quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Você sabe o que é canonical tag?

Saber o que significa canonical tag é muito importante para quem deseja obter ótimos resultados com SEO (Search Engine Optimization).

O SEO é muito importante para que as suas páginas apareçam entre os primeiros resultados de busca do Google. 

A internet é fonte de informação e todo consumidor vai procurar se informar sobre produtos e serviços nela.

Só que assim como o seu negócio, milhares de concorrentes possuem seu próprio site para levar conteúdos ricos e relevantes ao público-alvo.

A internet é um ambiente competitivo, por conta disso, precisamos investir em estratégias de otimização para que as páginas apareçam entre os primeiros resultados, e assim o seu negócio seja visto por mais pessoas.

O canonical tag é um método que evita problemas com conteúdos duplicados que podem prejudicar as estratégias de otimização. 

Portanto, se você quer que suas páginas sejam devidamente reconhecidas pelo Google, deve evitar as duplicações.

Se você não sabe do que se trata ou tem alguma dúvida, não tem problema, leia este artigo até o final, porque vamos explicar o conceito de canonical tag, como funciona e quais são suas vantagens.

Entendendo o conceito de canonical tag

Essa ideia surgiu em 2009 e revolucionou as estratégias de otimização do SEO, e com o crescimento e o surgimento de novas possibilidades no mercado, também apareceram termos importantes e um deles foi o canonical tag.

É por meio dele que informamos ao Google sobre os conteúdos duplicados para que eles sejam priorizados corretamente, durante o rastreio das páginas feito pelos bots do buscador.

Quantos anos a tag canônica, evitamos problemas provenientes de conteúdos idênticos ou que possam ser considerados como duplicados.

Isso quer dizer que um fabricante de letras caixa em aço inox determina qual versão de uma URL deve aparecer nos resultados de pesquisa.

Um exemplo disso é que se existem duas URLs que levam o mesmo produto em seu nome, o Google pode considerar que as duas vão levar o usuário para uma mesma página, gerando um conteúdo duplicado.

Se você identificar uma delas com uma canonical tag, apenas a principal será ranqueada para os consumidores que buscam determinado produto.

Como funciona a tag canônica

Essa ferramenta é utilizada da mesma forma que o redirecionamento 301, que é quando você indica para o algoritmo ir para outra página.

Mas, no caso da canonical tag, deixamos as páginas com variação de URL indexadas para que o usuário acesse. Se você colocar em prática o redirecionamento 301, nenhuma das páginas será acessada.

Em outras palavras, a tag canônica funciona como uma maneira de otimizar suas estratégias em SEO, garantindo a melhor experiência aos seus visitantes.

Se existem dois conteúdos sobre caixa de papelão personalizada com logo e o Google não identifica qual das versões deve ser incluída ou excluída da indexação, ou então quando não sabe para qual página deve garantir a autoridade, usamos a tag canônica.

Quando ocorre esse tipo de confusão em relação a qual conteúdo é original, a relevância deles será diminuída no ranking. Quem trabalha com SEO sabe o quanto isso é prejudicial.

Assim sendo, é importante se manter atento às diferentes páginas é as diferentes métricas de acesso que elas recebem.

Um site que cria múltiplas páginas para o único conteúdo precisa usar a canonical tag. 

Isso porque, geralmente, a replicação de diferentes endereços acontece por causa de páginas de impressão ou de páginas em que são alterados alguns parâmetros de URL.

De que maneira utilizar a canonical tag

Para utilizar a canonical tag primeiro definimos um domínio canônico que se refere ao buscador, como no caso do Google. 

Um fabricante de adesivos para sala vai informar que uma URL é mais adequada para ser indexada ao site.

O proprietário deve escolher entre a versão com ou sem www, e quando for indexado, o domínio será usado nos resultados de busca e para os rastreamentos e atualizações futuras.

Aplicar essa ferramenta é um processo muito simples e você só precisa utilizar a referência “rel” e “href”. Por exemplo, supondo que a URL preferida seja “nome-da-empresa/institucional”.

Neste caso, para indicá-la aos botes do buscador, devemos adicionar um elemento <link> à seção head da página, ficando da seguinte forma: “link rel=”canonical”href=” nome-da-empresa/institucional”/>.

A partir do momento em que uma gráfica de banner com ilhos faz essa ativação, boa parte dos usuários vai se deparar com essa URL em seus resultados de pesquisa.

Para aplicar a canonical tag, você precisa ter um parâmetro de trabalho qualificado para evitar penalizações do Google, isso inclui algumas boas práticas, como:

  • Usar letras minúsculas na URL;
  • Usar a versão correta do domínio;
  • Usar apenas uma canonical tag;
  • Entender o seu propósito.

Agora que você já sabe como utilizar a tag canônica, no próximo tópico, vamos falar um pouco sobre as suas vantagens.

Vantagens de utilizar a tag canônica

Utilizar esse recurso é muito vantajoso porque ele facilita e simplifica a indicação para os motores de busca em relação à versão principal de um conteúdo.

Além disso, em um fabricante de móbile PDV, é a equipe de SEO que vai decidir qual URL deve ser posicionada ou indexada quando usamos uma tag.

Também é uma forma de evitar conteúdos duplicados em um site, de modo a marcar a versão que não deve ser considerada como original.

Trata-se de uma ferramenta muito fácil de ser implementada no código-fonte, e que não precisa ser modificada por outros arquivos.

Sem falar que as principais redes sociais também reconhecem a tag canônica e levam em conta o seu significado na hora de elencar os resultados de busca.

Motivo da relevância da canonical tag

Um dos maiores problemas para uma página na internet é ter um possível conteúdo duplicado, pois isso atrapalha muito no ranqueamento.

Para qualquer empresa, como uma gráfica especializada em encadernação de livros, trata-se apenas de uma variação de endereço, mas elas estão em diferentes URLs.

O responsável pelo site de uma organização que esteja atento às URLs, já deve ter percebido a existência dessas variações e que elas costumam levar ao mesmo lugar. 

Mas, isso pode ser um problema para os buscadores e seus algoritmos.

Isso porque, para eles, ter o mesmo conteúdo em endereços diferentes significa uma página duplicada, que gera punição e queda no ranqueamento.

É necessário usar a tag canônica na página considerada como original, dessa forma, ela será mostrada nos resultados sem que o fluxo seja levado para outro endereço.

Utilizar a tag canônica é fundamental para preservar o bom ranqueamento de páginas com conteúdos originais, valorizando suas estratégias de marketing de conteúdo e marketing digital.

Para ajudar as empresas que investem na criação de materiais ricos, como um fabricante de medalhas de acrílico, o Google tem trabalhado para evitar sites com práticas desonestas que têm o intuito de melhorar seu próprio ranqueamento.

Os algoritmos são constantemente atualizados, de modo que sejam capazes de detectar duplicações. 

Não podemos deixar de mencionar que há empresas que não utilizam essa prática de maneira mal intencionada.

Mas, mesmo quando não é intencional, acabam tendo seu ranqueamento penalizado. 

Por isso, é fundamental fazer um trabalho de checagem com profissionais de SEO, pois com isso evitamos a duplicação involuntária e valorizamos o uso da canonical tag.

Para garantir o sucesso ao utilizar essa ferramenta, uma empresa de locação de iluminação para eventos deve sempre verificar cuidadosamente o código-fonte.

Isso porque mais comum do que criar modelos de código prontos para declarar o rel=canonical, algumas pessoas, com a intenção de agilizar o trabalho, fazem cópias sim alterar devidamente o link de destino.

Se você fizer isso, é como se estivesse redirecionando o usuário para uma página errada, o que pode prejudicar ainda mais a reputação do site.

Quando utilizamos plugins de SEO, precisamos protagonizar problemas iguais, como no caso da inclusão de duas ou mais declarações de canonical em um mesmo código fonte, o quanto a referência está fora da sessão head.

Tudo isso será ignorado pelos motores de busca que também vão ignorar a publicação. 

Você também não pode utilizar canonical tags em páginas que não são duplicadas, pois o conteúdo pode ser perdido.

Conclusão

Portanto, o uso da tag canônica é muito importante para garantir que o site seja ranqueado da melhor forma sem ser prejudicado pelos algoritmos do Google. 

O site será ranqueado de maneira mais adequada e as estratégias de SEO serão mais eficazes.

Consequentemente, algumas práticas de marketing digital, como no caso do marketing de conteúdo, serão mais valorizadas e mais eficientes. 

Ademais, seus materiais serão sempre únicos e seu negócio estará sempre bem posicionado nas pesquisas.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



por A3 Studio Web https://ift.tt/2W9ehl5
via A3 STUDIO WEB

Nenhum comentário:

Postar um comentário