domingo, 29 de agosto de 2021

Por que investir em co-marketing?

O co-marketing é uma estratégia de marketing compartilhado, em que duas ou mais companhias que possuem o mesmo público-alvo alinham seus interesses e esforços para conquistar aquilo que não conseguiriam por conta própria.

É difícil alcançar os seus objetivos com marketing digital quando a equipe é muito pequena ou o orçamento é muito apertado, mas essa situação é muito comum entre os pequenos negócios. Então, como é possível resolver?

As empresas precisam se reinventar para encontrar maneiras de melhorar o seu alcance e fazer cada investimento valer a pena.

Em meio a isso, o co-marketing surgiu como uma tática que permite que qualquer organização atinja seus objetivos.

Apesar de o marketing digital ser financeiramente mais acessível do que as estratégias tradicionais, ainda é necessário investir recursos financeiros.

Em um mercado cada vez mais competitivo, pode ser difícil para os comércios menores superarem a concorrência e conquistar consumidores.

Unir forças com outra empresa que complemente a sua pode ser a melhor saída para os seus problemas. Mas se você ainda não conhece o co-marketing, não tem problema.

Neste artigo, vamos explicar o seu conceito, como ele pode ser trabalhado e mostrar todas as suas vantagens. Acompanhe a leitura!

Afinal, o que é co-marketing?

Co-marketing pode ser definido como a união entre duas empresas para criar e promover conteúdos ou produtos para atingir um público. Feito isso, elas compartilham resultados provenientes dessas ações.

Por exemplo, uma escola de aula de dança forró pode fazer uma parceria com uma academia e lançar um e-book para falar de que forma aprender a dançar forró ajuda no resultado dos treinos na academia.

Muitas organizações estão fazendo parcerias com outras que têm o mesmo público-alvo, mas não são concorrentes. Ao contrário, são negócios que se complementam de alguma maneira.

Existem muitas possibilidades, independentemente do seu segmento de atuação, e por esse motivo que muitos consumidores já foram impactados em algum momento por essa estratégia.

Como trabalhar essa estratégia?

Agora que você já sabe qual é o conceito de co-marketing, neste tópico, vamos dar algumas dicas para colocá-lo em prática.

O co-marketing é uma estratégia muito poderosa e que traz muitos benefícios para a empresa. Mas, para que funcione, é necessário seguir um passo a passo. Veja:

Encontrar um bom parceiro

Para fazer um co-marketing de sucesso, em primeiro lugar, é preciso encontrar um bom parceiro. Sem ele os demais passos não vão funcionar ou poderão ser comprometidos se você não souber escolher.

Nesse caso, uma plataforma e-commerce de computador semi novo precisa levar em conta alguns fatores, tais como:

  • Referência no mercado;
  • Produção de bons conteúdos;
  • Ter um produto complementar para oferecer;
  • Mostrar que possui conhecimento que agrega;
  • Compartilhar o mesmo público-alvo ou similar.

Você deve evitar os concorrentes diretos ou empresas que sejam muito parecidas com a sua, visto que a parceria pode não surtir o mesmo efeito.

Fazer um planejamento

Depois de escolher o seu parceiro, chegou o momento de planejar as fases da estratégia, pois dessa forma, você evita alguns problemas.

Cada etapa deve ser aprovada pelas duas companhias, logo, é importante que elas definam os prazos juntas.

Um bom planejamento precisa estabelecer os objetivos do projeto, escolher um tópico para ser abordado, o tipo de material que será usado, quais serão os prazos estabelecer e uma divisão de atividades.

Ademais, é fundamental elaborar um documento que contenha por escrito tudo o que foi combinado, dessa forma, ninguém esquece suas funções e responsabilidades.

Dividir as tarefas

Esta etapa é muito importante, pois é quando estamos dividindo as tarefas entre as equipes que utilizamos todo conhecimento e experiência dos profissionais envolvidos no projeto.

É essencial definir quais são os pontos fortes e fracos das organizações para fazer uma boa distribuição das atividades e garantir a qualidade do material. Isso também é uma forma de diminuir o tempo de produção e evitar retrabalhos.

Mensurar os resultados

Mensurar os resultados é muito importante, por isso, uma escola infantil integral e seu parceiro precisam definir as métricas e KPIs (Key Performance Indicators, ou indicadores-chave de desempenho).

Ao final de cada ação, os resultados precisam ser devidamente analisados para que você possa comparar o que funcionou e o que deu errado.

É por meio dessa análise porque você vai obter informações valiosas que são difíceis de identificar ao longo da execução das campanhas.

Todo o aprendizado obtido por meio dessa mensuração vai preparar o seu negócio e o parceiro para as próximas ações ou futuras parcerias. Em outras palavras, é uma forma de garantir resultados cada vez melhores.

Sugestões de materiais a serem produzidos

Em uma estratégia de co-marketing, diferentes tipos de materiais podem ser produzidos.

Os webinars, por exemplo, são seminários online que uma empresa de conserto tela iphone 6 pode criar para gerar leads, uma vez que o público se identifica com esse formato e se sente mais próximo do palestrante.

Essa estratégia pode levar menos tempo para ser criada do que outras práticas, como um e-book, esse é um modelo dinâmico que pode interessar ainda mais ao seu parceiro.

Já os eventos são, sem dúvidas, uma das melhores formas de elevar uma marca, entretanto, é uma das práticas de custo mais elevado.

Mas, como estamos falando de co-marketing, os custos de um evento podem ser divididos entre as duas organizações, além de poderem contar com mais estrutura e mais profissionais com os conhecimentos necessários para o sucesso da prática.

Por fim, os posts de blog são estratégias simples, mas muito eficazes de co-marketing, por isso, eles continuam sendo muito relevantes.

Uma empresa que aluga sala privativa coworking, por exemplo, pode criar uma série de publicações sobre um assunto e alternar sua participação com o seu parceiro entre os dois blogs.

Para tornar essa prática ainda mais eficaz, é interessante criar uma landing page (página de destino) compartilhada, em que o usuário possa acessar a série completa.

Vantagens do co-marketing

Ficou claro até aqui que o co-marketing é uma estratégia inteligente que pode trazer muitas vantagens para os negócios. Dentre os seus benefícios, podemos elencar:

1 – Maior reconhecimento

Para conquistar o respeito do público, é primordial que o seu negócio mantenha relações com outras empresas que já são respeitadas e consideradas uma referência.

Apenas pelo fato de produzir bons conteúdos e promovê-los, a organização já passa a ser vista com bons olhos pelo público e conquista o respeito da concorrência.

Se ela unir forças com outra corporação que também é bem vista, começa a fazer parte de um grupo aqui no mercado sempre vai recorrer.

2 – Mais alcance

Quando uma empresa de pintura residencial produz bons conteúdos e faz sua promoção está trabalhando o inbound marketing, uma das estratégias de marketing digital que traz os melhores resultados.

Se ela fizer isso com a ajuda de um bom parceiro, que tem a sua própria base de fãs e seguidores, ele vai promover esses materiais para outras pessoas e sem cobrar nada.

É isso o que acontece quando duas organizações investem em co-marketing. O alcance de suas mensagens será maior, visto que você vai contar com ajuda de outra empresa.

Em linhas gerais, você terá acesso privilegiado a um público novo e que talvez não te daria atenção se você trabalhasse sozinho.

3 – Redução de custos

Para as organizações que estão com o orçamento apertado, pode ser mais difícil investir em marketing, e essa é mais uma razão para fazer parcerias.

No caso de uma empresa de serviço de entrega motoboy, todo o custo que compreende na criação de campanhas e contratação de ferramentas será dividido entre os envolvidos, inclusive, alguns trabalhos podem ser feitos com mão de obra interna.

Quando chega o momento de comprar mídia é que percebemos o quanto essa parceria é valiosa, e as duas empresas terão mais opções de lugares para utilizar seus recursos.

4 – Menos trabalho

Além de todas as vantagens que mostramos anteriormente, todo o trabalho envolvido na produção dos materiais será reduzido pela metade.

Algumas exceções podem entrar nesse contexto. Por exemplo, se o seu negócio for muito pequeno, ele pode assumir a maior parte do trabalho para convencer uma marca maior a aceitar a parceria.

Mas, no geral, a ideia é que a empresa, como uma de aluguel impressora, divida as tarefas com seu parceiro de maneira igual, para que nenhum dos lados fique sobrecarregado.

Conclusão

O co-marketing é uma parceria rentável e vantajosa que pode ser colocada em prática por qualquer empresa, de qualquer porte e que atue em qualquer segmento.

Você só precisa escolher o parceiro (ou parceiros) certo (s), que tenha uma boa reputação e que ofereça um produto ou serviço complementar ao seu.

Desta forma, você e ele podem ir juntos em busca de melhores resultados, pois terão a oportunidade de impactar um número maior de pessoas.

Neste artigo, você entendeu o seu conceito e, ao colocá-lo em prática com base no passo a passo que mostramos, terá acesso a todas as suas vantagens e obterá bons resultados.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



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