terça-feira, 19 de abril de 2022

Governança e Gestão da inovação: Quais são as diferenças?

No ramo dos negócios, saber conduzir uma empresa em todos os seus aspectos e departamentos é importante para o crescimento da empresa. Governança e Gestão da inovação podem entrar como pontos essenciais nessa necessidade de sabedoria.

Com a tecnologia e a forma como o mercado está sofrendo alterações comparadas a anos anteriores, as formas de gestão estão se adaptando aos novos meios que estão surgindo como forma de deixar o empreendimento sempre em alta.

Como uma empresa prestadora de serviços construção civil utilizar tanto a governança quanto a gestão da inovação para aprimorar o seu funcionamento. 

O que é governança de inovação em um empreendimento? 

Derivado do verbo latim gubernare, governança significa traçar diretrizes de uma empresa seja definindo estratégias, métricas de venda ou de consumidores, além das atividades em geral das quais precisam de uma organização. 

Todo o empreendimento deve contar com uma boa governança para que ele prospere em conjunto, até mesmo um serviço de limpeza de carpete empresarial

Uma empresa com uma boa governança deve saber gerar um equilíbrio entre controle e poder, o que acaba ocasionando a venda de ações. 

Executivos e outras áreas de gestão da empresa também são partes que ajudam em uma governança.

Uma rotina administrativa é importante para que além da organização funcionar, haja transparência para que os objetivos sejam alcançados. 

Estudos demonstram que utilizar uma governança de inovação em uma empresa, pode fazê-la prosperar mais do que as utilizam, embora ainda deve-se ter atenção em partes que são mais importantes ou que precisam de um maior planejamento, como:

  • O que fazer para ser inovador;
  • O responsável que cuidará da inovação;
  • Os objetivos;
  • Quanto investimento será necessário; 
  • Os métodos e os problemas que podem ser encontrados;
  • Como manter o interesse dos acionistas e atrair os consumidores. 

Exemplificando, uma empresa de manutenção de condomínios ao criar uma inovação, a governança deve convencer os investidores de que não haverá prejuízo, uma vez que, pode apresentar inicialmente algo que não atrai atenção dos clientes. 

Remodelar uma empresa para esse modelo de governança, requer que seja importante olhar para as necessidades antes de reestruturar, pois é um processo do qual cada negócio se adapta de uma maneira diferente da concorrência.  

O que é a gestão inovadora de uma empresa?

A gestão de uma empresa se refere a levar o empreendimento para que obtenha bons resultados, tanto de vendas dos produtos ou prestações de serviços, quanto a qualidade dos funcionários e no segmento mercadológico que atua.

Também podendo ser chamada de administração de negócios, a gestão inclui construir, planejar, monitorar e entregar atividades ou responsabilidades dentro do empreendimento do qual se trabalha.

Por exemplo, a gestão de uma empresa de copo personalizado tem que saber administrar a receita, os materiais necessários, questões de logística e vendas, os funcionários que trabalham de forma interna e até, departamentos relacionados aos clientes.  

A gestão de uma empresa deve ter como apoio também a sua missão, visão e os valores que são a marca do negócio não somente para os clientes, como também para os funcionários. 

Ao que se refere a inovação, a estrutura pode sofrer algumas alterações pois necessita de uma entrada, um processamento e uma saída que gere resultados, da mesma maneira que a logística de uma empresa de entrega motoboy tem durante o seu trabalho. 

Em empresas que possuem uma gestão inovadora, acabam atraindo uma maior atenção no mercado tanto entre os consumidores como a concorrência, tanto porque utilizam produtos tecnológicos ou por seus serviços possuírem softwares de última edição. 

O que permite que a empresa sempre esteja atualizada, evitando uma estagnação no mercado que possa gerar perda de interesse dos consumidores e posteriormente, a falência. 

Quanto mais uma empresa é inovadora ao ponto de se destacar no mercado, maior será o seu prestígio diante dos consumidores e dos investidores, podendo fazer parcerias com empreendimentos com a mesma visão. 

Relações e diferenças entre governança e gestão da inovação

Embora inicialmente se tratem de assuntos relacionados ao que se refere a empreendimentos e uma organização empresarial, os focos de governança e gestão da inovação são distintos em algumas partes.

A gestão da inovação busca fazer com que a empresa tenha capacidades e habilidades que as identifiquem, além de ajudá-las a agir em meio a oportunidades externas, com novas ideias para o mercado como uma forma para atender as necessidades.

Um serviços de jardinagem e paisagismo, por exemplo, usando uma gestão de inovação esse empreendimento pode buscar maneiras de decoração ou de como manter um jardim com um viés mais ecológico e de baixo custo para os seus donos, utilizando água de reuso. 

A governança da inovação, por outro lado, é uma forma de reorganizar o que já é definido como governança.

Porém, adicionando como uma responsabilidade saber administrar os recursos tecnológicos e inovações do mercado dentro da empresa.  

Dentre um parâmetro, é com a governança que administrará melhor as inovações e a gestão possui o papel de fazer com que essas inovações dêem certo. 

Em termos de prática, a governança possui quatro pontos que são diferentes da gestão, sendo eles:

  • Transparência;
  • Equidade:
  • Responsabilidade corporativa;
  • Prestação de contas.

A transparência é a disponibilidade de informações de modo completo para os que possuem interesse em adquiri-las ou entender o empreendimento. 

A governança também deve ter uma equidade entre os envolvidos com o tratamento justo, e de uma forma que seja igualitária dentre os funcionários e quem possuir relações terceirizadas.

Ter uma responsabilidade corporativa é zelar pelo uso sustentável dos recursos que são utilizados, especialmente se causar um impacto ambiental do qual possa gerar uma imagem negativa ao empreendimento.

As inovações tecnológicas que uma empresa aderir, devem antes serem certificadas de que não cause um estrago ambiental em curto ou a longo prazo, pois grande parte das mudanças climáticas são causadas por ações humanas na cidade e na indústria.

Que emitem poluentes na água e na atmosfera, causando um estrago na natureza do qual cientistas e especialistas ambientais lutam para que sejam reparados enquanto ainda há tempo. 

Portanto, toda a empresa deve ter sua prestação de contas dos seus atos, e os seus governantes devem assumir as responsabilidades caso ocorra alguma situação da qual possa ser prejudicial para o empreendimento.

Como concretizar a gestão inovadora em uma empresa? 

Ao se ter uma inovação construída e a governança ter a ciência de que deve ser implantada em toda a empresa, a gestão se torna parte da qual irá concretizar essa inovação para que ela funcione em todos os departamentos.

O que acaba levando ao fato de que, essa inovação deva ser destacada no organograma da empresa para que saibam que já está em prática e que precisa ser utilizada como uma forma de progresso. 

Precisando incluí-la para que as ações de inovação sejam alinhadas e que os objetivos sejam cumpridos, porque com isso, acaba sendo mostrado à empresa os motivos pelos quais deve haver a inovação.

E também, dar abertura para que haja espaço para a implementação de ideias que possam vir a surgir como um complemento da inovação, ou como uma forma de melhoramentos em detalhes que possam ter passado despercebidos. 

Ter uma estruturação para que os detalhes sejam melhor expostos é uma boa fórmula para que a inovação seja entendida, e que possa deixar claro onde haverá problemas para interceptar antes que cheguem aos clientes. 

Inovações no que se refere às formas de monetização também devem ser criadas, para que o retorno financeiro não seja algo que possa dar complicações, embora há casos de que a inovação pode gerar um retorno diferente do financeiro, e sim, posicionamento no mercado.

A inovação deve ter indicadores de desempenho no formato de métricas, que fornecem dados para que se tenha uma forma visível do quanto a inovação está sendo recebida no mercado, até mesmo entre os próprios departamentos do negócio. 

Ter um controle do empreendimento pode se tornar a peça-chave para que a inovação funcione, tanto na parte da governança como na gestão. 

Considerações finais 

Ter um empreendimento pode requerer um maior controle do que se imagina, principalmente quando se possui mais de um departamento como uma empresa de consultoria fiscal e tributária.

Saber ter uma governança e gestão em um negócio de uma forma inovadora está se tornando uma tendência cada vez maior no mercado.

Visto que, além de estar atualizado com a tecnologia que está sendo bastante presente nos empreendimentos, acaba sendo uma fórmula para que se ganhe destaque entre os demais da concorrência e atrair potenciais consumidores e investidores. 

Tal como a portaria remota para empresas se torna uma ferramenta inovadora para a segurança, aderir a governança e a gestão da inovação é uma fórmula que gera progresso em um negócio de uma maneira que se alinhe com o mercado e com o que há de novo.   Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



por A3 Studio Web https://ift.tt/0aQm9b6
via A3 STUDIO WEB

Nenhum comentário:

Postar um comentário