Muitos empreendedores ainda não compreendem o quanto a transformação digital trouxe consigo novas maneiras de fazer negócios.
Os tempos atuais marcam incertezas não apenas no ambiente das empresas, mas na mente dos próprios consumidores.
A tarefa de captar novos clientes torna-se um desafio cada vez maior!
Investir em estratégias de vendas personalizadas e direcionadas à uma “persona”, pode ser o diferencial para maximizar suas oportunidades de negócios nesses tempos de incerteza!
Criar um Mailing Segmentado personalizado para o seu negócio – por exemplo – pode ser uma excelente estratégia para otimizar e qualificar sua base de clientes.
Mas para isso será necessário encontrar uma empresa que atue com Inteligência de Mercado para que seus potenciais clientes sejam captados.
Dessa forma será possível escalonar taxas de conversão, de modo a otimizar e potencializar toda estrutura comercial.
Por isso, compilamos dicas e insights relevantes para que compreendam como otimizar suas estratégias e como qualificar suas conversões.
Vamos juntos?!
Como está a base de clientes em seu CRM?!
Mas afinal, você já ouviu falar sobre o que é CRM?!
CRM é uma sigla em inglês para Customer Relationship Management.
Todo o entendimento sobre gestão de relacionamento com o cliente está contido neste termo.
Ele é de suma importância ao lidar com a base de clientes!
Toda estratégia e insights relevantes utilizados para que haja maior captação, interação e fidelização de um cliente está presente na base do CRM.
Na prática, esses planos se materializam através de ferramentas digitais, que guardam dados, tais quais:
- Visitas dos clientes ao site da empresa;
- Formas de contato do cliente com a empresa;
- Primeiro contato do cliente com a empresa;
- Conversas pelo telefone;
- Lead Scoring;
- Dados de contato como endereço, telefone, e-mail.
Uma boa ferramenta de CRM cruza e analisa esses dados, de maneira que as informações obtidas se tornem a base para as estratégias de relacionamento com clientes, inclusive e até mesmo os inativos.
Encontre Plataformas de Inteligência de Mercado para que a captação de potenciais clientes seja realmente efetiva!
Uma excelente estratégia para otimizar a base do seu CRM é compilar e estruturar seus clientes por segmentos.
Essa segmentação costuma ser baseada em características, desejos, necessidades e comportamentos dos clientes.
Dessa forma será possível otimizar e personalizar estratégias de prospecção para cada grupo de clientes.
Entenda a importância do enriquecimento de dados
Principalmente dentro do mercado B2B, a base de dados de uma empresa, sendo eles de clientes ou internos, é um verdadeiro “trunfo”.
Através da análise destes dados serão criadas estratégias e estruturados fluxos de processos para assertividade do objetivo.
A fim de otimizar a elaboração de planos estratégicos e análises, as empresas vêm se esforçando cada vez mais para garantir o máximo de assertividade destes dados.
No entanto, nos dias atuais, é quase impossível “dar conta” de acompanhar constantes mudanças dentro do cenário empresarial e tecnológico.
Por isso, enriquecer a base de dados de clientes de uma empresa é de extrema importância para a tomada de decisões!
Em seu resumo, podemos atribuir o enriquecimento de dados como estratégia para deixá-los mais relevantes, valiosos e assertivos.
Diversos dados de clientes mudam constantemente, por isso, a extrema importância deste enriquecimento.
Enriquecer dados para uma base de clientes sólida envolve duas ações: acrescentar e qualificar, respectivamente.
Acrescentar é exatamente como o nome sugere, ao adicionar mais dados, a possibilidade de extrair valor das informações é maior, em proporção.
Já a qualificação dos dados diz respeito à atualização e à verificação, para saber se são confiáveis e o quanto podem ser usados com eficácia.
Dados como demografia, perfil comportamental e de consumo também podem ser exaustivamente explorados para que seja construída a melhor base de clientes possível.
O outbound marketing pode ser uma excelente estratégia para qualificar sua base de potenciais clientes.
Dessa forma, além de otimizar o tempo gasto, seu CAC – custo de aquisição de clientes – será menor e consequentemente escalonará vendas.
Conheça o que é Mailing Segmentado
Primeiramente é importante ressaltarmos que o Mailing Segmentado não é uma base de e-mails, como muitos definem..
O conceito sobre Mailing vai muito além desta simples especificação!
Quando nos referimos ao termo Mailing, estamos falando sobre dados de clientes em potencial para um nicho específico de mercado.
Mailing, em seu resumo, significa “lista de clientes”!
Já o conceito sobre Mailing Segmentado, se refere a um grupo segmentado e específico de clientes.
Basicamente é um grupo de “persona” – personalizado – com características e comportamentos análogos.
Os dados que compõem um Mailing Segmentado, geralmente são caracterizados por contatos, geolocalizações e insights relevantes sobre os clientes.
Benefícios do Mailing
Contida em cada uma das vantagens do mailing, está a construção de um relacionamento duradouro através de uma base de clientes fiel.
Essa prática se materializa da seguinte forma: de tempos em tempos, sua empresa dispara e-mails personalizados (fundamentado por todas as informações do CRM).
Os e-mails servem para fazer anúncios, ofertas, promoções, oferecer produtos e até mesmo para direcionar o cliente para as páginas e redes sociais da empresa.
Todas as boas estratégias de marketing de conteúdo, por exemplo, utilizam os dados do mailing como auxílio para tomada de decisões.
É o seu ponto de contato mais proeminente com novos, ou já consumados, clientes.
Relacionamento com a base de clientes também fala sobre memória. É um jeito eficaz de tornar a marca de sua empresa memorável, além de trazer autoridade e credibilidade.
Contido no maior benefício dessa estratégia está o corte de custos e consequente ganho de receita.
Afinal, são os clientes frequentadores que mais trarão lucro para a empresa.
Então, em última análise, planejar e executar uma boa estratégia de mailing é essencial para que a empresa ganhe dinheiro e cresça.
Conclusão
A transformação digital permitiu que a fundação da base de clientes se tornasse uma estratégia muito sofisticada.
Quanto mais dados são levantados, maior é a possibilidade de enriquecê-los.
Seja para atrair os clientes para novos conteúdos, ou novas ofertas, o mailing ainda é a melhor estratégia.
Mas, o mailing deve ser especializado, isto é, direcionado ao cliente certo, passível de decidir pela compra.
Para isso, é preciso lançar a mão do mailing segmentado, que funciona com o propósito de “minerar” os melhores clientes da base.
Tal seleção acontece de forma mais natural através da prática do enriquecimento de dados. É preciso lembrar que todo contato com o cliente pode ser uma oportunidade de conseguir informações valiosas para as estratégias de marketing.
A partir daí, é possível ter uma base de clientes segmentada.
A empresa ganhará tempo e evitará desperdício de recursos com clientes que não se interessam pelos produtos ou serviços oferecidos.
A principal consequência disso é o aumento dos lucros.
Espero que tenham curtido essas dicas,
Até a próxima!
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