É importante para qualquer tipo de empresa, independentemente de seu tamanho, implementar o recurso de loja virtual aos seus serviços, visto que é uma facilidade disponível e que pode ajudar a alavancar as vendas de um negócio.
Essa ferramenta surge como um acréscimo ao trabalho offline, mas no ambiente digital, alcança os clientes que preferem se localizar nele.
A loja virtual é um auxílio para que a empresa consiga alcançar os objetivos desejados e o sucesso no ramo, chegando aos seus clientes com relevância e auxiliando no desenvolvimento geral dela.
Mas, por que implementar uma loja virtual?
Mesmo que a empresa tenha uma loja física, a loja virtual surge como uma necessidade e uma forma de facilitar o seu desenvolvimento. Portanto, a seguir, vamos analisar os motivos mais específicos de porquê ter essa ferramenta:
1 – Maior alcance de vendas
O consumidor que já conhece a empresa fisicamente é capaz de comprar produtos pela internet que já consumiu, confia e gosta, facilitando a sua experiência.
Por exemplo, um cliente que já comprou um celular de uma loja física e se sentiu seguro com o serviço, mas agora precisa comprar um computador novo, ele poderá acessar a internet e comprar daquele mesmo estabelecimento, facilitando a aquisição.
Além disso, o alcance é muito maior, uma vez que o estabelecimento não fica limitado a uma região, mas sim, a um espaço amplo e cheio de usuários de todas as localizações e regiões que podem se interessar pelo serviço ou produto oferecido.
Em suma, com o aumento do número de pessoas que podem passar a conhecer uma loja e mais clientes escolhendo a compra digital devido à comodidade, maior será o número de vendas da empresa e, consequentemente, seu lucro.
2 – Não reduz os lucros da loja física
Implementar uma loja virtual a um negócio não tira as vendas da loja física. É totalmente o contrário, na verdade, uma vez que são criadas mais possibilidades de compras, visto que consegue atingir um número maior de potenciais clientes.
Isso porque se uma empresa de antenas antifurto consegue disponibilizar serviços para pessoas que estão passando na rua e se interessaram pelo produto e para pessoas que já conhecem o produto e só desejam comprá-lo novamente, todos são alcançados.
É interessante ressaltar que as compras pelo site não irão começar imediatamente após a sua implementação, pois é necessário realizar campanhas específicas e utilizar táticas de um bom marketing digital, além do tempo de adaptação.
A união das duas estratégias, online e offline, é essencial, porque ter um ambiente físico aumenta a credibilidade da loja virtual, ao mesmo tempo em que o online facilita a experiência de compra do consumidor e o acesso às informações sobre a companhia.
Além disso, a loja virtual surge como uma forma de aumentar as visitas ao estabelecimento físico, visto que mais consumidores podem conhecer e se interessar pela marca, mas desejam analisar os produtos pessoalmente, testando-os.
O que se comprova quando um cliente pesquisa por apple watch conserto na internet, visando encontrar a melhor empresa para levar seu produto pessoalmente. Então, ele avalia a qualidade do serviço online para poder realizar a compra dele no físico de fato.
3 – Ambiente de compra exclusivo em certos casos
É muito importante entender que alguns clientes que compram no meio digital são aqueles que adquirem exclusivamente online, pois entram com um objetivo e saem logo após concluir a compra do produto que estavam procurando.
Dessa forma, se ele entrar para comprar determinado produto e não encontrar sua marca, ele irá comprar da concorrência, tornando-se um diferencial muito grande na visão do cliente, pois ele passa a conhecer um serviço e pode recomprá-lo com frequência.
Na prática, se um cliente que precisa comprar uma comunicação visual para carros e já tem todo o seu projeto pronto, bastando escolher a empresa para fechar o negócio, ele irá pelo caminho mais fácil, que é a internet, para fazer a compra.
Dessa forma, se ele encontrar a sua empresa favorita online, ele pode decidir não se dar ao trabalho de se deslocar até ela e adquirir o serviço de outra empresa que tenha o serviço da melhor maneira para ele.
4 – Aumento de relevância online
Quando uma companhia aplica estratégias de SEO de qualidade, ela consegue aumentar sua relevância. Isso porque essa sigla se refere a Search Engine Optimization, que é uma estratégia que dá destaque ao seu site nos mecanismos de busca.
Portanto, ao investir nessa ferramenta da maneira correta, a empresa consegue se localizar entre os primeiros resultados quando um usuário buscar por determinado tópico relacionado ao seu nicho. Com isso, ganha-se relevância e aumenta sua credibilidade.
Por exemplo, uma empresa que vende organizadores que tenha um SEO otimizado, quando um cliente pesquisar por “porta batom em acrilico” nos buscadores, o seu site se encontrará entre as primeiras posições, aumentando as chances de ele acessar e comprar.
Passo a passo para a criação de um acervo digital
Como visto, ter um acervo digital se tornou parte fundamental para o desenvolvimento de um negócio. Por esse motivo, para te ajudar nessa empreitada, vamos apresentar alguns passos essenciais para montar um deles para a sua marca:
Faça um planejamento
Antes de criar qualquer estratégia para a sua empresa, é imprescindível desenvolver um planejamento detalhado com todas as informações com o que será implementado. Nesse caso, a plataforma escolhida, o marketing aplicado, o nicho destinado, o orçamento, etc.
Dessa forma, é possível criar uma base para tudo que será feito ao longo do desenvolvimento da loja virtual e de como tudo será trabalhado.
Isso ainda possibilita uma economia de investimentos, pois as campanhas realizadas serão eficientes e não haverá desperdício de recursos, além de aumentar a produtividade da equipe, que terá seu trabalho focado no objetivo e verá resultados concretos.
Assim, se uma empresa que produz flyer festa para aniversários decide como ela atuará no quesito loja virtual, ela consegue focar suas estratégias de acordo com o seu público consumidor, encontrando um canal em que eles estejam, melhorando os resultados.
Atualize a plataforma com frequência
Para que a página consiga trazer resultados reais para uma empresa, ela precisa ser atualizada frequentemente, possuindo todos os produtos e suas especificações de acordo com os lançamentos.
Isso porque, se houver uma grande discrepância entre o ambiente online e offline, os clientes poderão optar por apenas o presencial e abandonar o outro, o que perde o sentido de ter uma loja virtual.
Por exemplo, uma empresa que vende convites personalizados e decide fazer uma promoção para o dia das crianças, vai ser preciso que ela atualize os valores de descontos no site para garantir a experiência de qualidade do consumidor e mantê-lo como comprador.
Por isso, atualize com frequência o site, atualizando todos os produtos novos, as promoções e novidades, permitindo que os dois mundos fiquem alinhados e sigam uma linha lógica igual.
Foque no cliente
O mais importante de se levar em conta durante a criação de um acervo virtual é focar na experiência do cliente e garantir que ele consiga realizar a compra do que ficou interessado. Afinal, para ele comprar algo, é preciso que esteja satisfeito com o processo e não desista.
Por esse motivo, é importante fazer uma análise dos seus motivos de desistência para mudá-los.
Além disso, é imprescindível garantir que o processo de compra seja algo fácil, sem que ele tenha que inserir diversas informações que podem cansá-lo, causando abandono.
Portanto, se um cliente vai comprar um disco abrasivo de desbaste e percebe que, para isso, tem que passar por diversas etapas longas, ele irá optar por uma opção mais fácil, uma vez que a internet já é uma forma de praticidade, abandonando aquela empresa.
Vantagens desse recurso
Agora que você já entendeu como aplicar a loja virtual a uma empresa e a sua importância para o crescimento das vendas, torna-se necessário ressaltar as vantagens de sua utilização. Assim, seguem algumas:
- Baixo investimento inicial;
- Funciona 24 horas por dia;
- Baixo custo de manutenção;
- Aumenta o alcance de clientes;
- Mais cômodo para o consumidor;
- Acompanhamento dos resultados a todo momento;
- Customização da experiência do cliente;
- Presença nos mecanismos de busca;
- Melhora a imagem da marca.
Portanto, mesmo que uma empresa já possua uma loja física, é essencial incrementar os seus serviços com uma loja virtual, pois ela pode garantir diversos benefícios que se mostram importantes para o desenvolvimento dela.
Considerações finais
A loja virtual é uma forma mais simples de implementar certas estratégias de desenvolvimento de um negócio, conseguindo fazer com que ele alcance diversos resultados com qualidade e com um controle maior.
Existem alguns passos para realizar a implementação de uma loja virtual da maneira certa, mas as suas vantagens são pontos muito expressivos no crescimento da marca e que valem o investimento, tanto de tempo, quanto de dinheiro.
Uma dica final é não desistir. O caminho pode parecer um pouco difícil e, no início, as dificuldades serão maiores para conseguir se acostumar, mas quando os resultados aparecem, será possível perceber que realmente valeu a pena.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
por A3 Studio Web https://ift.tt/3z1AEXH
via A3 STUDIO WEB
Nenhum comentário:
Postar um comentário