milhões, que acessam e atualizam diariamente.

Agora imagine se um negócio de limpeza de sofás ou de qualquer outra área consegue se posicionar de modo eficiente nessa plataforma. 

Certamente, a fatia do mercado que ele vai conseguir garantir será algo bastante vantajoso.

Lembrando que as novas gerações estão presentes em peso nesse tipo de universo digital, de modo que o crescimento de uma marca ali dentro se torna algo sustentável, que já traz resultados imediatos, mas também mira para o futuro.

Por outro lado, a mesma pesquisa revelou que há uma forte presença de pessoas da terceira idade no Instagram, o que para alguns pode ser uma surpresa. Sobretudo após a pandemia de 2020, foram milhões de novos usuários.

Realmente, se pensarmos em um serviço como reforma de fachada, trata-se de algo que pode ser consumido por qualquer faixa etária. 

Além disso, as funcionalidades básicas da rede social também atraem qualquer um, por ser algo dinâmico e muito intuitivo.

Por exemplo, a facilidade com que é possível postar uma foto do último fim de semana, ou de uma festinha de aniversário, com isso comunicando todos seus seguidores em poucos segundos. Ademais, também eles podem comentar e interagir com facilidade.

É justamente no meio desse tráfego de usuários e de inscritos que as propagandas acontecem, mais ou menos como uma isca.

Por isso decidimos escrever este artigo, trazendo aqui os principais motivos pelos quais vale a pena investir em marketing no Instagram.

Para isso, também detalhamos quais as vantagens e benefícios de fazer isso na prática. 

Sem falar nos vários conselhos que damos sobre como realizar essa técnica da melhor maneira possível, para que qualquer um já comece a fazer hoje mesmo.

Um ponto bem interessante neste assunto é que hoje o Instagram é tão grande e tem um público tão sortido, que realmente já pode ajudar empresas de qualquer segmento, desde a área de produtos de limpeza atacado até itens de supermercado.

Desta maneira, se o seu interesse real é o de compreender a fundo por que vale tanto a pena investir no Instagram como estratégia de marketing, fortalecendo sua marca de modo sólido e ainda aumentando as vendas, basta seguir adiante na leitura.

O que é o Instagram?

Pouca gente sabe, mas essa rede social foi criada apenas em 2010, sendo que em dois anos ela já chamou a atenção dos maiores players do mundo. 

Tanto que em 2012, logo foi comprada pelo Facebook, formando um grupo com o WhatsApp.

Hoje essas três plataformas representam um dos maiores pilares da esfera digital no mundo todo. O que também reforça nossa compreensão sobre como o Instagram está inserido em um contexto maior, que o torna muito mais sólido do que podemos imaginar.

Ademais, foi-se o tempo em que as mídias sociais serviam apenas para uso pessoal, como para postar fotos de pratos de comida e do churrasco do fim de semana.

Assim, não demorou até as empresas perceberem que o tráfego gerado ali era imenso, de modo que estamos falando de uma das maiores vitrines comerciais que pode haver.

Bastaria isso para alguém como uma escola integral infantil atrair a atenção de todos os pais e alunos em potencial. 

Todavia, ainda podemos falar em outras vantagens, como a da customização, da dinâmica, da inovação e de tantas outras frentes.

Abaixo exploraremos cada uma delas, o que precisa ficar claro desde já é que o Instagram tem todos os aspectos que uma plataforma digital precisa para poder fornecer ações e campanhas de marketing realmente promissoras.

Até porque, seu foco não fica apenas em vender e insistir nos anúncios, de modo cansativo. 

Há algoritmos que garantem que as pessoas recebam bastante conteúdo gratuito, para que o conteúdo pago se apresente de modo bem mais atrativo.

As ferramentas da plataforma

Um aspecto fundamental de várias redes sociais, mas sobretudo do Instagram, é que elas estão sempre trazendo inovações que possam tornar a experiência dos usuários ainda mais dinâmica.

O interessante não está apenas no fato de que assim eles passam mais tempo conectados e navegando, o que aumenta as chances de sua empresa ser vista ali, mas também o fato de que essas novidades sempre tornam o processo mais gerenciável.

Dito de outro modo, a assertividade do marketing aumenta, permitindo que as marcas que anunciam ali tenham estratégias cada vez mais precisas e mais promissoras.

Assim, se uma loja de casa e construção que vende martelete rompedor quer anunciar este item, ela tem várias maneiras de começar a falar sobre ele, tais como:

  • Posts;
  • Carrossel;
  • Reels;
  • Stories;
  • Lives.

Sendo assim, em vez de simplesmente publicar banners com o valor de uma promoção, é possível educar o seu público no passo a passo, estreitando o funil de vendas.

Em termos de jornada de compra, isso pode aumentar consideravelmente o poder de captação de leads, geração de novas oportunidades, e vendas.

O poder da customização

Quem já fez marketing offline ou investiu em veículos antigos de mídia vai se lembrar de que customização não era o forte desses formatos de publicidade.

Lembrando que distribuir panfletos ou mandar fazer um outdoor é algo que sempre vai funcionar. 

Contudo, é preciso observar que nesses casos a margem de assertividade é bem delicada, já que você é obrigado a dar panfleto para todo mundo.

Portanto, a pergunta que fica é se todas as pessoas que levaram seu panfleto são promissoras para o seu negócio ou se elas têm sinergia com sua proposta. 

Certamente não, ao passo que no Instagram você aparece somente para quem tem esse perfil.

Assim, uma empresa que está vendendo rack porta pallet não vai pagar para aparecer para adolescentes que estão em fase de estudos, mas sim para perfis de pessoas que tenham interesse nesse universo de estantes e móveis industriais.

O que permite isso é a customização da propaganda, na qual é possível elencar o público que será impactado com base em faixa etária, profissão, gênero, os interesses principais que a pessoa revela em sua navegação, hashtags mais acessadas e muito mais.

Estude bastante antes

Ao falar das vantagens da customização e das demais vantagens do Instagram, também surge a questão sobre qual a melhor maneira ou melhor técnica para fazer anúncios ali.

Neste sentido, uma dica de ouro é estudar bastante o seu público, a sua concorrência e as regras internas da própria comunidade.

Por exemplo, a customização e personalização dos seus anúncios não serviria de muita coisa se você não entendesse a fundo seu próprio público, criando os perfis da sua persona.

Ademais, se a empresa atua na área de exame clínico admissional, ela precisa investigar a ação da concorrência dentro dessa mesma rede, ficando em dia com tudo o que os outros estão fazendo.

Sem dizer que uma dica de ouro é conhecer os próprios defeitos e as próprias vantagens. Uma ferramenta que ajuda nisso é a matriz SWOT.

Ela auxilia sua equipe de marketing a cruzar alguns eixos fundamentais, racionalizando os pilares de suas Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

Outras vantagens e benefícios

Por fim, o Instagram também acumula algumas vantagens a mais que garantem a solidez e sustentabilidade dessa rede social, já que eles certamente querem continuar sendo uma das principais do mercado.

Um exemplo disso é o fato de que hoje eles já integraram sua própria plataforma de vendas, que funciona como uma lojinha. 

Ali uma empresa de licença de operação CETESB (ligada ao ambientalismo) pode criar anúncios do zero.

Sendo assim, além dos banners do feed de notícias e dos stories, é possível levar o cliente para um campo à parte, onde ele escolhe formas de pagamento e de envio.

Ademais, também precisamos lembrar que o Instagram é líder de mercado, pois tem um forte apelo visual, lembrando aqui a máxima de que “uma imagem diz mais que mil palavras”.

Hoje o mundo caminha para uma realidade tão dinâmica que podemos dizer que um vídeo diz mais que mil imagens”, sendo que o Instagram também se preparou para isso, pois permite postar vídeos, fazer lives e até Reels, concorrendo com o TikTok.

Considerações finais

Portanto, falar de marketing no Instagram equivale a tratar de um dos recursos em que mais vale a pena uma empresa investir, seja para fortalecer a marca ou aumentar as vendas.

Com as informações e dicas práticas que trouxemos acima, vai ficar muito mais fácil entender os motivos por que tudo isso é importante, além das boas práticas que vão aumentar suas chances de atingir o sucesso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



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