terça-feira, 9 de novembro de 2021

Entenda o que é brand voice!

brand voice

Elemento fundamental para a humanização das marcas, uma brand voice é a parte principal da identidade de uma empresa.

Isto é, a imagem pública que se comunicará com o cliente, neste artigo, este conceito será examinado em detalhes. 

Construir uma identidade de marca é uma prática que ganha maior adesão conforme se expande o comércio virtual, considerando que a experiência do usuário e o relacionamento com a audiência são vitais para o sucesso do negócio nestas plataformas. 

Os espaços online são governados pelo alcance, o potencial de ser notado e lembrado pelo público. 

Grandes volumes de conteúdo são publicados na web a cada minuto, sendo a maioria esquecidos no limbo da irrelevância, para ser relevante, é preciso aparecer. 

E para aparecer, é necessário gerar conteúdo com frequência, consistência e conhecimento do receptor da mensagem, de modo a despertar o seu interesse. 

Para além do teor da mensagem, é importante apresentá-la de modo atraente, um jogo de linguagem. 

A fim de aumentar a atratividade de conteúdos patrocinados, advindos de empresas, usualmente vistos como desinteressantes e inconvenientes para os usuários, as corporações desenvolvem uma brand voice para aproximá-los do cliente. 

Uma brand voice bem executada possui a capacidade de quebrar o gelo, revertendo a natural resistência da audiência no consumo de publicidade, uma ação que acontece com a harmonia entre informação e entretenimento. 

O papel das brand voices nas estratégias de marketing e como atuam nas redes sociais e outras plataformas é o objeto de estudo deste artigo, bem como sua aplicação em diferentes tipos de negócio, desde lojas de moda até serviços terceirizados de limpeza

Processos de criação de brand voices

O termo em inglês pode ser facilmente traduzido como “voz de marca”, definido como a linguagem e o tom usado pela empresa em suas ações promocionais, materiais gráficos e comunicação com o cliente, seja esta pública ou privada. 

As brand voices podem assumir tons formais ou informais, a depender do tipo de negócio e de seu público-alvo. 

Motivado pelo segundo fator, unido ao fato desta ser uma forma de comunicação intrinsecamente humana, as brand voices emulam traços de personalidade. 

Essas tendências de comportamento partem de categorias de personalidade humanas, de modo a construir um grau mais profundo de afinidade e sincronia na comunicação. 

Uma empresa de limpeza predial pode adotar um padrão oposto a uma loja de brinquedos.  

Desenvolver uma brand voice é uma tarefa que é influenciada por múltiplos fatores de definição, sendo estes os principais: 

  • Dinâmica das plataformas de comunicação escolhidas; 
  • Sintaxe textual formal ou informal; 
  • Tipo de receptor: pessoal (consumidores), impessoal (outras empresas); 
  • Símbolos de personalidade. 

Considerando aspectos da personalidade humana, as principais teorias resumem as tendências comportamentais em cinco pontos que se mesclam em múltiplas composições. 

Nos tópicos abaixo, o uso de símbolos de personalidade na construção de brand voices e a relação entre eles e os fatores de definição, na imagem pública de indústrias de fresadoras universal e outros negócios. 

Agradabilidade + extroversão: informal e vivaz

O traço extroversão está associado a uma maior abertura para o meio externo, isto é, uma maior receptividade para experiências novas. 

Os efeitos desta tendência se traduzem nas relações sociais e no grau de impulsividade na tomada de decisão. 

Por outro lado, a agradabilidade está diretamente relacionada ao que é notado como gentileza e compaixão. 

A explicação para este fenômeno está na conexão com empatia, traço cognitivo que atua sobre a identificação e espelhamento de emoções externas. 

Uma pessoa que combina altas pontuações nos dois traços é percebida como:

  • Vivaz;
  • Comunicativa;
  • Sociável;
  • Generosa;
  • Espontânea;
  • Alegre. 

Sua linguagem pode ser emulada em uma brand voice através da informalidade, humor e gentileza. 

Uma brand voice compatível com esses símbolos de personalidade pode ser empregada em um empreendimento voltado para entrega via motoboy, moda e estética, produtos infantis e serviços que exigem atualização constante dos interesses do público. 

A construção da personalidade por trás da voz de marca deve ser compatível também com as características da empresa. 

Uma brand voice informal e vivaz transmite a ideia de um empreendimento flexível, com equipes e lideranças dinâmicas e inovadoras. 

Harmonizar percepção interna e externa é fundamental para o sucesso de longo prazo da estratégia.

Uma vez que o corpo de funcionários forma uma categoria de stakeholders do negócio, sendo assim embaixadores da marca. 

Organização + criatividade: formal e pioneiro

No momento de construção de uma identidade de marca, o material gráfico é desenvolvido a partir de uma série de critérios básicos que devem estar presentes em tudo o que esteja relacionado à sua imagem pública, um destes é a paleta de cores. 

A paleta de cores é definida em termos de harmonia estética e impressão psicológica. 

Tons como azul e verde transmitem uma impressão de confiabilidade, organização, precisão e conhecimento, são as favoritas de muitas empresas. 

A maneira como as equipes de atendimento se portam com o cliente deve transmitir, assim como as cores, uma impressão psicológica adequada aos objetivos da empresa. 

Um serviço de instalação de câmeras residenciais precisa passar confiança ao consumidor. Os traços “organização” e “criatividade” são auto-explicativos. 

Denotam a capacidade cumprir metas, horários e rotinas mais restritas, enquanto a criatividade aponta para o potencial revolucionário de uma marca, é a união entre formalidade e pioneirismo. 

Aplicação da brand voice

Uma vez definida, uma brand voice deve ser assimilada ao contexto das ferramentas de comunicação com o público.

Os canais escolhidos para inserir a técnica são espaços propícios para a criação de conteúdo em multimídia, sendo os principais: 

Sites

Os sites são plataformas de criação de conteúdo livre, de modo que o detentor de um endereço web possa construir sua interface do jeito que desejar, apresentando o tipo de conteúdo que mais se encaixar com sua proposta. 

Na maior parte dos casos, os sites são usados para a publicação de artigos relacionados ao produto que a empresa pretende fornecer, assim como catálogos, cadastros e landing pages para direcionamento aos outros canais da marca. 

Redes sociais

Onde a brand voice mais impera, as redes sociais são plataformas que permitem o cadastro e criação de perfis pessoais ou comerciais para a publicação de conteúdo sob a forma de texto, imagem, áudio ou vídeo, em tamanho previamente estipulado pelo site. 

A brand voice pode se revelar na comunicação por meio de respostas a comentários nas publicações da empresa, banners de divulgação, descrição de posts de cobertura metálica garagem e atendimento em mensagens privadas ou bots programados. 

De qualquer forma, uma brand voice adequada para a empresa e o público pode facilitar o suporte ao cliente, local que recebe reclamações de insatisfeitos com o produto. 

Uma abordagem leve e ao mesmo tempo, eficiente, pode reverter a má experiência com a marca. 

Vantagens de criar uma brand voice

Desenvolver uma voz de marca adequada para cada negócio é uma das melhores soluções em marketing no que compete ao atendimento de consumidores.

 Além de beneficiar a prospecção de clientes e a fidelização de compradores antigos, suas vantagens são: 

Maior autoridade percebida

A autoridade de marca é o principal indicador de consolidação de uma empresa em seu mercado, um episódio que completa a jornada de criação de um valor agregado aos produtos vinculados ao seu negócio, como uma impressora etiqueta zebra

Uma maior autoridade percebida está associada à preferência do consumidor por uma marca, entendida como mais confiável e acessível para o público. 

Este fenômeno protege a empresa de variações e aumenta o retorno sobre o investimento. 

Maior taxa de satisfação do cliente

Uma brand voice soluciona problemas de comunicação com o cliente, motivados pela inadequação de linguagem empregada, causando confusão ou desinteresse por parte do receptor. A brand voice calibra a mensagem às preferências de seu alvo. 

As empresas que investem em brand voice também demonstram um melhor suporte ao consumidor, com intervalos de resposta mais curtos e resolução mais rápida de problemas, aumentando a taxa de satisfação do cliente e a reputação da marca.

Maior alcance de público 

Para o comércio virtual, a regra que impera é “o céu é o limite”. Soluções de logística como rastreamento veicular via satélite, facilitam o uso das plataformas virtuais em escalas que englobam grandes regiões, mesmo para pequenos negócios. 

Uma empresa voltada para o e-commerce tem grande potencial de crescimento caso empregue práticas de brand voice em sua imagem pública. 

A opção viabiliza uma maior competitividade diante de um local dominado por grandes corporações. 

Conclusão

Portanto, a voz de marca é uma solução de marketing digital que visa pavimentar as pontes de comunicação entre empresas e consumidores. 

Junto a outras estratégias voltadas para a criação de conteúdo na web, aprimora a qualidade das publicações. 

Produzir conteúdo relevante é vital para a sobrevivência de uma empresa que busca posicionar-se na internet, uma vez que o alcance do público só acontece com a recomendação de páginas, perfis e artigos relacionados. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



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