O logo é algo que todas as empresas famosas têm em comum, e ele exerce um poder muito grande nas decisões de compras dos consumidores.
Uma marca que não tenha o seu próprio logo é como se não tivesse um rosto tem uma personalidade, e isso vale também para empresas de transporte de mudanças.
A ausência desse elemento pode levantar questionamentos acerca da credibilidade da empresa, o que leva a perda de boas oportunidades de negócios.
Você, como consumidor, talvez não compraria um produto ou serviço com uma organização que não possui um logotipo. A não ser que o negócio seja de um conhecido, dificilmente os consumidores vão se interessar pelas suas soluções.
Com isso chegamos à conclusão de que a logomarca é muito importante para posicionar o negócio no mercado e permitir que ele seja identificado pelos clientes.
Se não fosse por ela, seria difícil comprar o seu refrigerante preferido ou qualquer outro produto do mercado. Quem está abrindo um negócio precisa estar atento a este fator.
Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é logo, como ele pode ser desenvolvido e os itens necessários para criar a cara da sua empresa.
Entenda o conceito de logo
Chamamos de logo imagens, textos, formas ou até a combinação de todos esses elementos, para expor o nome e o propósito de uma organização.
Por conta disso, ele pode ser muito mais do que apenas um símbolo que identifica a marca.
Quando a empresa sabe trabalhar em seu logotipo, transmite a sua própria história e uma mensagem positiva para o público.
A partir disso, uma especializada em reforma de box de vidro estabelece uma conexão emocional com as pessoas.
Para entender um pouco mais esse conceito, precisamos saber quais são as funções do logotipo.
Em primeiro lugar, ele ajuda a criar uma boa primeira impressão e estimula o público a interagir.
Também é por meio do logotipo que criamos a identidade de marca, isso acontece porque ele também oferece à empresa um símbolo para que as pessoas se lembrem dela.
É dessa forma que uma organização se distingue da outra e a corporação consegue fidelizar os seus clientes.
Em vista disso, criar um bom logo deve ser prioridade de qualquer empresa, mas ela precisa saber como fazer isso.
Como criar um bom logotipo?
Criar um bom logotipo exige criatividade, mas não é nenhum bicho de sete cabeças. Para ter sucesso nesse trabalho, é necessário investir nas seguintes estratégias:
1. Fazer uma boa pesquisa
Durante a criação de um logotipo, uma das partes mais importantes é fazer uma pesquisa, pois isso pode trazer algumas referências que te ajudam a criar um logo interessante.
Pense um pouco sobre aqueles que você mais gosta ou que, assim que visualiza, já sabe de que empresas se trata.
Um fabricante etiquetadoras industriais sabe que existem muitas marcas famosas com logotipos marcantes.
Todavia, para chegar aonde chegaram, esses logos passaram por muitas mudanças e durante todo esse tempo, eles se inspiraram muito em outras organizações.
2. Saber quem é a sua persona
As estratégias de marketing e publicidade precisam ser direcionadas à persona de negócio, e a mesma situação se aplica à criação de logotipo.
Por conta disso, é importante fazer uma análise sobre o tipo de cliente que você quer impactar.
Uma boa dica para isso é pesquisar logotipos com os quais sua persona se identifica, e uma das melhores formas de fazer isso é por meio de uma pesquisa verbal.
Converse com amigos que se enquadram no perfil da sua persona e pergunte quais redes sociais eles utilizam e crie formulários para que eles preencham.
Coletar esses dados é importante para que você direcione suas ações criativas na formulação do logo.
3. Conceituar o logo
Conceituar o logo e determinar o conceito que essa imagem vai transmitir, por meio de suas formas.
Um conceito fechado é importante para expressar, mesmo que de maneira sutil, o tipo de produto ou um serviço que você vende.
4. Digitalizar o logo
Uma clínica especialista em massoterapia também precisa digitalizar o seu logo para colocar a ideia no computador e assim utilizá-la em todos os materiais da empresa.
Esse processo também é conhecido como vetorização, visto que o termo logo em curvas também se refere a um logo em vetor.
Todavia, é importante ter uma boa noção de computação gráfica e saber utilizar os softwares necessários.
Se você não entende muito bem sobre o assunto, tem duas opções. Você pode encontrar ferramentas que ajudem nesse processo ou contratar um profissional, pois ele vai realizar esse trabalho em um software apropriado.
5. Desenhar o logotipo
Durante a criação dessa imagem é normal fazermos vários rabiscos e todos eles podem ser reunidos e reproduzidos em um software gráfico.
Os programas adicionam pontos e podemos manipulá-los formando elementos sólidos, sendo esta a maneira mais simples de transformar os esboços em um logo.
Para que o trabalho seja ainda mais preciso, você pode escanear ou fotografar os seus desenhos e colocá-los dentro do programa de vetores, o que chamamos de vetorização.
O responsável pela criação do logotipo de uma empresa de serviços de limpeza precisa de muito cuidado e paciência durante esse processo, principalmente, se os desenhos possuem formas muito complexas.
Com o tempo, a prática leva a perfeição, portanto, manipule os vetores até que você encontre um formato satisfatório.
Todavia, é justamente por conta dessa etapa que é mais recomendável contar com um designer experiente.
Isso significa que você deve ter de cara uma parte do seu orçamento para esse profissional, mas nós sabemos que para os negócios que estão começando agora, nem sempre é possível fazer esse investimento. Mas, com a prática, é possível alcançar um bom resultado.
Itens que não podem faltar em um logotipo
Todo o logotipo possui algumas características que precisam estar presentes. Por meio delas, as marcas conseguem divulgar melhor a sua mensagem e se fazer presentes no dia a dia dos consumidores.
Apesar das dicas que demos no tópico anterior, existem algumas características que não podem faltar durante a criação do logo da sua marca.
Formas com significados
O formato do logotipo de um fabricante de molduras de gesso diz muito sobre ele. O círculo, por exemplo, representa conceitos, como:
- Modernidade;
- Infinidade;
- Proteção;
- Inovação.
O quadrado dá sensação de equilíbrio e honestidade, ao passo que o triângulo representa uma ação, espiritualidade ou conflito.
Simplicidade
Outra característica fundamental de um bom logotipo é a simplicidade, visto que quanto mais simples ele for, mais será lembrado pelos consumidores.
Por outro lado, se tiver muitos detalhes, tende a ser esquecido, é necessário pensar na versatilidade e fazer com que a imagem seja memorável, com isso, uma empresa de instalação de divisórias, por exemplo, será facilmente reconhecida.
Para conseguir esse feito, é muito importante resumir a mensagem da empresa, por meio de um único símbolo e que seja facilmente compreendido pelas pessoas.
Adequação
Se você quer criar um logotipo de sucesso precisa investir no autoconhecimento.
Isso acontece porque diferentemente daquilo que muitas pessoas acreditam, o logotipo não precisa descrever exatamente o que a empresa faz ou quais são os seus produtos e serviços.
Por outro lado, é fundamental que a imagem seja pertinente, que se encaixe na finalidade e, principalmente, que seja adequada ao público.
Ser memorável
Se colocarmos muitas informações em um logotipo podemos dificultar sua compreensão e até mesmo sua memorização. O ideal é buscar traços simples e contar com uma paleta de cores mais básica.
Dessa forma, uma venda de ar condicionado terá um logotipo que será facilmente lembrado, tanto em relação às suas cores quanto na tipografia.
Versatilidade
Um bom logotipo precisa de aplicabilidade e funcionalidade, só assim ele será realmente adequado.
Quando ele assume formato vetorizado, pode permitir um redimensionamento em qualquer tamanho.
Também precisamos pensar em como ele será impresso em uma cor, em tamanho menor ou ter suas cores invertidas, sem que perca a legibilidade.
Atemporalidade
Por fim, mas não menos importante, o logotipo precisa ser atemporal, ou seja, ele precisa durar e ser eficaz ao longo dos anos.
Perceba que quando as marcas notam que o logotipo está ultrapassado e não atende mais à realidade de um tempo, ele é completamente atualizado.
Conclusão
Resumo, não é possível crer que as marcas mais famosas que existem atualmente poderiam alcançar esse patamar se não tivessem um bom logotipo.
Dificilmente elas seriam distinguidas umas das outras, assim sendo, provavelmente não chegariam tão longe.
Essa realidade não se aplica apenas às empresas famosas, mas a qualquer tipo, independentemente de seu segmento ou porte. É o logo quem leva a marca e apresenta seus produtos e serviços para os consumidores.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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