O Twitter é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo, no entanto, alguns empreendedores ainda não sabem como ele pode ajudar a acelerar os resultados de marketing digital.
Esta é uma questão muito comum entre os negócios que estão começando a investir nessas plataformas. Mas o fato é que ele é uma ferramenta auxiliar, desde que haja um bom planejamento.
Ademais, o Twitter é uma das mais relevantes para ajudar as empresas a interagirem com os consumidores e a fortalecerem sua presença digital. Entretanto, ela não pode ser usada como as demais redes sociais.
De qualquer forma, estar presente no mundo digital é uma necessidade para qualquer tipo de empresa. Hoje em dia, esses sites são tão importantes que quando não encontramos uma marca presente neles, podemos até mesmo desconfiar de sua idoneidade.
Trabalhar com elas é essencial para o sucesso das estratégias de marketing digital. Portanto, elas devem fazer parte do seu planejamento e serem usadas da maneira correta.
Mas cada uma funciona de um jeito, e é por isso que neste artigo vamos explicar por que o seu negócio deve ter uma conta no Twitter, de que forma ele pode ajudar e quais são as suas vantagens. Confira!
Por que sua empresa deve ter um Twitter?
Alguns empreendedores ainda têm dúvidas em relação à eficácia do Twitter para os negócios, afinal, a plataforma apresentou uma queda no número de usuários desde que surgiu.
Mesmo assim, esta rede social ainda vale muito a pena e deve ser incluída em suas estratégias de marketing digital.
Assim como você investe em comunicação visual para carros da sua empresa para divulgar a sua marca, o Twitter é um excelente canal para difundir seus conteúdos e fazer com que o tráfego do site cresça.
Ele também é muito importante para melhorar o relacionamento com o consumidor, visto que se trata de um espaço para interações rápidas.
Hoje em dia, esse canal conta com quase 330 milhões de usuários, que acessam a plataforma diariamente. É por essa razão que ele continua sendo considerado uma plataforma de mídia interessante para os negócios.
Segundo a própria rede, 74% dos usuários que seguem pequenas e médias empresas têm a intenção de obter informações sobre produtos. Além disso, 47% dessas pessoas estão propensas a visitar os sites dessas marcas.
Portanto, mesmo diante de uma queda no número de usuários, o Twitter continua sendo uma rede social muito relevante para as organizações.
Como essa rede social pode ajudar seu negócio
Antes de mostrar de que maneira essa rede social pode ajudar o seu negócio, é importante dizer que não é qualquer empresa que vai se dar bem com ele ou que precisa estar presente no Twitter.
Quando uma empresa está definindo suas estratégias, ela pensa em diferentes recursos, como um flyer festa para divulgar um evento que está organizando.
No que diz respeito à elaboração de conteúdos, é primordial saber escolher os canais onde a marca vai estar presente, e isso depende do tipo de público-alvo.
Se você já fez uma pesquisa de mercado e tem certeza de que o Twitter é uma boa opção para a sua empresa, pode considerá-lo um aliado. Isso porque ele pode te ajudar de diferentes formas, como:
Boa fonte de feedbacks
A característica mais marcante do Twitter é que os usuários são mais sinceros em suas opiniões, então você conta com uma rede confiável para receber feedbacks de seus clientes.
Seu papel é escutar o que eles têm a dizer em relação à sua marca, ao mercado e aos interesses deles. Ao fazer isso, você terá acesso a dados valiosos que vão ajudar a melhorar o seu negócio.
Esse canal também deve ser aproveitado como uma oportunidade de fortalecer a transparência da sua marca, respondendo dúvidas e estabelecendo um diálogo aberto.
Ajuda a se destacar
Algumas práticas, como um banner personalizado dentro da loja, ajudam o estabelecimento a se destacar perante a concorrência.
Se você sabe que o Twitter é interessante para a sua empresa, significa que ele também o é para os seus concorrentes diretos, o que, em outras palavras, significa que eles também devem estar lá.
Enxergue isso como uma oportunidade de compartilhar conteúdo relevante para que a sua audiência veja que o seu negócio é um verdadeiro especialista no que faz.
Consequentemente, você consegue melhorar a sua credibilidade e autoridade, além de facilitar a tomada de decisão dos clientes na hora da compra.
Lembrando que essa rede social ainda permite que você monitore as ações dos concorrentes e estude as práticas que funcionam para eles.
Fonte de marketing gratuito
Toda vez que uma empresa se depara com a oportunidade de fazer marketing gratuito e orgânico, é necessário aproveitar.
Um pequeno negócio precisa encontrar maneiras de economizar, por exemplo, comprando um computador usado. No que diz respeito ao marketing digital, as estratégias gratuitas estão cada vez mais raras.
Porém, o Twitter ainda é uma plataforma que possibilita estratégias gratuitas, visto que ele garante a interação entre as marcas e os usuários, aumentando o alcance delas.
Twitter: vantagens para as empresas
Além de ajudar as organizações de maneiras inteligentes, como as que mostramos no tópico anterior, essa rede social ainda é acompanhada de diversos benefícios. Dentre eles:
1 – Aumenta o tráfego do site
Esse benefício do Twitter vai impactar outros canais de marketing utilizados pelo seu negócio, como no caso do site, que é essencial para beneficiar as atividades das organizações, como no caso de uma escola infantil integral.
Comprovadamente, essa plataforma consegue aumentar o tráfego do site institucional se você inserir o link dele em seu perfil. Ter um bom tráfego é importante porque isso agrega pontos positivos como:
- Mais alcance da marca;
- Construção de autoridade;
- Aumento da credibilidade;
- Crescimento nas vendas.
Se você colocar a URL de seu site na linha da biografia, tenha em mãos uma estratégia eficaz de canalizar a audiência para o seu portal.
Para incentivar ainda mais os usuários a visitarem o seu domínio, ofereça uma recompensa. Por exemplo, você pode ofertar um e-book exclusivo para aqueles que visitarem o site e se inscreverem.
2 – Faz a construção da personalidade da marca
O Twitter é uma ótima plataforma que tem o objetivo de construir a personalidade de uma marca. Ela é essencial para garantir mais interação com o público e mostrar a eles sua cultura.
Para fortalecer sua identidade de marca, além de investir em recursos offline como um carimbo para empresa, você precisa se certificar de responder os comentários e retweets constantemente, de maneira gentil e divertida.
Essa ação é ainda mais importante diante de uma crise em que o usuário reclame ou critique o seu negócio. Quando isso acontece, lembre-se de que outras pessoas vão estar atentas à maneira como você vai responder.
O público está interessado em saber qual é o comportamento e de que forma uma organização lida com uma crítica desagradável. Aproveite essa situação para mudar a percepção do público, por meio de respostas cordiais.
3 – Rapidez na leitura
Outra característica marcante dessa rede social é o seu layout e apresentação simples. Por conta disso, os conteúdos em forma de texto são limitados a 280 caracteres.
Isso é muito importante para os usuários que ainda não estão muito familiarizados ou que não gostam de mensagens muito longas, como vemos no Facebook e no Instagram.
Para os profissionais de marketing de uma empresa de conserto tela iphone 6 ou qualquer outra, essa característica também é muito favorável, visto que eles podem elaborar publicações mais simples, claras e concisas.
Pelo fato de você publicar conteúdos menores, há mais chances de que os seguidores acompanhem um número maior de conteúdos. Em outras palavras, você tem mais chances de ter seus anúncios visualizados.
4 – Maior exposição
Estamos falando de uma rede social que é popular no mundo inteiro, e isso abre as portas para que o seu negócio esteja exposto e alcance um número maior de potenciais clientes, sem prejudicar o orçamento.
Os algoritmos do Twitter se dedicam ao compartilhamento viral, elevando as publicações mais populares de uma conta para as posições mais altas nos feeds de seus seguidores.
Isso significa que, além de alcançar seus seguidores, uma escola de aula de dança forró também tem mais chances de falar com outras pessoas que pertençam ao seu público-alvo.
Ela consegue multiplicar o seu alcance e com isso conquistar mais seguidores. Mas não se esqueça de que junto com o aumento da popularidade, ainda há o aumento da responsabilidade.
Assim sendo, analise se suas postagens podem acabar se tornando uma ofensa ou insulto para um grupo de pessoas.
Conclusão
Como vimos ao longo deste texto, o Twitter é uma excelente opção para o seu negócio interagir com o público-alvo.
Apesar de possuir um formato diferente das outras redes sociais, como o Facebook e o Instagram, ele é muito útil para as marcas, uma vez que permite que elas se posicionem de maneira mais leve e direta na internet.
Neste artigo, você aprendeu um pouco mais sobre essa plataforma e todas as vantagens que ela pode trazer se você souber utilizá-la.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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